TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Alem Da Alma

Exames: Freud Alem Da Alma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

Era uma época em que a medicina era baseada somente pelo que podia ser visto e medido. Sendo assim, a questão psicológica não era considerada. A mente era uma caixa preta que ninguém poderia mexer.

Então, inconformado, Freud decidi ir para Paris, a fim de estudar a teoria do Dr. Charcot. Lá ele descobre que histeria era uma doença real que tinha origem psicológica. Ao defender esse ponto de vista para a sociedade médica de Viena, Freud foi vítima de chacotas. A maioria dos médicos achava suas teorias um absurdo, pois tudo teria que ser provado cientificamente.

Freud utilizava a hipnose com frequência, mas, ao longo do tempo pôde perceber que ela não trazia a tão sonhada cura, apenas ajudava a entender os problemas, as origem dos traumas e fazia com que os pacientes se lembrassem de acontecimentos antigos.

Breuer era um dos poucos que apoiavam Freud, e eles descobriram que a mente não se dividia como dizia a teoria de Charcot, o trauma era tirado da parte consciente e ficava nas lembranças inconscientes,mas isso trazia conseqüências físicas.

Freud, fazendo sua autoanálise, através de sonhos, lembranças e também pela colaboração de uma paciente, descobriu o complexo de Édipo, que é o desejo incestuoso do menino pela mãe e da menina pelo pai. Ele afirmava que as crianças possuíam sim sexualidade, ele foi muito criticado.

Cecily, a referida paciente, não andava nem enxergava e, por meio de sessões de hipnoses, Freud pode perceber a origens de seu trauma: Cecily quando criança amava o pai e odiava a mãe, então tinha reprimido esse desejo. Durante o tratamento dessa paciente Freud descobriu que, o método de associação livre era mais eficaz que o hipnótico, pois sempre encontrava resistência por parte de seus pacientes, esse fato o levou a iniciar a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico e, viu que através da análise da dinâmica psíquica a qual é determinada pelos impulsos instintivos e afetos, pela associação livre era possível chegar ao inconsciente mesmo estando consciente, através da interpretação.Freud levou Cecliy a se lembrar de fatos de sua infância e, mediante as informações recebidas, começou a se indagar se a criança, mesmo em tenra idade, seria pura, sem perversão. Ele passa a analisar a sua própria infância e relacioná-la aos sonhos que teve na época que o pai faleceu. Chegou a sentir culpa por pensar que havia desonrado o pai. Desorientado com suas descobertas decide, pela terceira vez em sua carreira, desistir e até mudar de cidade. Uma conversa com sua esposa o fez voltar às suas pesquisas. Martha leu uma anotação que Freud havia escrito em sua agenda nos tempos de estudante: “O progresso é como o aprender a andar, consegue-se perdendo e ganhando equilíbrio. É uma série de erros... De erro em erro acaba-se descobrindo a verdade". Nesse momento, Freud tem um vislumbre da verdade que ele perseguia ao se lembrar também de haver escrito: "...o falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo". Descobre que no universo da fantasia pode estar a realidade.

O filme termina com uma das mais belas frases que conheço “conheça-te a ti mesmo”. Freud e seus pacientes elaboraram e, superaram todos os seus traumas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com