TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Além Da Alma

Casos: Freud Além Da Alma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 8

FREUD ALÉM DA ALMA POR CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE

As cinco lições de psicanálise, foram lições pronunciadas por Freud, em 1909 na “Clark University” em Worcester, Estados Unidos. Essas lições são compostas pela exposição das teorias de Freud. Essas lições podem ser analisadas juntamente com o Filme, Freud além da alma, que retrata os estudos, tratamentos de pacientes e análise de casos, feitos por Freud ao longo de sua jornada, desde sua formação até a construção de sua carreira psíquica.

Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, na Morávia, Aos 4 anos foi para Viena, onde se formou em Medicina em 1881. Ainda estudante, entrou, em 1876, a trabalhar no laboratório de fisiologia de Ernst Brücke, onde efetuou pesquisas de histologia nervosa. Depois de formado se dedicou a estudos de neuroanatomia. Antes de entregar-se definitivamente à investigação psicanalítica, publicou vários trabalhos sobre afecções orgânicas do sistema nervoso, tais como as afasias e as encefalopatias infantis. Entre 1885 e 1886 foi discípulo de Charcot, em Paris, e acompanhou, em 1889, em Nancy, as experiências de Bernheim sobre o hipnotismo. A influência de ambos podem ser observadas ao decorrer das “Cinco Lições”.

• Primeira Lição

Essa lição se inicia com o relato do tratamento de Anna, que era tratada pelo Doutor Breuer quando Freud ainda era estudante. Anna era uma senhorita de 21 anos que sofria de vários distúrbios histéricos, como paralisias nas extremidades do lado direito do corpo, perturbações oculares, repugnância por alimentos, impossibilidade de beber água, entre outros, os quais o Doutor Breuer tratava por meio de hipnose para que as confusões de pensamento da paciente fossem esclarecidas. Quando, por meio da hipnose, as causas desses sintomas eram esclarecias, ou seja, quando as lembranças se tornavam claras ou se exteriorizavam, os sintomas eram curados, porém logo outros apareciam. Com isso, Breuer começou um longo tratamento, e quase todos os sintomas haviam sido formados de experiências emocionais traumáticas, que quando tinha a cena traumática revelada, eram curados. Essas experiências eram em sua maioria relacionadas ao pai de Anna, que morreu em um bordel. Freud depois de analisar esse caso, e outros casos tratados por ele próprio, chega à conclusão de que os sintomas dos histéricos são resíduos de experiências traumáticas. Freud relata que a doença se instalava pois a emoção era bastante forte para se ter uma exteriorização normal. Freud explicita ainda que num mesmo individuo são possíveis vários agrupamentos mentais sem que um saiba do outro, onde na consciência encontra-se o estado mental consciente e o que está fora dela é o inconsciente. Os fatos presentes no inconsciente são reprimidos pois são bastante fortes para chegar a consciência.

Desta primeira lição pode-se resumir que os traumas existentes no inconsciente, quando causados por uma emoção bastante forte ao ponto de não conseguir ser exteriorizada normalmente, pode causar sintomas, que por não possuírem um caráter fisiológico e sim histérico, podem ser curados a partir da exteriorização deste para a consciência. O que a princípio era feito por meio da hipnose.

• Segunda Lição

Esta segunda lição se inicia expondo o desenvolvimento do trabalho de Janet e Charcot. Janet tratava a histeria como uma forma de alteração do sistema nervoso que se manifesta pela fraqueza do poder de síntese psíquica, pois ele procurava associar a biologia com a psicologia. Assim, os pacientes histéricos seriam incapazes de manter a multiplicidade dos processos mentais, porém isso não explicava o fato de, em certos casos, haver uma exaltação da eficiência.

Freud que ao contrário baseava seus estudos com a prática, punha-se a estudar a divisão da consciência. Como Breuer trabalhava sempre através da hipnose e Freud percebeu que só podia ser hipnotizado os pacientes aos quais quisessem ser. Esse fato é claramente mostrado no filme onde Anna não se deixa hipnotizar por Freud, já que ela achava que isso afetaria sua relação com Breuer, por quem ela se apaixona quando impulsiona todas as frustrações do pai nele. Freud então começa a analisar o inconsciente de Anna através da análise dos sonhos simbólicos da garota, que eram bastante repetitivos em seus sinais. Esse fato foi analisado por Freud a partir da experiência de Bernheim, onde durante o sonambulismo e com certa insistência em fazer lembrar, ou seja o médico faz perguntas que instigue o paciente a contar suas lembranças, a recordação vinha a consciência. Porém essa ainda não era a melhor técnica a ser utilizada, divido o fato dos pacientes não contarem tudo o que lembravam devido a seriedade dos casos, ao medo da repressão social.

Para Freud o processo de repressão era onde as mesmas forças que não permitem que fatos cheguem a consciência, são as forças que expulsam da consciência os fatos correspondentes. Isso ocorre quando os desejos do indivíduo são incompatíveis com a ética e moral. Como no caso de Anna, ela diz que o pai teve relações sexuais com ela ainda criança, porém isso era uma associação que ela fazia para reprimir e esconder o desejo sexual que ela tinha pelo pai, pelo fato disso ser bastante pecaminoso ao seu ver e ao ver da sociedade.

• Terceira Lição

Nesta lição Freud faz um comentário sobre a análise dos sonhos e atos falhos. Onde ao paciente é mandado falar tudo que lhe vem à mente e então vai tentando se descobrir os elementos reprimidos. Porém, nessa técnica frequentemente o doente se detém devido a repressão. Freud afirma que “A interpretação de sonhos é na realidade a estrada real para o conhecimento do inconsciente, a base mais segura da psicanálise. “

Contudo, a análise dos sonhos nem sempre é concisa, já que nem sempre se leva a sério o que se sonha, ou seja, nem todos os detalhes são ditos importantes pelo paciente e por isso ele se detém ao contar todos os detalhes, logo nem tudo que foi sonhado é contado ao psicanalista nos mínimos detalhes. Mas, ao analisar o sonhos das crianças, Freud diz que sonhos nem sempre são confusos para quem sonhou. A criança sonha sempre com desejos anteriores que não foram satisfeitos. A objeção mais importante no sonho dos adultos é que eles não tem semelhanças com a satisfação dos desejos, ou seja, os sonhos são distorcidos, devido as forças repulsivas do ego. Assim, quando não há repressão excessiva do doente se torna fácil a interpretação dos sonhos.

Os lapsos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com