TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTAS DE INTELIGENCIA COMPETITIVA

Monografias: FERRAMENTAS DE INTELIGENCIA COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  5.593 Palavras (23 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

CLAIRA ELOIÇA DA SILVA BARBOZA

Taguatinga/DF

2012

CLAIRA ELOIÇA DA SILVA BARBOZA

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Artigo Científico apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Jesus Maria José (FAJESU), como requisito parcial para elaboração do título de Bacharel em Administração, sob a orientação do Professor Gilberto Gomes Guedes, MsC.

Taguatinga/DF

2012

FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ – FAJESU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Portaria de Reconhecimento Nº 164, de 16 de fevereiro de 2007

TERMO DE APROVAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelo estudante Claira Eloiça da Silva Barboza, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, apresentado e aprovado em 26 de dezembro de 2012, por banca constituída pelos professores:

______________________________________________

Professor Gilberto Gomes Guedes, MSc. (Orientador)

Mestre em Engenharia da produção - UFRGS

Faculdade Jesus Maria José

____________________________________________

Professor Valter Vieira Sampaio Filho, MSc.

Mestre em Operações Militares – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais

Faculdade Jesus Maria José – Arguidor

_____________________________________

Professor Marcelo Chaves de Castro, MSc.

Mestre em Sociologia

Faculdade Jesus Maria José – Arguidor

Taguatinga/DF

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Claira Eloiça da Silva Barboza

Gilberto Gomes Guedes

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar as Ferramentas de Inteligência Competitiva e sua aplicação na obtenção de informações pertinentes à concorrência, tendências ou qualquer outro movimento que possa melhor posicionar a empresa, tornando-a mais competitiva. Foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória para a elaboração do trabalho e a aplicação de questionário para os clientes da empresa Daniel Brito Silveira – ME, com o intuito de perceber a familiaridade e utilização destas novas técnicas, bem como avaliar a imagem da empresa junto aos mesmos. Foi sugerido um acompanhamento mais próximo das ações da concorrência, além de aconselhamento para diversificar sua linha de produtos e profundidade dos mesmos, bem como treinar e orientar sua equipe de colaboradores para estas novas ideias.

Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Concorrência. Tendências. Linha de produto.

ABSTRACTS

This paper analyzes the tools for Competitive Intelligence and its application to obtain information concerning to market players, market share, trends or any other tool pertinent to aim a better business positioning. Exploratory research and a questionnaire submitted for clientes of the company Daniel Brito Silveira – ME, to customers were used to understand the use and comprehension of this new technique, as well as to evaluate the company’s perception within customers. As a conclusion, the Author suggests a closer monitoring of other players and advises for the need to diversify and deepen the product line as well as to better qualify the employees in the use of these new tools and ideas.

Keywords: Competitive intelligence.Competition.Trends.Product line.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho analisa o mix de produtos da empresa Daniel Brito Silveira – ME e a utilização das Ferramentas de Inteligência Competitiva como meio de posicioná-la no mercado com um diferencial competitivo e eficiente. Inteligência Competitiva compreende um conjunto de ferramentas utilizadas para gerenciar informações adquiridas sobre o mercado como a economia, mudanças políticas, leis que regulamentam o comércio além do monitoramento da concorrência como produtos que trabalha e reação diante de ações concorrenciais.

A concorrência oferece ao consumidor uma grande diversidade de produtos e serviços, fazendo com que as empresas se prepararem para atender aos desejos e necessidades de seus clientes, já que são eles que determinam o crescimento e o desempenho da organização dentro do mercado. Para a fidelização do cliente é necessário o envolvimento de todos os setores da empresa dentro das atividades realizadas, como o atendimento, informações precisas e claras como descontos e promoções, pós-venda, uma vez que não se sabe qual aspecto será importante para atender o cliente alvo, em determinado momento.

O ambiente interno deve ser minuciosamente planejado e estruturado e deverá ter a preocupação em oferecer produtos com um menor custo e com maior valor agregado, mantendo qualidade no atendimento da demanda de seus clientes e tenha uma visão dos seus pontos fortes e fracos, bem como os riscos e das oportunidades no mercado.

Foram detectados problemas na Empresa Daniel Brito Silveira – ME em ralação ao mix de produtos que, como foi constatado nesta pesquisa, muitas vezes não acompanham o oferecido pela concorrência, o que, por sua vez, leva ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com