TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Social, Econômica E Politica Do Brasil.

Artigos Científicos: Formação Social, Econômica E Politica Do Brasil.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  5.988 Palavras (24 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA

POLO JARDIM-MS/ UNIDADE 1

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL.

Nome do(s) Alunos (s) e RA(s) e E-mail(s).

* RA 411095 - Fabiana da Costa Ribeiro Gonçalves.

fab_ribeirogoncalves@hotmail.com

* RA 430675 – João Henrique Rios de Castilho. henry_jhrc@hotmail.com

* RA 426431 - Ivone Duarte Ferreira.

ivoneduartegll@hotmail.com

* RA 443460 - Tânia Mirleyn Lopes Marchado.

thaniamirleyn@hotmail.com

** RA 438742 – Mainara Aliendre Garcia.

mainar_a@hotmail.com

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Nome do tutor presencial: Mara Cristina Tibiriçá Monteiro.

Nome do tutor à distância: Maria Clotilde Bastos

Jardim-MS, 26 de setembro de 2013.

ETAPA-01: Esta Etapa foi muito importante para nossa compreensão do cenário social e econômico do Brasil-Colônia(1500-1822)

O PRIMEIRO REPORTER FOTOGRÁFICO DA COLÔNIA: A primeira metade do século XIX nos permite relembrar, e com muita satisfação, da presença de grandes artistas franceses no Brasil. Tal circunstância deveu-se à intenção da própria Coroa portuguesa em trazer cultura para o país, na ocasião, recém-ocupado pela nobreza há apenas 08 anos. Destacaremos, dentre os habilidosos "artistas-viajantes": Jean Baptiste Debret, fora o mais requisitado e competente, naquilo que pretendia revelar por meio da arte. Debret, em sua interessante obra: "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", permite demonstrar importantes traços de sua própria identidade e personalidade, distanciando-se um pouco daquela ideia de apresentar "imagens fiéis" da escravidão negra no Brasil, e também sobre os "exóticos" momentos da monarquia lusa, instalada no Rio de Janeiro a partir de 1808. Debret sem dúvida, foi mais do que um pintor oficial da nobreza, também atuou com muita competência na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, contribuindo como professor. Neste período o Brasil encontrava-se em processo de formação de sua própria história, inclusive como nação “independente”.

O BRASIL PELOS OLHOS DE DEBRET: Por meio de sua obra Viagem, Debret procurou demonstrar, com minuciosos detalhes e cuidados, a "formação" do Brasil, especialmente no sentido cultural do povo e nação. Os 3 volumes foram publicados em 1834, 1835 e 1839. De acordo com a autora, Debret enfatiza os principais destaques de sua obra: "Ao longo de suas páginas, Debret enfatiza o que considera os diferentes momentos da marcha da civilização no Brasil: os indígenas e suas relações com o homem branco, as atividades econômicas e a presença marcante da mão de obra escrava e, por fim, as instituições políticas e religiosas. Debret procurou resgatar particularidades do país e do povo. Utilizou o termo "pitoresco" com a ideologia de precisão, habilidade, talento, e qualidade artística em representar e "preservar" o passado daquele povo. Segundo a autora, para Debret, esta obra favoreceria no sentido de demonstrar para Europa um Brasil que merecia ocupar o mesmo lugar dos grandes e civilizados países. Vejamos outra citação da autora a respeito do termo "pitoresco" utilizado por Debret: traduzia, igualmente, nas primeiras décadas do século XIX, a opção por privilegiar, no "retrato" dos povos, aspectos que não estivessem limitados às questões políticas, mas que dessem testemunho da religião, da cultura e dos costumes dos homens." Debret preocupou-se muito com os textos que acompanhavam suas imagens, demonstrando certa fidelidade ao sentido literário. Tal postura não era comum em outros "artistas - viajantes". Muitos pintores não se preocupavam demasiadamente com o sentido dos textos comparando-os com as ilustrações contidas em seus trabalhos. Esse desejo, por parte do pintor em resgatar costumes e acontecimentos do passado brasileiro evidencia a importância de sua estada ao Brasil durante esses 15 anos. Muitos acreditam em não haver nenhum tipo de contribuição por parte do artista para história do Brasil.

SEÇÃO DE PINTURAS:

Da esquerda para direita, Figura:01- Aplicação do castigo do açoite, Figura:02- Casamento de negros escravos de uma família rica, Figura:03- Passatempo dos ricos, Figura:04- Auto-retrato de Debret, Figura:05- Mercado da rua do Valongo, Figura:06- Jantar (família rica).

O próprio Debret certamente não imaginava que sua viagem ao "novo mundo" o tornaria reconhecido como o principal retratista do Brasil Imperial, considerando, portanto, alguns cuidados, bem cogitado pela autora. Em tempo, não há duvidas de que a passagem de Debret pelo Brasil criou um positivo impacto desde suas brilhantes participações na Academia de Artes, e em seu extraordinário desempenho ao participar como pintor e cenógrafo oficial da monarquia brasileira. O talento sempre acompanhou o artista que cumprira sua missão, alcançando resultados, muita vezes, alem da expectativa. Não é de se admirar que muitos estudiosos, em nossos dias, estão trabalhando em pesquisas sobre este magnífico e abrangente artista francês.

O FILME: CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL, foi lançado em 1995, e foi dirigido por Carla Camurati, que também co-escreveu o roteiro (com Melanie Dimantas e Angus Mitchell). Esse filme marcou a retomada das produções cinematográficas brasileiras, depois de um hiato nas produções devido à crise econômica de 1992 e as políticas do presidente Fernando Collor de Mello que praticamente desmantelaram a cultura nacional – incluindo o cinema. Ou melhor, foi um dos filmes que marcaram a retomada: ele foi precedido por Lamarca, de Sérgio Rezende (1994), que, assim como CARLOTA JOAQUINA, tem um fato histórico como pano de fundo. Bem. Com um elenco bem conhecido da televisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com