TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fugindo da Cultura do Descarte Irresponsável

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

FP084 – A educação ambiental na educação formal

Trabalho conv. ordinária

INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho desta disciplina deve ser em grupo de 3 a 4 estudantes e reunir as seguintes condições:

  • Extensão: 5 - 6 páginas (sem contar as instruções, as declarações, a bibliografia ou os anexos, se houver).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Espaçamento entre linhas: 1.5.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Referências bibliográficas. (Use as Normas APA)

O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as regras de apresentação e edição de citações e referências bibliográficas (ver Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Trabalho

O trabalho desta disciplina consiste em desenvolver uma atividade de ensino dedicada à Educação Ambiental.

Tema: Atividade de ensino em Educação Ambiental, personalize o título.

  1. Selecione um tópico e argumente sua seleção, leve em consideração a realidade ambiental de sua localidade e seu país.
  2. Formular um objetivo formativo para o aluno. Considere o nível da escola e os resultados que a tarefa deve produzir em termos de formação do estudante. Não esqueça a diversidade de seus alunos.
  3. Descreva a metodologia e as atividades: o passo a passo das tarefas que os alunos irão realizar, assim como as do professor, inclua as atividades previas, se necessário.

Muito importante: na folha de rosto que aparece na página seguinte, você deve indicar as informações pessoais detalhadas e o título do trabalho (o trabalho que não atende às condições de identificação não será corrigido). Após a capa, o Índice do Trabalho deve ser incluído.

Nome/s e sobrenome/s:

Código:

Curso:

Grupo:

Data:


Reaproveitar SIM

Fugindo da cultura do descarte irresponsável

Objetivos

  • Refletir sobre a cultura do descarte e evidenciar como isso está presente na vida dos alunos, utilizando-se da ideia de sociedade líquida de Zygmunt Bauman;
  • Promover uma consciência comum entre os alunos sobre a importância do reaproveitamento das coisas;
  • Estender ao âmbito familiar as atividades e a consciência de responsabilidade ambiental;
  • Estimular atividades externas que ajudem a impactar a sociedade e colaborar a uma luta contra a cultura do descarte.

Justificativa

No contexto atual da sociedade é muito presente o grande desejo de consumir sempre e cada vez mais. O marketing vem crescendo para oferecer às empresas o recurso de atração, para que na hora do consumidor ter contato com seu produto, não seja levando em questão a necessidade que realmente tem do produto, mas sim o desejo descontrolado de querer mais e mais. Muitas das psicologias desenvolvidas para as propagandas, frisam em atrair maximamente os consumidos, fazê-los ter deleite com o consumo, e depois já levá-los a querer trocar aquele produto e já buscar outro mais atrativo que vem para substituir o anterior.

Por um lado, está o mercado, querendo crescer em cima do desejo totalmente descontrolado de consumir que vem sendo estimulado na vida dos cidadãos, tal como fala Zygmunt Bauman:

“Para abrir caminho na mata densa, escura, espalhada e desregulamentada ‘da competitividade global e chegar à ribalta da atenção pública, os bens, serviços e sinais devem despertar desejo e, para isso, devem seduzir os possíveis consumidores e afastar seus competidores. Mas, assim que o conseguirem, devem abrir espaço rapidamente para outros desejos, do contrário a caça global de lucros e mais lucros (rebatizada de crescimento econômico)’ irá parar”[1]

Por outro lado, as pessoas se entregando a tal mentalidade. E isso desperta uma necessidade de conscientizar as pessoas sobre este modo de viver, uma vez que pode gerar problemas ainda mais grave humanamente e para o meio o ambiente. O homem que aprende a descartar tudo para logo querer outro que aparentemente e melhor, vai perdendo sua capacidade de conviver com as pessoas profissionalmente sem deixar de considerar realidades profundamente humanas e adquiri a visão meramente consumistas sobre as pessoas: quando não presta mais, eu descarto. Ademais, não se preocupa em como o excesso de seu descarte prejudica a natureza que é agredida para ser retirada matéria prima, e depois sofre com o excesso de produtos descartados por toda parte.

Mas esse consumo pode ser corrigido e a busca por produtos pode ser feita de forma consciente. O projeto, portanto, não frisa apenas ensinar a reutilizar, mas mostrar essa ideia profunda por trás do reuso. Desenvolver a mentalidade sobre a importância de usar as coisas conforme a necessidade sem precisar ser tomado pelo desejo irresponsável e apenas prazeroso do consumo.

Período de aplicação e público-alvo

  • O Projeto se desenvolverá durante um semestre.
  • Ele será aplicado aos alunos do ensino médio.

Metodologia do Projeto

Bases para elaborar o cronograma

Como o público escolhido é grande alvo de grandes mentalidades consumistas, usar dos meios de atração será essencial para despertar neles o interesse em querer participar das atividades que serão propostas e se abrirem à “reutilização”, tal como será proposta para eles. Para isso, será seguido um cronograma visando atingi-los positivamente, o qual abarcará atividades ao longo semestre. Tal será a ordem da execução do projeto, base para o cronograma:

