TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E DIMENÇÕES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP SOROCABA.

EDUCAÇÃO FISÍCA - TURMA: EF1A17.

FILOSOFIA E DIMENÇÕES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

TEMA: PARKOUR.

NOME: ELIAS FERRAZ DA SILVA  /                             RA:D895ID-5.

NOME: FELIPE RODRIGUES SANTOS  /                    RA: D983ID-1.

NOME: MATHEUS FELIPE CARDOSO DA SILVA /  RA: D98285-1.

NOME: MATHEUS IURI BENEDITO LOPES  /             RA: S993EI-9.

SOROCABA 2019.

Sumário:

INTRODUÇÃO1

DAVID BELLE O CRIADOR MAIS IMPORTANTE DO PARKOUR.2

PARKOUR ORIGINAL, PARKOUR LIFE STYLE E SUA FILOSOFIA -     SÉBASTIEN FOUCAN E O ESTILO FREE RUNNING.3

PARKOUR NO BRASIL 4

FILMES QUE AJUDARAM A POPULARIZAR O PARKOUR MUNDIALMENTE 5

CONCLUSÃO FINAL6


Conhecido como Parkour ou Le Parkour, foi criado e desenvolvido inicialmente na França em meados do final dos anos de 1980, considerada uma ¨ginastica livre¨, consiste em você usar o seu corpo e força física, para ultrapassar obstáculos de forma rápida, com a maior agilidade, precisão e forma correta. David Belle o mais importante criador, utilizou de conhecimentos passados de seu próprio pai para criar técnicas de locomoção. Seu pai Raymond Belle, seguidor do método natural de educação física (¨Méthode Naturelle¨) criado pelo desportista e professor de educação física George Hérbert, o qual utilizava habilidades e capacidades corporais para superar obstáculos tanto em ambiente urbano quanto em naturais. Raymond era do corpo de bombeiros na França, muito respeitado, se destacava dos demais por sua condição física, dando uns dos primeiros passos para criação do Parkour. A noite sozinho Raymond treinava, criando várias rotas e percursos com a intenção de atravessar o mais rápido e da melhor forma possível obstáculos, com o intuito de que se necessitasse utilizar em sua profissão. David Belle seguindo os passos do seu pai, começou e treinar e seguir os mandamentos do ``método natural´´. Ao passar dos anos, junto com alguns amigos, David Belle foi aperfeiçoando técnicas e complementado movimentos voltados a locomoção, e sempre acreditando na vida em movimento, assim fortalecendo o físico e a mente.

O Parkour original foi criado para locomoção, e expressão corporal acreditando no fortalecimento da mente e corpo, ao longo foi se aperfeiçoando, e surgindo novos estilos, incrementados movimentos retirados da ginastica e das lutas. Além das habilidades os praticantes ainda praticam treinos voltados aos fortalecimentos musculares, como musculação e calistenia. A modalidade é praticada por homes e mulheres, sendo os de sexo masculinos chamados de Traceur (algo relativo como traçador de rota), já as praticantes femininas são chamadas de Traceuses (feminino de Traceur). O Parkour recebe muitas críticas por ser considerado um esporte de altos riscos devido aos percursos traçados, ocorreram casos de óbito por cálculos mau planejados e abuso dos praticantes. Infelizmente também houve casos de furtos efetuados por praticantes, utilizando as técnicas aprendidas e sujando ainda mais a imagem do esporte.

(Ref: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parkour - Georges Hébert (Paris1875 — Tourgéville1957) criador do Método Natural da Educação    Fisica./  https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_H%C3%A9bert).


DAVID BELLE O CRIADOR MAIS IMPORTANTE DO PARKOUR.

Nascido na França, em 29 de abril de 1973, descendente de uma família simples do subúrbio de Paris, com histórias voltadas ao esporte, era certo o seu futuro como esportista. Ele foi criado pelo seu avô Gilbert Kett. Seu pai e seu avô tiveram vivencias no exército e nos Bombeiros e foram grandes inspirações para David. Aos 15 anos já demostrando interesse pela ação e movimentos rápidos, se dedicou aos esportes como atletismo, ginastica, escalada e artes marciais, desenvolvendo várias aptidões físicas, controle equilíbrio e força. Dominando o corpo com muita agilidade. Ele procurava no esporte algo que fosse útil e prático para seu dia a dia. Mais velho resolveu seguir a carreira de seu pai e avô entrando para os Bombeiros Sapador Parisiense, mas devido a uma lesão no punho desistiu da carreira. Mais tarde, já curado da lesão, entrou para o exército, se destacando nos treinamentos e ganhando campeonatos de obstáculos em tempos recordes.

Seu pai antigo soldado, exercendo a profissão de Bombeiro, era reconhecido por méritos em salvamentos e deslocamento em ambientes extremos. Seguidor de um livro chamado “Natural Method of Physical Culture” onde o atleta interage com o ambiente natural, treinando por percursos de deslocamento por obstáculos, praticava durante a noite movimentos se deslocando de um lugar para outro, da maneira mais rápida e eficiente, elaborando estratégias de fuga e socorro caso necessitasse em um resgate. David começou a praticar o mesmo treinamento de seu pai, acreditando na vida em movimento, junto com os amigos, um deles Sébastien Foucan, aprimoraram tais técnicas de deslocamento incluindo movimentos de ginástica e criaram a modalidade chamada Parkour.

(Citações/ref.: CAMARGO, Leonardo (16 de dezembro de 2010). «1 parte - Entrevista de David Belle para Sebastien Foucan para o canal freerunningTV.com». Parkour Brazil /  https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Parkour).

PARKOUR ORIGINAL, PARKOUR LIFE STYLE E SUA FILOSOFIA.

        O fundador do parkour, David Belle, criou a ideia que seu treinamento servia como arma que o ajudaria se livrar de situações de risco, ou, para se envolver em perseguições (como é citado em sua biografia, seu avô e pai eram relacionados aos bombeiros e ao exército, o influenciando a se tornar bombeiro e mais tarde, se tornando um militar francês, o que provavelmente incluía treinamentos envolvendo perseguições).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (102.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com