TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Responsabilidade Social

Artigos Científicos: Etica E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

1- Defina o que é Ética Administrativa

Ética é o código de princípios morais e valores que governam os comportamentos de uma pessoa ou grupo com respeito ao que é certo ou errado, a ética lida com os valores internos que são parte de uma cultura corporativa e modela as decisões relativas à responsabilidade social que dizem respeito ao ambiente externo.

2- Muitas empresas e muitos indivíduos, tem visão de que as escolhas são governadas ou pela lei ou pela livre escolha. Quais as consequencias dessa visão?

Essa visão leva as pessoas a presumirem erradamente que “se não é ilegal, deve ser ético”, É preciso reconhecer o domínio da ética e aceitar os valores morais como algo bom que pode regular os comportamentos dentro e fora das organizações. As conseqüências são que, as vezes algo que não é ilegal pode ser licito e conseqüentemente pode acarretar sérios problemas às organizações.

.

3- Defina o que significa "Dilema Ético"?

Dilema ético é quando todas as escolhas alternativas ou comportamentos foram considerados indesejáveis por causa das conseqüências potencialmente negativas, tornando difícil a diferenciação entre o certo e o errado.

4- Defina o que é a Abordagem Utilitária e como o gerente deve comportar ao tomar decisões?

Na abordagem utilitária o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um numero maior. Um gerente deve considerar o efeito de cada decisão alternativa sobre todas as partes e selecionar aquela que otimiza a satisfação para o maior número de pessoas.

5- Defina o que é a Abordagem Individualista e indique suas principais caracteristicas.

Na abordagem individualista o conceito ético de que as ações são morais quando elas promovem os melhores interesses no longo prazo do indivíduo, o que basicamente leva a um bem maior. As Principais características são de que a ação que tem a intenção de produzir mais bem do que mal para o indivíduo e comparada com outras alternativas é a correta para ser executada.

6- O que significa e quais são os pressupostos da Abordagem da Moral e dos Direitos

A abordagem da moral e dos direitos são aquelas que melhor mantêm os direitos das pessoas afetadas por elas. Seus pressupostos são: O direito do consentimento; O direito à privacidade; O direito da liberdade de consciência; O direito de liberdade de expressão; O direito a um processo justo; O direito à vida e à segurança.

7- Ao tomar decisões, como os gerentes devem se portar segundo a Abordagem da Moral e dos Direitos

Ao tomar decisões éticas, os gerentes precisam evitar interferir nos direitos fundamentais dos outros.

8- Defina o conceito de Justiça Distributiva

Na Justiça Distributiva o tratamento diferenciado das pessoas não deveria ser baseado em características arbitrárias. No caso de diferenças substantivas, as pessoas deveriam ser tratadas diferentemente em proporção às diferenças entre elas.

9- Defina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com