TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Divergente

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

AMANDA ROCHA OLIVEIRA

DISLEIDIA OLIVEIRA

ELIZANE PELLEGRINI

RESUMO SOBRE O FILME: DIVERGENTE

ITABUNA/BA

2017.2

[pic 2]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

RESUMO SOBRE O FILME: DIVERGENTE

Resumo acerca do Filme: Divergente, apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Orientação Profissional sob a orientação da professora Geysa Angélica Andrade da Rocha, apresentado à faculdade UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura) – Itabuna/BA.

ITABUNA/BA

2017.2

AS VARIÁVEIS INFLUENCIADORAS DA ESCOLHA PROFISSIONAL COM BASE NO FILME DIVERGENTE

   A estória se passa num futuro da cidade de Chicago, onde após aquela “terrível guerra” que devastou quase tudo, os que sobraram resolveram dividir a sociedade em cinco facções, que determinam a sua “personalidade”. A sociedade é dividida em 5 facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Erudição e Franqueza. Dentro deste parâmetro se você acredita que o que causou as guerras foi o egoísmo, você irá para Abnegação. Se acredita que foi a ignorância, irá para a Erudição. Se acha que foi culpa da covardia, Audácia. Se você culpa a agressividade, irá para a Amizade. E, por fim, se acha que o problema foi a duplicidade, irá para a Franqueza. As facções foram criadas com a intenção de evitar uma nova guerra, neutralizar as fraquezas da natureza humana, como eles dizem, para que se possa cultivar a “sociedade perfeita”. Cada uma delas existem regras e leis que devem ser obedecidas de perto para manter a sociedade equilibrada.

   A personagem principal se chama Beatrice Prior. Beatrice nasceu na Abnegação, uma comunidade em que eles prezam a simplicidade e o vem estar de outras pessoas. E também seu irmão Caleb. Todo ano é celebrado o Dia da Escolha em que os meninos e meninas de todas as facções quando alcançam 16 anos devem escolher qual facção vão viver. Beatrice que, aos 16 anos e prestes a ter que escolher uma das facções, está no conflito de abandonar sua família e atual facção (Abnegação) ou escolher ir para onde acredita pertencer. Nesse sentido é semelhante aos jovens da vida real, em que por influência familiar decidem seguir a carreira familiar de médico, por exemplo, ou conflitam em suas escolhas pessoais, aderindo a profissão que desejam seguir.

   Dando continuidade ao contexto do filme, sem muitas informações e sem entender o que é e qual perigo isso representa, Beatrice escolhe fazer parte da facção que sempre admirou: Audácia e a partir daí prefere ser chamada de Tris. Tal qual muitos jovens fazem ao escolher a profissão e enfrentar as dificuldades da universidade.

   Em Audácia, Tris conhece Quatro, e tem que provar, não apenas para si mesma mas para seus instrutores e pessoas que a vigiam que ela pertence ao lugar, bem como os adolescentes que escolhem cada vez mais cedo as suas profissões tentam ser aceitos, amar a profissão, isso tudo levando em consideração as influências sociais. Um dos momentos importantes do filme, é quando a personagem principal realiza uma tatuagem para se sentir pertencente ao grupo, e o que podemos observar é que coincide com o comportamento dos indivíduos além da arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com