TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Alem Da Alma

Trabalho Universitário: Freud Alem Da Alma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

Freud- Além da Alma

Além da alma é um filme norte-americano de 1962 É uma Biografia romanceada do pai da psicanálise, mostrando seus casos mais célebres e seu envolvimento com os pacientes.

Demosntra a história da elaboração da teoria psicanalítica, que procura explicar nossa constituição psíquica. Reconstrói a vivência e as descobertas de seu criador.

Freud revolucionou a maneira do ser humano ver a si mesmo dentro do infinito Universo. Ao afirmar que as ações e os desejos humanos não são frutos da vontade e da vaidade humana, mas sim do nosso inconsciente, Sigmund Freud abalou o mundo científico e criou uma nova maneira de entender a psique humana. Em "Freud - Além da alma" 1962 , John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade. Ansioso em obter respostas plausíveis para aplacar o sofrimento de seus pacientes, Freud enveredou-se à doutrina de Charcot e utilizou-se da hipnose em seus estudos sobre histeria. Embora seus estudos encontrassem a resistência da ala conservadora da Medicina, que via nas teorias de Freud uma ameaça à primazia do ser humano, Freud prosseguiu em sua linha de pensamento e descobriu que o ser humano é dividido entre o Consciente e o Inconsciente. É interessante observar como Huston conseguiu articular as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista, como a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto. Mostra o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável. Na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência.

Além da alma" é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do inconsciente humano e da irrupção do pensamento psicanalítico na sociedade vienense e, depois, no mundo.

A sessões analíticas baseadas na livre associação tornou-se uma regra indispensável e unida à interpretação dos sonhos serviu de ferramenta para que Freud lançasse os princípios centrais da psicanálise. A descoberta do inconsciente e de sua importância psíquica constituiu o fundamento da psicanálise. Enquanto tentava entrar no obscuro inconsciente de seus pacientes, onde viveu um terrível conflito interior.

Quando Meynert estava para morrer, chamou Freud.Disse haver observado diferença nos artigos, escritos por Freud para o jornal.Estavam menos agressivos, sem ferir ninguém, mais sóbrio e que aquilo só serviria para jogar no lixo. Perguntou-lhe se havia desistido da histeria. Eu tenho um caso clínico. Freud perguntou quem e a resposta de Meynert: "EU". Com todas as características: enxaqueca, pesadelos e até paralisia na mão... Você foi meu filho espiritual.Falou sobre a neurose que os dois tinham.

"Temi que você nos traísse. Fiz tudo para desacreditá-lo. Minha vida foi uma farsa. Usei mal meu talento. Escondi a verdade de mim mesmo. Suprimi meu eu verdadeiro.Resultado estou morrendo num estado de orgulho e ignorância.Não sei quem sou. Foi outro o produto do orgulho. Quebre o silêncio. Faça o que propôs fazer.Vá, nos traia. Precisamos de um traidor.Vá ao coração da escuridão. Expulse o dragão. Senão faço um pacto com o diabo.

Quão esplêndido acender sua tocha nas chamas do inferno. Adeus".

O pai de Freud falece. Freud não consegue entrar no cemitério,desmaia,tem um sonho amedrontador e diz para Breuer que os sonhos têm sentido para aqueles que sonham ,mas são ícones do inconsciente misturados com fatos do consciente,e de difícil interpretação.Descobre que havia algum erro de seu pai escondido nas profundezas da sua mente que ele não conseguia alcançar.Ao contrário das outras pessoas,Freud procurava abrir os olhos e enxergar o mal que seu pai lhe fizera.

Freud continua tratando da paciente Cecily, que fora antes de Breuer. Abolindo o método hipnótico por opção da própria paciente, Freud a leva a muitas lembranças através da livre associação, em estado plenamente consciente. Cecily fala de seus sonhos e fatos da sua vida,e Freud desvendando, certifica-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com