TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DO PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DO PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO[pic 3]

SILVIA MARIA LOPES CABELLO[1]

 

RESUMO

O presente texto tem como objetivo evidenciar quais são os fatores que dificultam o exercício da profissão de professor diante das tecnologias de informação e comunicação existentes no século XXI. Esse estudo justifica-se pela transformação das TIC’s a fim de expor o impacto na área da educação e trata-se de uma pesquisa exploratória. Concluímos o presente estudo destacando quais são as dificuldades dos docentes em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Formação de Docentes.

1 INTRODUÇÃO 

Devido ao grande avanço das tecnologias e da internet, percebemos como são rápidas as mudanças aos cenários onde a escola é inserida, com isso, os profissionais docentes encontram cada vez mais desafios no momento de educar, o qual exige responsabilidade e equilíbrio entre os procedimentos aplicados e aos resultados esperados. Portanto, para a garantia de melhor desempenho da sua função, o profissional deve adequar-se à estrutura e aos novos formatos de educação de acordo com as demandas da sociedade, fazendo da internet e da tecnologia, suas aliadas.

Ainda, todo o aglomerado de publicações, livros e periódicos antes só existentes em bibliotecas, sejam das universidades ou municipais, contam hoje com um acervo muito grande, encontrado facilmente através da internet.[pic 4]

Desde as últimas décadas, a sociedade a qual estamos inseridos vem se transformando e se modificando principalmente pela evolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que, não afeta somente o dia a dia da população em geral, mas que afeta também diversos aspectos da formação do docente, e posteriormente na execução de seu trabalho, sendo o aspecto principal, a construção e socialização do conhecimento, o qual visa à formação de profissionais competentes.[pic 5]

A relevância deste tema está atribuída a informações fidedignas do interesse público, neste contexto, o presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são os desafios que os professores encontram em relação às tecnologias de informação e comunicação? O estudo justifica-se pela necessidade de que os docentes estejam alinhados às diversas mudanças dos meios de comunicação e informação visando à reprodução de seus conhecimentos, para melhor atuação pedagógica.

O objetivo geral deste trabalho é evidenciar os desafios da profissão de professor diante das tecnologias de informação e comunicação. O estudo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, e exploratória a qual fornece detalhes e informações ao invés de utilizar material com base estatística para a análise dos dados (GODOY, 1995). Para a pesquisa em questão, foram analisados diversos autores que serão apresentados nos próximos tópicos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A discussão sobre a formação de docentes é uma tarefa que demanda um conhecimento não apenas das atividades que são exigidas, mas, também, pela consciência do espaço social onde o mesmo executa sua função.  Basta analisarmos uma sala de aula, de um colégio central, com 40 estudantes, por exemplo, que constataremos que nem todos, ali, possuem a mesma condição econômica. Ou seja, as tecnologias de informação e comunicação muitas vezes não tem o resultado esperado, não por não ser suficientemente boa, mas pelos possíveis utilizadores deles não terem o acesso pleno.

Pimentel (2014) afirma que, “é necessário que os conhecimentos teóricos tenham sentido para que se possa entender a relação e as ações cotidianas”. Nesse sentido, vemos como além da teoria, os docentes devem entender também as situações externas e quais são as limitações do cotidiano do discentes, a fim de facilitar a aprendizagem dos mesmos, com o uso de TIC’s onde todos teriam o acesso pleno das ferramentas.[pic 6]

O que é pretendido afirmar, é que para formar o docente que atuará na educação brasileira, o mesmo precisa estar em sintonia com a realidade social do pais, o qual compreenderá as condições sociais de maneira que ofereça experiências vividas quando falamos em humanização, autorizando-os a elaborar alternativas e possíveis formas de fazer com que as tecnologias de informação e comunicação façam parte do dia a dia da população, a fim de enfrentar a escassez desses recursos dentro da instituição de ensino, e até mesmo proporcionar melhorias de ensino.

De acordo com SOUSA (2017):

Formar o professor, um professor competente, tem sido um desafio que estamos enfrentando continuamente. É verdade que se tem avançado em algumas das dimensões as quais envolvem a formação docente, é preciso reconhecer. As pesquisas indicam perspectivas e contribuições teóricas relevantes quando se observa um período histórico mais longo, mesmo quando se vivencia processos de grande retrocesso na área educacional.

Tem se tornado desafio a formação e a atuação da profissão de professores quando se é limitado o uso dos meios de pesquisas disponíveis atualmente, pois, com o uso das tecnologias de informação e comunicação, hoje, é possível identificar que são grandes aliadas quando falamos da formação de docentes, devido todo o acervo disponível para pesquisas, os quais contribuem gradativamente nos processos quando falamos em educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (100.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com