TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre o Pesquisas Antropológicas

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A produção do conhecimento por meio da pesquisa etnográfica: apontamento teórico a cerca desse processo de inquirição

Este texto tem por objetivo apresentar algumas breves considerações teórico-conceituais acerca da pesquisa etnográfica evidenciando sua relevância para a produção do conhecimento no setor educacional. Para tanto recorremos ao autor Antônio Chizzotti. Além disso, utilizamos como fonte complementar de informações o filme O Óleo de Lorenzo de Kennedy Miller. O texto encontra-se situado em duas sessões: na primeira faremos breves considerações sobre a pesquisa etnográfica e na segunda serão apresentadas algumas breves contribuições deste tipo de pesquisa para a área da educação.

Segundo Chizzotti (2006), a etnografia significa:

A descrição de um grupo social deriva etimologicamente do grego, de graphein – descrever e ethnos -, estrangeiro, bárbaro e depois utilizado para descrever um grupo cultural. Foi apropriada como uma antropologia descritiva dos modos de vida da humanidade, e introduzida como um modo de descrição social cientifica de uma pessoa ou da configuração cultural de uma população. (p. 65).

As características da etnografia podem ser resumidas pela descrição de culturas originais de determinados grupos para realizar registros detalhados de fenômenos singulares, com o intuito de revelar comportamentos e interpretar as ocorrências nas interações sociais entre os membros do grupo em estudo. O filme “O Óleo de Lorenzo” faz uma relação com este método de pesquisa, quando, Augusto e Michaela, os pais de Lorenzo descobrem que o seu filho é diagnosticado com ALD (sigla para Adrenoleucodistrofia), uma doença rara e incurável que degenera a camada de mielina do cérebro.

De acordo com a etnografia, esse método apresenta um pesquisador que durante um tempo durável se torna envolvido com a pesquisa e todos os fatos, no filme esse pesquisador foram os pais de Lorenzo, que depois de terapias fracassadas recomendadas pelos médicos, iniciam uma coleta de dados relacionados à doença em bibliotecas (já que internet era uma ferramenta ainda desconhecida naquela época). Como não possuíam a formação acadêmica necessária para encontrar o que procuravam, eles foram à busca de outros profissionais que entendiam da área científica para tirar as suas duvidas e mostrar os dados coletados. Como esses médicos não davam muita importância naquele momento para a cura da ALD, os pais de Lorenzo foram atrás de outros métodos até encontrarem o ácido oleico que ajudou no tratamento, mas não atingiu totalmente as expectativas e então o pai de Lorenzo volta a coletar dados até que encontra o ácido erúcico que atinge o resultado esperado significantemente e começa descrever refinadamente o relatório da sua pesquisa.

Esse método de pesquisa contribuiu para o âmbito científico e educacional, relacionando com o filme podemos concluir que os tratamentos realizados pela família Odoni como a leitura de histórias e como auxilio nos momentos em que Lorenzo sofria com as convulsões serviram como base tanto para os hospitais quanto para as escolas que possuem pacientes e alunos com a síndrome, quebrando com as barreiras de que o indivíduo é inválido. Atualmente, os pacientes com ALD não chegam ao estado em que Lorenzo e outros antes dele ficaram, pois, o óleo usado na terapia surte efeito fazendo com que eles não cheguem ao estado terminal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com