TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

1.1 Introdução e objetivo

O pensamento econômico passou por diversas modificações e aprimoramentos durante os vários anos desde seu surgimento. Como toda ciência social, a economia tem seu início nas bases relacionadas ao pensamento filosófico e político, lhe faltando cientificidade para se firmar como uma ciência autônoma. Este período, chamado também de fase pré-científica, não contribuiu apenas para o desenvolvimento das bases filosófica da economia, mas também para o aumento do comércio mundial (mercantilismo) o que criou uma necessidade para se compreender melhor o processo de troca entres as mercadorias. É a partir desse contexto e a subquente revolução industrial que surge a fase científica da economia, onde várias escolas de pensamento econômico nascem com objetivo de compreender melhor as relações econômicas que começavam a surgir. Dentre as diversas relações econômicas a categoria trabalho merece destaque pois, ao longo dos anos, vários autores dedicaram-se a esta categoria com a finalidade de entender como se dá o valor das mercadorias através do trabalho empregado na fabricação dos produtos. As escolas clássica, marxista, neoclássica e keynesiana merecem destaque neste quesito uma vez que os teóricos de tais escolas criaram teorias que até hoje são ensinadas nos cursos de economia do mundo inteiro.

Tem-se como objetivo neste trabalho estudar as teorias e as interpretações da categoria analítica “trabalho” durante a evolução do pensamento econômico. Portanto, não será criado um debate entre autores visando mostrar qual teoria é a mais correta. Além disso, dada a amplitude dos assuntos abordados pelos autores, restringiu-se este trabalho apenas em estudar os conceitos relacionados à teoria do valor, utilidade e trabalho.

2. DAS ORIGENS ATÉ 1750 – A FASE PRÉ-CIENTÍFICA DA ECONOMIA

A fase pré-científica pode ainda ser dividida em três subperíodos: Antiguidade Grega, Idade Média (Pensamento Escolástico) e mercantilismo. Para Pereira (2015), o período da Antiguidade Grega foi marcado por um forte desenvolvimento dos pensamentos filosóficos e políticos. Sendo assim, neste período, as obras relacionadas à Economia baseavam-se principalmente nestes princípios e careciam de aspectos científicos. Na Idade Média, Pinho e Vasconcellos (2004) ressaltam o surgimento de atividades regionais e interregionais, propiciando o nascimento de alguns elementos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com