TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A Missão

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 4

UNILESTE

ARQUITETURA E URBANISMO

HUMANIDADES V

A MISSÃO

PROFESSOR: RICARDO CROCHET

ALUNOS: ANDREA MENESES

DATA: 10/08/2015

INTRODUÇÃO

   O objetivo deste trabalho é fazer um paralelo entre um filme e a matéria estudada em sala de aula, através de uma resenha/documentário crítica (o). O longa metragem “A Missão”, de 1986, foi o escolhido para ser feita uma análise de ficha técnica, roteiro, cenários, cenografia, personagens etc. e uma conclusão por meio de uma analogia com o estudo sobre as origens do descobrimento do Brasil e a mistura de povos na formação deste país.

DESENVOLVIMENTO

   O filme “A Missão” (vencedor da Palma de Ouro de 1986, em Cannes), cujo título original é “The Mission” em inglês, é uma obra britânica escrita por Robert Bolt e lançada em 1986, tendo Fernando Ghia e David Puttnam como produtores, e como diretor, Roland Joffé, que também dirigiu “Os gritos do silencio” (vencedor do Oscar de melhor filme de 1985).

   Algumas cenas do longa metragem foram gravadas na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, com a paisagem de uma belíssima cachoeira em meio à floresta como pano de fundo. Na história, os principais personagens são: padre Gabriel (Jeremy Irons), Fielding (Liam Nesson) e Rodrigo Mendoza (Robert De Niro).

   O contexto histórico do filme é o da Guerra Guaranítica (1750 – 1756), que aconteceu no sul do Brasil, entre as tropas espanholas e portuguesas, e os índios guaranis, quando estes se recusaram a deixar suas terras e se transferirem para outro local, conforme havia ficado acertado no acordo de limites entre Portugal e Espanha.

   Após mais de duzentos anos depois da descoberta do Brasil, pela falta de mão-de-obra, os índios eram caçados e forçados a serem escravos nas plantações dos colonos europeus. Os jesuítas, então, tinham como missão evangelizar os índios, para que, convertidos à fé cristã, fossem salvos da escravidão.

   Sendo a mão de obra escrava muito procurada, grupos de caçadores de novos escravos começaram a invadir a região das missões jesuíticas. Foi então que se deu o confronto histórico em que centenas de índios catequizados viriam a ser capturados pelos bandeirantes.

   No filme, o dócil padre Gabriel e seu ajudante Fielding estão responsáveis por esta tarefa de catequização. Através de sua música, o que mostra o poder desta linguagem universal, o padre conquista a simpatia dos índios e é levado para onde residem, dando início então ao trabalho de evangelização. Mais tarde, os dois recebem a ajuda de Rodrigo Mendoza, um mercador de escravos que tira a vida de seu próprio irmão em um duelo por causa de uma mulher. Após o crime, Rodrigo se sente culpado e se pune, exilando-se em um mosteiro.

   Diante da situação, padre Gabriel se oferece para guiar o assassino em sua redenção, convidando-o a participar da Missão e ter a oportunidade de viver ao lado daqueles que antes ele caçava. Com o tempo, a convivência com os índios vai transformando Mendoza e ele acaba se tornando um jesuíta.

   Ao fim da trama, os jesuítas são obrigados a se retirarem do território onde atuavam, ou seriam massacrados por um exército. Gabriel, Fielding e Rodrigo se recusam a abandonarem os índios; porém, enquanto os dois primeiros decidem permanecer de forma pacífica em meio ao confronto, o último decide lutar. Os três jesuítas acabam sendo assassinados no final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com