TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMATICA PARA O SECULO XXI: O GRANDE DESAFIO

Por:   •  14/5/2019  •  Ensaio  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMATICA PARA O SECULO XXI:

O GRANDE DESAFIO

        

01. Visão do que vem a ser a matemática

A matemática ainda é considerada por muitos como uma disciplina que apresenta resultados preciosos e procedimentos infalíveis, cujos elementos fundamentais são as operações aritméticas, procedimentos algébricos e teoremas geométricos. Seu conteúdo é pronto e acabado, sendo uma disciplina sem espaço para a criatividade.

No entanto há  uma necessidade dos novos professore s compreenderem a matemática como uma disciplina de investigação e resolução de problemas onde possa ser útil aos alunos, ajudando-os a compreender, explicar e organizar sua realidade.

Vários filósofos da matemática vêm desafiando-a para uma nova tendência. Ernest(1991), propõe que o conhecimento matemático evolui da resolução de problemas provenientes da sua realidade ou da própria construção matemática.

O grande desafio da educação matemática é determinar como traduzir essa visão da matemática para o ensino. Nossos alunos não vêem a matemática como uma disciplina dinâmica, como um espaço de criatividade e muita emoção.

 02. Visão do que constitui a atividade matemática

A visão absolutista da matemática gera uma dinâmica em que os alunos devem acumular conhecimentos. Logo essa tendência vem se modificando, onde a atividade do matemático deve ter menos acumulo e mais ação, sendo que o objetivo do ensino da matemática é proporcionar aos alunos experiências matemáticas, levar os alunos a discutirem a natureza das demonstrações, formalização e simbolização, levando o aluno a compreender os processos históricos-sociais.

Infelizmente o processo de transmissão do conhecimento utilizado na experiência matemática muitas vezes não deixa que o aluno analise a matemática como uma área de pesquisa e investigação. O professor muitas vezes prepara todos os problemas a serem apresentados com antecedência, escondendo do aluno o legitimo ato de pensar. O que o aluno testemunha é uma solução bonita, eficiente, sem obstáculos e sem dúvidas dando-lhe a impressão que ele também conseguirá resolve-lo assim. Dificilmente o aluno de matemática  testemunha a verdadeira ação    de identificação e solução dos problemas.

03. Visão que constitui a aprendizagem da matemática

        Baseados em Piaget, correntes modernas de aprendizagem procuram explicar como o individuo constrói o seu conhecimento matemático. Pesquisadores baseiam-se no uso de situações-problemas para gerar a compreensão de como as crianças interpretam a situação, qual conhecimento elas usam na sua solução e quais os conflitos cognitivos cuja resolução  leva a aprendizagem. A diferença no trabalho dos construtivistas,  está na importância  que os pesquisadores  dão a interação social no processo de construção.

04. Visão que constitui um ambiente propicio á aprendizagem da matemática.

        Conforme os construtivistas, o ambiente caracteriza-se  em um lugar onde os alunos propõem, exploram e investigam problemas matemáticos. Esses problemas provem de situações reais(modelagem) como de situações lúdicas(jogos, brincadeiras, etc). Para atingir esse ambiente de pesquisa é necessário que a dinâmica da sala de aula se modifique. O professor  deixa de ser autoridade e passa a ser um membro de trabalho juntamente com os alunos, despertando neles o interesse e gosto pela matemática.

        É um ambiente que encoraje os alunos a propor soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses tirando suas próprias conclusões. Respostas incorretas devem ser utilizadas de maneira a gerar um novo conhecimento, novas investigações.

        Ao se trabalhar um conteúdo, o professor terá que ter  flexibilidade, pois dificilmente  a ordem seguirá como planejado e como sugerido em livros. Em vez de resolverem muitos problemas os alunos resolveram poucos, mas com mais investigação e analise.

        O ambiente deve incentivar o uso de recursos alternativos, sendo usados conforme forem necessários para enriquecer a exploração e investigação de problemas.

05. Como alinhar a formação de professores a visão proposta

        Para que a proposta apresentada seja realidade nas escolas é necessário modificarmos os programas de formação dos professores. Dificilmente um professor formado em um programa tradicional estará preparado para trabalhar com esses desafios. As pesquisas mostram que os professores ensinam como lhes foi ensinado. Expõe o conteúdo, resolve alguns exemplos e aplica atividades. Nessa visão o aluno passa a ser apenas um repetidor, sem criatividade e aos poucos sem o gosto pela matemática. Difícil é encontrar professores dispostos a criar para o aluno uma ambiente de pesquisa em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com