TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS DA ESCOLA NA MODERNIDADE

Por:   •  9/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

ANDERSON FERREIRA DE MELO

RA: 1187660

Turma: C1

Professor: THIAGO TADEU CONTIERO

OS OBJETIVOS DA ESCOLA NA MODERNIDADE

Curitiba – PR, 2015

Na transição do tempo medieval para a modernidade, tem-se mudanças bruscas em todos os aspectos sociais, econômicos, políticos, e principalmente na educação.

Nessa época, o ensino toma rumos mais objetivos na criação de indivíduos ativos e produtivos na sociedade, formando-os assim para uma ideologia que é cada vez mais burocrática, com isso a educação sai do seu âmbito restrito e religioso, para uma abordagem mais ampla, aonde se torna necessário a alfabetização de toda população, focando a criação de homens críticos-racionais, procurando dar a eles autonomia e liberdade.

No século XIX, ocorre uma reforma escolar, onde pensadores buscam um planejamento de ensino, tendo embasamento de nas áreas, materiais, espirituais, mas ambas fundamentadas nas leis e na natureza.

Para AHLERT:

A educação é a base para se atingir uma sociedade perfeita, por isso investiu tanto tempo na reforma escolar, pois acredita-se que ela é o ponto de partida de qualquer trabalho em favor da humanidade.

A educação é vista como um instrumento para garantir as reformas necessárias à sociedade.”

(AHLERT, 1999, p. 87).

Mas com isso dá-se ao ensino um rumo diferente, uma dependência e/ou sistematização, introduzindo uma visão tradicional. O professor, por dotar-se de amplo conhecimento, passa a ser um grande referencial para seu aluno, que por sua vez, se espelha em suas habilidades, cria-se objetividade no ensino, com focos e metas de aprendizagem, assim nasce à interdependência, qual Hegel fala em seu trabalho “Dialética do senhor e do escravo”. Mas agindo assim, vive se uma subjetividade do sistema, tudo fica mecanizado, perdendo de certo modo as essências religiosas e humanista que ao foram se criando ao longo dos pensamentos filosóficos.

Segundo Hegel:

“Está ideia da formação humana – um processo doloroso e difícil, mas necessário. Trata-se de um processo de Paideia, em prol do Estado. O Estado é o deus terrestre, e os súditos, passando por etapas sucessivas de formação, alcançarão, por fim, a plena realização dos seus fins, que são os mesmos do Estado”.

Referências: Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 53-66, set./dez. 2007, A EVOLUÇÃO DOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: DO PENSAMENTO CIENTÍFICO TRADICIONAL A COMPLEXIDADE, Marilda Aparecida Behrens1 Anadir Luiza Thomé Oliari2 [consultado em 27-08-2015, às 14:00 horas].

Unidade 03, EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE, [consultado em 27-08-2015, às 12:00 horas].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com