TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Hipertensao

Artigo: Estudo De Caso Hipertensao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

3.Desenvolvimento do estudo de caso

3.1.Anamnese e exame físico:

Levantamento geral de dados do cliente

A paciente entrevistado se chama A.L.A.C, nasceu em 02/05/1959(49 anos) na cidade de Cáceres-MT, é negra, cristã, do sexo feminino é casada e tem três filhos. Possui o 2° grau completo, mora numa casa de alvenaria com água encanada, esgoto tratado e coleta regular de lixo.

Sua queixa principal é a hipertensão arterial que há dez anos provoca dores de cabeça agudas, cansaço, risco de infarto e derrame, disfunções renais, além da hipertensão ocular(morte gradativa do nervo óptico),sendo incluída no grupo de alto risco, tendo uma monitoração constante da pressão arterial e fazendo uso de medicamentos controlados. A paciente utiliza os medicamentos Metildopa - 500mg três vezes ao dia(8/8 hs), Captopril-100mg três vezes ao dia(8/8 hs), Furosemida-40mg duas vezes ao dia(12/12 hs), Aspirina infantil(AAS)-100mg duas vezes ao dia(12/12 hs), Fluoxetina-20mg três vezes ao dia(8/8 hs) e o medicamento Sibutramina-15mg um comprimido por dia.

A saúde pregressa do paciente traz quadros de obesidade mórbida, inúmeras hospitalizações, cirurgias para a retirada de tumor sebáceo, retirada de um terço do volume total de intestino, excesso de pele de membros inferiores, superiores e seio, além de problemas vesiculares e úlcera no estomago. A paciente apresenta ainda alergia a pimenta e ao medicamento bezentacil.

Na família não há registro de histórico de doenças, consumo de álcool, fumo e drogas.

A cliente desempenhou várias atividades profissionais como diarista, no almoxarifado e em creches. Gosta de cozinhar e assistir filmes, o que melhora a qualidade de vida. Seu sono é de 10 horas por noite, as excreções são normais, tem boa higiene e pratica dietas.

Exame físico:

A pressão arterial da paciente varia entre 140mmHg X 100mmHg a 160mmHg X 120mmHg diariamente, a temperatura é normal de aproximadamente 36,3ºC , e pesa 120 quilos.

Tem 49 anos, é negra, saudável, segue dieta e a pele tem aspecto de rubor, é escura, de vascularização normal(enchimento capilar < 2 segundos), temperatura normal, lisa e apresenta cicatrizes devido as diversas cirurgias realizadas. Apresenta prótese dentária, cicatrizes nas mamas, estrias no abdome, dores uterinas e insensibilidade na região abdominal.

As eliminações são em quantidade elevada, coloração forte, inodora, causam ardência ao urinar e incontinência na cliente, que vai ao banheiro poucas vezes ao dia. Por fim, a paciente apresenta cicatrizes na perna, fratura no joelho que não suporta peso corporal.

3.2.Exames complementares:

Dentre os exames complementares há ressonância magnética da cabeça, urografia(vias urinárias observadas através de contrastes), raio-x renal, raio-x pulmonar, e ultrassonografias renais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com