TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Foco na Gestão da Informação

Por:   •  12/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 9

FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COLEÇÕES DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DANTE ALIGHIERI

Autor: 

Nome do Orientador:

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso: Biblioteconomia (FLC1127BIB) – Estágio Supervisionado I – Foco na Gestão da Informação

20/novembro/2022

RESUMO

O presente trabalho refere-se ao estágio supervisionado I – Foco na Gestão da Informação, tendo como objetivo discorrer sobre o desenvolvimento da pratica do estágio. Segundo a temática proposta, foram traçados objetivos gerais que tratam do estudo teórico sobre a formação e atualização de coleções da Biblioteca Dante Alighieri do Grupo Uniasselvi, enfatizando a importância desse plano para o crescimento qualitativo e quantitativo das coleções do acervo da biblioteca. E a descrição da vivencia do estágio que fora realizado em etapas, evidenciando a sua importância para a vida acadêmica e profissional.

 

Palavras-chave: Estagio. Gestão da Informação. Formação e atualização de coleções

 1 INTRODUÇÃO

O estagio curricular é uma atividade acadêmica obrigatória exigida pelo curso de Graduação em Biblioteconomia do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI e ofertada a partir do 6º semestre.

O estagio supervisionado I – Foco na Gestão da informação correspondente ao formato virtual, e foi realizado na Biblioteca Universitária Dante Alighieri por meio do laboratório virtual na plataforma AVA. Sendo complementado por visita técnica à biblioteca João DEL’OLLIVO da Faculdade Filos, situada na Q. 71, Lotes 26/31 – Av. Tiradentes – Bairro Jardim Pérola II, Cidade de Águas Lindas de Goiás Estado do Goiás.

Sob a perspectiva da temática proposta no estágio, suscita o objetivo principal desse paper, que é razoar sobre a formação e atualização de coleções da biblioteca Dante Alighieri, a partir de um estudo teórico, enfatizando a importância desse plano para o crescimento qualitativo e quantitativo das coleções do acervo da biblioteca. Bem como descrever a vivencia do estágio, explanar as etapas que foram divididas da seguinte forma: Prática do Laboratório Virtual; Visita Técnica; Elaboração do paper e Socialização.

2 FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

O avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento promoveram a explosão da produção e veiculação da informação, tornando impossível o seu armazenamento, conseqüentemente as coleções eram incompletas e insuficientes para atender a demanda da clientela de forma satisfatória.

            Weitzel (2002) aponta que, a atividade de desenvolvimento de coleções representa a resposta para essa impossibilidade causada por essa explosão bibliográfica.

O desenvolvimento de coleções é um processo regular e permanente, de caráter cíclico que é constituído por atividades interdependentes que não podem ser realizadas de forma isolada (VERGUEIRO, 1989).

O modelo de formação e desenvolvimento de coleções criado em 1979 por G. Edward Evans, bibliotecário norte americano, esclarece como esse processo deve ser realizado.

FIGURA 1 – MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES, CRIADO POR EVANS (1979)

[pic 1]

Fonte: Vergueiro (1989, p.17)

As atividades que constituem o modelo de desenvolvimento de coleções criado por Evans são os seguintes: estudo da comunidade (perfil da comunidade), políticas de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação. Essas atividades são comuns em bibliotecas independentemente do tipo.

Para cada tipo de biblioteca e seus objetivos específicos, haverá um tipo de desenvolvimento de coleção, buscando atingir a necessidade da comunidade especifica a ser atendida (VERGUEIRO, 1989).

As coleções devem se desenvolver harmoniosamente em todas as áreas do acervo, para evitar que ele cresça aleatoriamente sem um objetivo ou propósito claro (MIRANDA, 2007).

Portanto, desenvolver coleções é uma tarefa que exige muita atenção e planejamento, se tornando necessária a criação de um documento a fim de que se estabeleçam normas, visando à continuidade e qualidade do processo.

                                                  Além do mais, o desenvolvimento de coleções, como atividade de planejamento, deve ter um plano detalhado pré-estabelecido, a fim de garantir um mínimo de continuidade ao processo e correções de rota, quando necessárias. É o que se costuma chamar, genericamente, de estabelecimento de uma política para o desenvolvimento da coleção, um documento onde se detalhará quem será atendido pela coleção, quais os parâmetros gerais da mesma e com que critérios esta se desenvolverão. (VERGUEIRO, 1989, p.23)

Acrescenta-se ainda que, a mera existência deste documento garante, pelo menos na medida do possível, uma coleção coerente e um crescimento equilibrado das fontes de informação da biblioteca, ou seja, a política servirá como um guia para bibliotecários na tomada de decisão sobre a seleção do material para inclusão na coleção e gerenciamento de recursos de informação (VERGUEIRO, 1989).

Sendo assim, o desenvolvimento de coleções é pautado em uma política que auxiliará na evolução equilibrada dos acervos tanto em qualidade quanto em quantidade de acordo com a realidade de cada biblioteca. É necessário que seja um documento claro, objetivo e flexível para assimilar as mudanças no decorrer do tempo.

FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA DANTE ALIGHIERI

O centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi investe na formação e atualização continua do acervo da biblioteca Universitária Dante Alighieri, conforme é pautado no plano de formação e atualização de coleções, documento que estabelece diretrizes e critérios para a composição do acervo, determinando por meio de um processo decisório, a conveniência de se adquirir, manter e preservar as coleções.

Para que a informação tenha qualidade é necessário que seja relevante, confiável, atual, acessível, precisa, oportuna e deve ser ajustada às demandas e expectativas dos usuários (MIRANDA, 2007, p. 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (226 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com