TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Alem Da Alma

Casos: Freud Alem Da Alma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA JURIDICA

1.Discorra a respeito da importância da Psicanálise para o operador do Direito.

A Psicologia para o curso de Direito sempre foi nesse sentido: fornecer instrumento para descobrir a verdade. FREUD, o criado da psicanálise, vai abordar exatamente isso, explicando como o método psicanalítico se diferencia de um detector de mentira. Freud é bastante cuidadoso e critico quanto a aplicação da psicanalítica para a pratica jurídica. Ele alerta, que o psicanalista trabalha contando com a aliança terapêutica do paciente ( ele quer se tratar e colabora ativamente com o analista) e luta contra suas resistências inconscientes, enquanto que o operador do direito busca uma verdade que pode estar sendo omitida conscientemente pelo o sujeito, possível criminoso.

A primeira contribuição especifica e direta da Psicologia aos operadores do Direito em Vara de Família: uma atuação a partir de dentro do processo judicial enquanto perito. É claro que existe uma contribuição maior dentro da qual esta participação especifica se coloca que é o corpo do conhecimento da área da Psicologia que vai se formando através de pesquisas e atividade na área.

2. Destaque 3 cenas do filme Freud Alem da Alma e teça comentários sobre cada uma delas. Inclua em sua resposta os e a contextualização na historia da psicanalítica.

1 cena

Foi quando Freud deixa de utilizar o método da hipnose em Cecily, e começa a usar o método da associação livre, da descrição dos sonhos, deixando-a falar tudo que sentia.

2 cena

Mostravam o uso da hipnose feita por Charcot em Paris, algo que me chamou bastante atenção de Freud, onde Charcot conseguia através da hipnose, fazer desaparecer e reaparecer os sintomas.

3 cena

Freud começa a sua autoanalise e vai descobrindo a existência da sexualidade infantil, do complexo de édipo, quando ele lembra que na sua infância, ele sentia desejo por sua mãe, e via seu pai como seu rival.

3. Quais são as FASES PSICOSEXUAIS descritas por Freud?

Apresente características de cada uma delas.

Fase Oral

Características: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contacto com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objecto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebê.

Fase Anal

Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres a zona de maior satisfação é a região do anus.

Fase Fálica

Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital. Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pénis. Ao serem defrontadas com as diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com