TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS PESSOAIS

Pesquisas Acadêmicas: FINANÇAS PESSOAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

FINANÇAS PESSOAIS

SMANIOTO, Fernanda 1

SANTOS, Margarete2

Faculdade Paranaense - FAPAR

RESUMO

Este artigo foi elaborado a fim de analisar os fatores que envolvem o planejamento financeiro pessoal, o estudo foi baseado através de uma pesquisa de campo envolvendo os alunos da Instituição FAPAR dos cursos de administração e Ciências Contábeis do 7º e 8º período, onde pode ser possível verificar como os jovens graduandos estão se comportando com o tema finanças pessoais. Para tanto foi aplicada um questionário para 50 alunos em uma amostra estatística. A pesquisa como resultado verificou que os alunos concordam com a importância do planejamento financeiro pessoal, porém poucos costumam poupar para investimentos de curto ou longo prazo. Também se verificou que a maioria ainda gasta quase todo seu salario com produtos e serviços relacionados ao lazer e impulso consumistas. Foi observado também que existe uma preocupação dos alunos em gerenciar seu dinheiro pensando no futuro para garantir

Palavras Chave: Planejamento Financeiro, Educação Financeira e Pesquisa de Campo.

1 INTRODUÇÃO

Lidar com dinheiro não é nada fácil, ainda mais quando nos deparamos com um mercado cada vez mais tentador onde ofertas, promoções, desejos provocados pelas propagandas, sonhos de consumo, despesas de última hora ou situações emergenciais levam a grande maioria das pessoas consumirem seus salários como qualquer tipo de economia ou poupança realizada em curto prazo.

Alguns têm desde muito cedo uma Educação Financeira adquirida dentro da própria família, outros só tem conhecimento do assunto quando estão na vida acadêmica e mesmo assim possuem grande dificuldade em administrar o dinheiro mensalmente proveniente do salario recebido.

O grande problema identificado e que o assunto não é tratado com grande importância e as consequências disso são identificadas em uma vida de oscilações econômicas, com graves repercussões na vida de cada individuo. Para tanto elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a importância do planejamento financeiro pessoal?

O bom planejamento de uma reserva financeira adequada será de total importância para muitas etapas da vida como a aposentadoria, a faculdade dos filhos ou até mesmo o sonho do próprio negocio.

Para isso o Planejamento Financeiro Pessoal tem o objetivo de auxiliar as pessoas na criação de uma estratégia precisa para acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa colocando o dinheiro como um meio para a obtenção da qualidade de vida planejada. Analisar a importância do planejamento financeiro pessoal, evidenciar se a pratica do planejamento financeiro é comum dentre os alunos dos cursos pesquisados serão expostos nesse trabalho de forma clara e pratica.

Como hipótese tem-se a impressão de que as pessoas não se preocupam com um planejamento financeiro pessoal, e que através de pequenas mudanças no dia a dia, pode-se obter grandes benefícios no longo prazo, para pessoas que pensam em planejar melhor o seu futuro financeiro e com isso evitar surpresas desagradáveis.

2 MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE APOIO

A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica sobre Educação Financeira, Planejamento Financeiro tendo como embasamento livros, artigos e sites da internet. Foi realizada uma pesquisa de campo coletando dados através de um questionário aplicado para 50 alunos do curso de Administração e Ciências Contábeis do 7º e 8º períodos, que foram analisados e interpretados de forma quantitativa e qualitativa através de gráficos.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Uma criança passa oito anos no ensino fundamental, três anos no ensino médio e durante esses onze anos, o aluno não estuda noções de comércio, economia, finanças ou impostos. O sistema educacional ignora o assunto “dinheiro”, algo incompreensível, já que a alfabetização financeira é fundamental para ser bem-sucedido em um mundo complexo.

Conforme Martins (2004, p. 57), é importante tomar consciência da necessidade de alfabetização financeira, o que pode acorre por iniciativa própria, por orientação dos pais ou por conselho de amigos. Infelizmente, para muitas pessoas o alerta chega em decorrência de algum desastre financeiro.

Martins (2004, p. 57), sugere um programa de dez passos para ajudar o gerenciamento financeiro na vida das pessoas:

1º passo – ESTUDE

Com os meios de que a sociedade dispõe atualmente, as opções para uma boa instrução financeira são bastante acessíveis. Cursos, seminários, palestras, treinamentos pela internet, jornais, livros, revistas especializadas e jogos educativos, tudo isso são formas alternativas ou complementares para um aprendizado.

2º passo – FAÇA O SEU BALANÇO PATRIMONIAL

Assim que você se disponha a estudar e comece a se familiarizar com os conceitos, o passo número 2 é elaborar o seu balanço patrimonial, cujo conteúdo é praticamente o mesmo utilizado pelas empresas. Tem duas colunas uma coluna a esquerda mostra o ativo e a outra à direita mostra os passivos e o patrimônio liquido. Exemplo de Balanço patrimonial de uma família.

QUADRO 1: Balanço Patrimonial de uma família

ATIVO

ATIVO LIQUIDO

Caixa

Caderneta Permanente

Aplicação bancaria

ATIVO PERNAMENTE

Imóveis

Veiculo

Móveis

O ideal é fazer o mapa do balanço patrimonial ao fim de cada mês ou, no mínimo ao fim de cada trimestre, como forma de saber se a sua riqueza está ficando mais pobre.

3º passo – FAÇA SUA DEMOSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Você ficará mais rico ou pobre conforme o resultado a sua vida financeira a cada período. A demonstração de resultados de uma família não é diferente: tudo o que você tem a fazer é lançar os seus ganhos em uma linha, listar os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com