TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Divergente

Por:   •  26/9/2015  •  Artigo  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE TEORIAS E FUNDAMENTOS

Disciplina: Orientação Vocacional Profissional – Código 194786
Professora: Patrícia Lima Tôrres

JOSÉ ALVES DE LIMA JUNIOR

Matrícula: 15/0072406

ANÁLISE DO FILME A DIVERGENTE

Brasília – 2015

ANÁLISE DO FILME DIVERGENTE

1. Quais as diferenças e semelhanças entre a escolha por facções e o ingresso no ensino superior?

No filme os jovens para entrar nas facções precisam escolher se querem continuar em sua facção de sangue ou fazer parte de outra, porém essa decisão é definitiva e feita somente uma vez. Para ajudá-los a decidir, são feitos testes de aptidão.

No que tange ao ingresso no ensino superior, os jovens, na maioria das vezes, fazem testes de aptidão para a escolha do curso desejado, mas a escolha não é um momento estático no desenvolvimento de uma pessoa. Ao contrário, é um comportamento que se inclui num processo contínuo. Uma boa escolha depende de identificações não distorcidas, através da análise de valores e atitudes, habilidades e preferências, missão, e de um confronto entre a fantasia e a realidade (BISCARO, [2015]).

2. Como é tratada a questão da escolha por uma facção e a influência da família de Beatrice e Caleb? Você concorda ou discorda da atitude dos pais de Beatrice e Caleb? Por quê?

A escolha de Beatrice surpreende aos seus pais. A jovem entre decidir ficar com sua família ou ser quem ela realmente é ela, escolhendo a Audácia como sua facção.

Escolher uma profissão significa fazer um projeto de futuro. A escolha profissional faz parte do projeto de vida de uma pessoa. E mais do que descobrir sua vocação, é a hora de refletir e pesquisar.

A identidade profissional auxilia a formação de uma identidade pessoal que culmina na elaboração de um projeto de vida de forma mais responsável e consciente, cabe aos pais orientar, mas a escolha cabe aos filhos.

3. Que paralelos podemos traçar entre os testes realizados para a identificação da facção e os testes vocacionais?

Orientação Vocacional Profissional, por meio dos testes vocacionais,  constitui no fato de que a carreira é uma complementação do ser. Portanto, para que uma pessoa se decida, é essencial que faça uma reflexão de sua vida: como interage no contexto social, familiar, dentre outros. Isto ajuda a entender como "tem sido”, quais suas características pessoais, para então pensar quem pretende ser, e o que precisa desenvolver para chegar onde quer (BISCARO, [2015]). Os testes vocacionais auxiliam as pessoas no momento da escolha da profissão.

4. Que relações podemos estabelecer entre as facções e os diferentes graus de valorização e prestígios existentes entre as profissões?

A história é contada na cidade de Chicago, onde a sociedade é dividida em cinco facções: Abnegação, Erudição, Amizade, Franqueza e Audácia, fazendo uma analogia entre as facções e determinadas profissões observa-se que há a ideia de que algumas profissões são mais privilegiadas que outras, pois concedem maior prestígio social e remuneram melhor.

Todas as profissões são importantes para nossas vidas, pois vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros. Tendo em vista a desvalorização de determinadas profissões é importante conscientizar a sociedade do mérito das mesmas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com