TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENS. SUPERIOR

Por:   •  4/11/2017  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR

Fichamento de Estudo de Caso

Rubia Medianeira Denardi

Trabalho da disciplina de Planejamento e Avaliação do Ensino Superior 

Tutor: Profª. Dalta Barreto Motta

Porto Alegre

2017

Estudo de Caso:

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENS.SUPERIOR 

Revolução na Oticon A/S (B): adquirindo competências de mudança em uma organização espaguete

REFERÊNCIA: Gould, R. Morgan; Stanford, Michael. Revolução na Oticon A/S (B): adquirindo competências de mudança em uma organização espaguete. Instituto Internacional de Desenvolvimento de Gestão (IMD), 1994.

O presente fichamento relata mudanças ocorridas na empresa Oticon. Mudança de endereço e de tipo de organização, executadas por Lars Kolind.

A nova forma de organização, bem diferente da matricial, não foi impedimento para que a estratégia principal do negócio da empresa permanecesse a mesma. A empresa manteve o foco na alta qualidade e excelência técnica e permaneceu na extremidade alta do preço do negócio. Apenas mudou o foco de mercado para os distribuidores que estavam mais preocupados com a satisfação do usuário final.

Os gestores perceberam que a empresa funcionou não por causa da organização, e então descontinuaram o conceito de organização formal e introduziram algo novo, organização nomeada espaguete. Uma organização estruturada a partir dos projetos, sem hierarquia, na qual os funcionários multiqualificados poderiam trabalhar em vários projetos, exercendo funções diferentes.

A empresa não tinha mais escritórios e nem paredes, nem organogramas. Cada funcionário tinha uma mesa e um computador pessoal, mas a localização da mesa poderia mudar e o funcionário deveria ter a capacidade de se mudar em pouco tempo. Eles não tinham mais um cargo definido, pois Lars acreditava que um funcionário da Oticon possuía uma gama de recursos e que poderia aplicar suas habilidades em várias posições diferentes.

Torben Petersen focou na criação de um sistema de arquivamento e recuperação de documentos, para que fossem alcançados o compartilhamento de conhecimento e a flexibilidade (deslocamento fácil das estações de trabalho). As informações de concorrentes também eram fornecidas pelo sistema.o sistema foi concebido para apoiar os processos de trabalho, permitindo a comunicação dentro e entre projetos.

Em 1990, Torben Groth, gerente de desenvolvimento tecnológico, criou o primeiro centro de design de circuito integrado da Oticon, que estava seriamente afetada pelos avanços tecnológicos das concorrentes. O centro trabalhava no desenvolvimento de aparelhos auditivos digitalmente programáveis, o qual exigiu um sistema de planejamento muito sofisticado. Como os membros da equipe trabalhavam em vários projetos, as atividades dos projetos foram fortemente ligadas. O deslocamento ou redistribuição de recursos teve impacto inevitável sobre os outros projetos, causando ineficiência e o tempo para colocação do produto no mercado foi estimado para demorar mais do que antigamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com