TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Jetro

Trabalho Escolar: Estudo De Caso Jetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

A Telelatina obteve êxodo em ter contratado a consultoria, apesar de que mesmo sendo aconselhadas por esta, foi possível identificar diversas falhas nas funções administrativas, mas não se pode negar que houve um bom planejamento, pois foram estabelecidos os objetivos da empresa e realizado um plano de ação para atingir as metas traçadas. A grande dificuldade que encontrei, foi que a organização não soube combinar aquelas pessoas de mais conhecimento técnico com os jovens de alto potencial. Enquanto na liderança, foram precipitadas em escolher pessoas que não possuíam voz ativa em seus setores.

2) Qual sua sugestão para resolver o problema agora? Esboce um plano, com objetivos e formas de controle, organização da equipe e etapas da execução.

Aconselharia primeiramente a rever como está sendo coordenado e liderado o projeto, envolvendo os gestores mais antigos de cada área a fim de discutir com os grupos os novos processos que serão adotados. Depois programar diretrizes e metodologias novas para que possa garantir o comprometimento de todos em finalizar o projeto, realizando reuniões periódicas entre os envolvidos e para motivar deve-se premiar aquele que teve a meta alcançada.

Os principais problemas são a produção para um público muito seleto (grandes corporações e agências do Governo), preços altos comparados aos dos concorrentes e prazos de encomendas mais dilatados. Apesar de trazer alguns benefícios, num mercado tão competitivo, esses fatores contribuem negativamente para a perda do espaço no mercado. Em relação aos processos, o planejamento é praticamente ausente, pois a empresa decidiu contratar uma consultoria se estudar mais a fundo o caso, não ouviu opiniões internas nem tampouco deu liberdade para seus colaboradores fazerem um estudo de caso mais elaborada, ou seja, faltou comunicação. Sobre a organização, deixou praticamente toda a responsabilidade nas mãos de jovens trainees e na consultoria. Não houve um acompanhamento mais próximo. Já na execução, também não houve uma comunicação correta, quando foram aplicar a ação, subentende-se que os engenheiros e técnicos foram “enganados”, que compartilharam informações para um propósito e depois descobriram que era para outro. E no controle, a diretoria não soube administrar um plano devido sua estrutura ser complexa demais. De uma forma geral, a empresa quis fazer uma mudança radical e não conseguiu administrar os passos para conclusão.

2) Qual sua sugestão para resolver o problema agora? Esboce um plano, com objetivos e formas de controle, organização da equipe e etapas da execução.

Como sugestão, acredito que o processo deve recomeçar de uma forma diferente, internamente primeiro e, se for necessário, contratar um terceiro. O plano de ação partiria de uma pesquisa interna, revendo processos e avaliando a necessidade da mudança. Entrevistar, pode ser por amostragem, todos os níveis da empresa e subentender como funciona o processo num todo. Mediante isso, delegar profissionais mais capacitados e com experiência para serem responsáveis no cumprimento das metas já traçadas após resultado da pesquisa. Estudar a possibilidade de reestruturar os preços, aumentar o nicho de mercado e reformular o processo de encomendas. Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com