TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulação De Um Planejamento Estrategico

Casos: Formulação De Um Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  8.366 Palavras (34 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 34

4. FORMULAÇÃO DO PLANEJAMENTO

Pessoal, estamos iniciando a Unidade 4 de nossa disciplina. Nesta unidade vamos trabalhar o planejamento e a estratégia de maneira conjunta. Utilizando o planejamento como um guia, vamos definir vários passos importantes que serão utilizados para a construção de um bom planejamento e a seleção e implementação de boas estratégias.

Nesta unidade também estaremos estudando outras ferramentas que facilitam a construção de nosso planejamento e a escolha das estratégias a serem utilizadas.

Falaremos sobre o ambiente, utilizando ferramentas para a sua análise. Também estudaremos a identidade da organização, definida através de sua missão, visão e seus valores e buscaremos identificar estratégias aplicáveis. Nesta unidade vamos trabalhar a construção de um planejamento.

Então, vamos lá! Procure montar um grupo de trabalho, identifique uma empresa para a qual gostaria de simular um planejamento e vamos em frente. Utilize o fórum “QUERO MONTAR UM GRUPO”, para buscar formar um grupo para o trabalho. Como temos muitos alunos na disciplina, formem grupos entre 4 a 10 integrantes.

Quando os grupos estiverem montados, escolham um nome para o grupo, um líder e este deverá enviar um e-mail informando o nome do grupo e os componentes.

Continuando então o nosso assunto, sugiro que você retome a Unidade 1, a seção onde falamos sobre o planejamento. Reveja os conceitos, funções e tipos de planejamento.

Vamos iniciar nossa atividade falando sobre o ambiente, a análise ambiental mais propriamente.

4.1 ANÁLISE DO AMBIENTE

Caros alunos

Toda a organização existe em um determinado ambiente. Este ambiente tanto pode ser interno como externo. Considera-se ambiente interno o ambiente da organização ou ambiente da empresa. Aqui analisamos o histórico da organização, seus recursos, seus resultados, a sua cadeia de valores e seus fatores-chave de sucesso.

No ambiente externo, encontramos todos os fatores que influenciam nossa organização, envolvendo a concorrência, clientes, fornecedores, política, enfim tudo que integra o mercado onde a organização está inserida. Para localizarmos a organização neste contexto, realizamos uma análise deste ambiente, conduzindo um estudo do ambiente interno e do ambiente externo.

4.1.1 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO OU ANÁLISE DA EMPRESA

Vamos agora olhar para interior de nossa organização e realizar uma análise com o objetivo de colocarmos em evidência as deficiências e qualidades da empresa que estamos analisando, ou seja, seus pontos fortes e pontos fracos.

Os pontos fortes caracterizam situações internas, sobre as quais temos controle, que podem produzir vantagens sobre os concorrentes, quando bem utilizadas. Já os pontos fracos caracterizam situações internas, que também podem ser controladas, que se expostas aos concorrentes podem transformar-se em desvantagens.

Vamos então verificar o que devemos analisar internamente? Conforme falamos anteriormente, é necessário olhar para a empresa e analisar seu funcionamento, seus processos, seu histórico, focando os seguintes pontos: os aspectos internos que geram diferenciais mercadológicos, o sistema produtivo e de operações da empresa, o sistema de informações que suportam as decisões gerenciais, o modelo de gestão, a saúde financeira e o modelo de gestão de pessoas adotado.

Analisando estes pontos, somos capazes de verificar os pontos fortes e fracos da organização e que demonstram sua capacidade adaptativa. Considerando que o mercado é volátil, conseguir adaptar-se rapidamente é uma grande competência e vantagem.

A seguir, no quadro 1, apresento uma ferramenta que pode facilitar a análise do ambiente interno da organização. Faça uma análise de cada tópico relacionado na tabela, olhando detalhadamente sua empresa e classificando conforme conseguir identificar.

Ambiente Interno

Área Grau de Avaliação

Grande Força Força Neutro Fraqueza Grande Fraqueza

Mercadológico

Qualidade e padronização do produto

Aceitação do produto no mercado

Transparência na formação de preço

Canais de distribuição

Políticas promocionais e divulgação

Propaganda e força de venda

Pesquisa de mercado

Produção e Operações

Controle de insumos e matérias-primas

Capacidade de produção / Suporte

Capacidade de utilização

Eficiência ou Produtividade

Estrutura do custo de produção

Controle de estoques e reposição

Instalações e equipamentos

Controle de qualidade

Inovação e flexibilização do processo produtivo

Sistema de Informação Gerencial

Coleta de dados e informações

Capacidade de armazenamento de dados

Qualidade dos dados e informações

Integração do sistema gerencial

Velocidade de resposta do sistema

Administração

Habilidades Identificadas

Experiência

Comprometimento com os objetivos

Trabalho em equipe

Coordenação de esforços

Flexibilização administrativa

Finanças

Liquidez / Capacidade de pagamento

Estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com