TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCER NAS NOVAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO

Artigos Científicos: FREELANCER NAS NOVAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

Nas estruturas organizacionais burocráticas existem regras e normas com a finalidade de amenizar as consequências das influencias externas à organização, buscando maximizar os resultados através de padrões de conduta de seus empregados, que por sua vez estão divididos em funções diferentes dentro da empresa de acordo com sua experiência.

A contratação desses funcionários é de maneira direta e visa o preenchimento de determinada vaga, este tem hora exata para executar sua função não sendo permitida a desobediência às regras internas da empresa, assim existindo um excesso de formalidade fazendo com que sua gestão acabe se tornando inflexível.

Nesse tipo de organização o funcionário é apenas uma peça de uma maquina, onde se espera dele que cumpra com suas atribuições sem reclamar ou fazer ponderações, as relações informais não tem razão de existir. Ele recebe um salário regularmente de acordo com sua função e tempo de serviço não importando o trabalho realizado.

Diferentemente do modelo de organização burocrática onde os funcionários tem medo de errar, não podem tomar decisões por conta própria, no modelo de gestão mais flexível o líder é um motivador que incentiva os profissionais a tomarem iniciativas, não punindo seus erros de forma direta.

Diversas empresas de grande porte como Facebook e Google adotaram esse modelo de administração e estão obtendo resultados muito bons, essas empresas buscam fazer seus funcionários se sentirem bem no ambiente de trabalho, sem excesso de normas e burocracia, atraindo assim novos talentos.

2.1. Freelancer, Vantagens e Desvantagens

A tendência de se contratar trabalhadores temporários tem crescido anualmente em todo planeta, e começa a chegar no Brasil. Nos últimos anos o crescimento foi estrondoso, são o que mostram dados da consultoria Americana Elance, companhias que contratam esses profissionais passaram de 850000 para 1,3 milhão apenas no ultimo ano.

Existem agências que especializam pessoas para o mercado de trabalho temporário, assim muitas empresas recorrem a estas agências em busca de profissionais qualificados especificamente para a função carente na empresa.Para estas, a contratação de freelancers tem muitas vantagens, evitando custos fixos e excesso de Mao de obra em períodos de baixa produção podendo variar ao longo do ano sua capacidade produtiva. Mas essa pratica alem de trazer benefícios a empresa e ao empregado pode gerar problemas. Um desses problemas é o possível aumento do desemprego em certas épocas do ano, o que para o pais é um verdadeiro freio na economia, podendo gerar crises incomensuráveis, pois quando as pessoas desempregadas elas acabam fazendo seu dinheiro circular menos.

Alem das vantagens para a empresa existem as vantagens para o trabalhador, como:

Flexibilidade de horários: pode se escolher seu horário de trabalho, podendo trabalhar durante o dia ou à noite e o tempo que se dedica ao trabalho só vai depender de si mesmo e do numero de trabalhos exigidos.

Ganha mais: como freelancer você pode controlar seus gastos e quando vai receber evitando datas predeterminadas e outras burocracias, alem de poder receber mais dependendo da quantidade de trabalhos que você conseguir realizar.

Férias quando quiser: desta forma você pode tirar férias quando quiser, quanto tempo você quiser ou seu dinheiro permitir.

Trabalha onde desejar: pode escolher seu local de trabalho, a empresa pra quem você trabalha pode ser diferente a qualquer momento, não caindo assim no estresse da rotina.

Podem haver algumas desvantagens para o freelancer:

Gestão de si próprio: isso pode se tornar um problema à medida que você tenha que gerir suas próprias contas, também gerir os clientes mantendo uma lista atualizada e gerir o tempo, fazendo uma estimativa de quanto tempo levara para realizar um projeto.

Local de trabalho: a tendência para os freelancers é trabalhar em casa. Isto pode trazer varias complicações, como o isolamento, falta de alguém para debater ideias ou dividir tarefas.

Não existe rendimento fixo: você pode encontrar dezenas de projetos em um mês, mas pode acabar sem nenhum em determinado mês, o que significaria um mês sem receber.

Lidar com clientes complicados: alguns clientes podem não ser pessoas sensatas e simpáticas, você poderá escolher entre fazer ou não o trabalho mas deve tomar cuidado para não manchar sua reputação, por isso não é simples de se manter o equilíbrio.

2.1.1. Saúde do trabalhador

As novas formas de organização do trabalho podem trazer algumas consequências para o bem estar do trabalhador, o freelancer pode ser considerado um exemplo, quando ele não encontra trabalho ele pode se sentir frustrado, mas quando tem trabalho demais e não consegue realiza-lo se sentira ainda mais frustrado, ou ainda pode se sentir privilegiado por que trabalha quando quer se um patrão lhe fazendo exigências e não sofrendo o estresse da rotina diária de trabalho.

Para Sivieri (1994; p. 82) “A moderna organização capitalista do processo de trabalho iniciou a era das doenças provocadas pela grande exigência de adaptação do homem ao trabalho, um reflexo do esforço que o trabalhador emprega para adaptar-se a situação anormal”.

As novas exigências do mercado de trabalho de fato afetam o ritmo físico, psíquico, e psicológico do individuo, podendo trazer doenças de trabalho como o estresse e a depressão.

Mattos Et Alli (1994;p.45) ressalta que o mercado de trabalho atual está sofrendo mudanças radicais, reduzindo o emprego regular em favor do trabalho temporário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com