TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Petrobras

Monografias: Estudo De Caso - Petrobras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: O ambiente organizacional da Petrobrás

1- Os stakeholders internos da Petrobrás são o Estado brasileiro, o ministro das minas e energia, Bovespa e BNDES. Os externos são indústrias e consumidores em geral de petróleo, gás.

2 - Sim, porque o presidente da republica que nomeia os principais diretores da empresa afetando assim, projetos de longo prazo, crescimento e produtividade da Petrobrás e ainda, através da publicidade onde se confunde o que é marketing institucional e o que é propaganda governamental.

3 - Até 1995, a Petrobrás não tinham concorrentes permitiu que a empresa crescesse continuamente. Somente empresas estrangeiras, com quem a organização fazia negociações, poderiam ser suas concorrentes, e na verdade também faziam parte dos stakeholders.

4 - Porque a empresa esta ligada ao governo, sendo assim, ao governo aumentar ou diminuir as taxas e impostos dos produtos ou serviços, gera um valor maior para ser passado para o consumidor final, alterando o seu preço.

5 - Em 2001 as ações da Petrobrás passaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York, tendo assim um crescimento muito grande de acionistas estrangeiros. Desde então a Petrobrás começou a se intercionalizar representando um enorme crescimento tanto para o país como para a própria empresa. Para a opinião publica, por ser um patrimônio brasileiro e com crescimento lá fora eles acham que podem perde ganhos para a estatal do pais como quase aconteceu na Bolívia,quando Evo Moraes disse q aumentaria o impostos sobre as multinacionais mesmo tendo um contrato firmado entre Brasil – Bolívia.

6 - O Petróleo é a forma energética mais importante do mundo, por conseqüência o torna um produto de importância estratégica. Aquele que controla as reservas petrolíferas detém quantidade imensurável de poder.

7 – O Brasil e Bolívia fizeram um acordo, e o político Evo Morales, prometeu nacionalizar a produção e o refino de hidrocarbonetos e aumentar os impostos sobre as multinacionais, entretanto, o governo boliviano insistiu em elevar os tributos sobre a produção, fazendo com que duas refinarias da Petrobrás fossem ocupadas pelo Exercito boliviano.

8 – As águas da Baía de Guanabara foram atingidas prejudicando a fauna e a flora de manguezais, com isso a Petrobrás foi obrigada a indenizar a comunidade de pescadores e a limpar o óleo, além de ter sofrido outras penalizações, o que representou um prejuízo de 110 milhões de reais.

Para evitar gastos como este, a Petrobrás investe maciçamente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias eficientes e seguras para extrair, transportar e armazenar o petróleo e seus derivados.

9 – A Petrobrás desenvolve projetos de energia eólica e solar em diversos locais do Brasil. Essas fontes não prejudicam o meio ambiente, não poluindo nem trazendo riscos ao habitat de diversas espécies. Além deste, a Petrobrás investe em vários outros como o Projeto Tamar e o Projeto Cetáceos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com