Etapa I

  1. Elaborar cartazes e meios de divulgação entre as redes sociais dos jovens da escola, para anunciar o início do projeto na escola, com pequenos vídeos de entretenimento que trate do tema;
  2. Uma semana anterior à abertura oficial do projeto, será organizado na escola, sem os alunos saberem que é já uma atividade, a destruição gratuita de alguns produtos, principalmente alimentícios. A preparação irá contar com grande aplicação de marketing para conseguir influenciar profundamente os alunos. Conforme for passando os dias daquela semana, todo lixo produzido será descartado nas próprias dependências da escola, em locais menos perceptíveis que possam ser fiscalizados pelos voluntários do projeto, para que não acontece algum dano à saúde dos alunos. Com isso, à medida que aqueles alunos forem entregues ao consumo irresponsável e conduzido apenas pelos prazeres, mais será o resultado negativo. E mesmo que o cenário não seja tão ruim, essa atividade ainda terá efeito positivo, pois eles verão pelo bom resultado como faz diferença as boas atitudes deles em relação a isso. Mas a expectativa é que a juventude se entregue animadamente a todas as “armadilhas” para consumirem sem controle.
  3. No dia de abertura do projeto será apresentado o resultado desta primeira atividade. Mostrando a necessidade de participarem do que será promovido ao longo do semestre. Após mostrar toda ideia, a conclusão da abertura trará o cronograma e o trabalho de conclusão do projeto, que será chamada de “O grande desafio”, que será proposto para eles, sendo premiado o grupo que desenvolver o melhor trabalho.
  4. Diante da exposição do projeto, as turmas participarão de alguns encontros ao longo do primeiro bimestre, onde será apresentado um pouco da ideia teórica sobre a importância da reutilização e do consumo consciente. Dentro desses encontros terá sempre uma atividade prática para que eles aprendem com alguns exemplos de coisas que podem ser feitas com objetos descartados.
  5. Unidos a essas atividades haverá pequenas oficinas que ensine a fazer pequenos reparos para evitar que produtos, ainda bons, sejam descartados por conta de pequenos defeitos. E toda parte prática deve ser desenvolvida pensando em manter os jovens entretidos e animados com o projeto, pois a curiosidade positiva nesta faixa etária sendo bem estimulada permite maior absorção do conteúdo ensinado ao longo do projeto.

Etapa II

  1. Ao longo do segundo bimestre, os alunos irão elaborar projetos para participarem do desafio citado acima.
  2. Na conclusão do projeto, todos os trabalhos serão unidos em um vídeo que será difundido para mostrar como a sociedade pode corrigir pequenos ator e optarem pela reutilização ao invés de sempre quererem o mais rápido, mais atraente, mais prazeroso etc.

Atividades

Abertura

  • A atividade de abertura, conforme já presentada no início do trabalho, deverá ser organizada de acordo com a realidade da escola. Para isso dependerá de um conhecimento básico de algumas coisas que mais atraia a juventude.
  • A descrição na atividade será de tamanha importância, pois o fator do “inesperado” irá auxiliar para uma melhor participação dos alunos nas demais atividades.
  • O produto a ser distribuído deve possuir um valor, ainda que baixo, para que mostre que mesmo sendo pago, o desejo descontrolado leva o consumidor a gastar sem se preocupar com fatores importantes como a questão ambiental e real necessidade que tem do produto.
  • Como foi já apresentado, a descarte de todo lixo será feito pela própria escola, mas a maior quantidade seja colocada apenas no dia do evento de abertura, para que os alunos não fiquem exposto a algo que possa fazer mal à saúde.
  • Todo valor arrecadado com atividade será mostrado aos alunos, para que tenha noção também dessa questão e o dinheiro será usado para produzir o vídeo final, fruto do desafio que será proposto.

Atividades da Etapa I

  • Os primeiros encontros serão ministrados por pessoas que trabalha com o marketing de vendas, e depois por pessoas especializadas em fazer produtos a partir do reuso, para que possam aprender na prática
  • Para aumentar ainda mais a criatividade dos alunos, será proposto o acompanhamento de páginas em redes sociais e no Youtube, para que vejam a realização de vários produtos distintos. Será proposto páginas e canais como:
  • Manual do Mundo;
  • Reciclagem criativa;
  • Mostrando ComoseFaz;
  • Tua Casa;
  • Reciclagem e Criatividade.
  • Poderá ser feitas atividades intermediárias como propor que em casa, os alunos façam com os pais algum produto reciclado, de modo particular, algum produto que tenha muito consumo em casa, ou que os materiais utilizados sejam muito descartados no dia a dia da família. A finalidade é que também os pais participem e percebe a importância do projeto.

Atividades da Etapa II

  • As atividades da segunda etapa, todas finalizam em uma única atividade, que formará o desafio final;
  • Os alunos deverão formar grupos, podendo ser por sala, e elaborar a atividade já descrita acima.
  • Serão acompanhados por pessoas que conhecem bem a área para que dê dicas e auxilie par uma maior criatividade;
  • Como os produtos serrão vendidos, o valor arrecadado também será usado no trabalho final.
  • Toda atividade dos jovens será gravada e devidamente documentada, pois se realmente esse fato do consumo é algo tão descontrolado, o material poderá ajudar muitas pessoas a passarem a administrar melhor seus desejos de consumo, baseando-se em uma razão mais consciente com o meio ambiente.
  • O vídeo será apresentado pelos próprios alunos aos seus pais, no dia de conclusão do projeto, mas se poderá buscar outros lugares para que se faça a divulgação, principalmente as redes sociais dos jovens.

Avaliação

  • A avaliação primeira, ocorrerá ao ser analisado os frutos de todas as atividades doa alunos, mas será aprofundada mediante acompanhamentos temporários à vida dos alunos nas escolas.
  • Que cada aluno seja recompensado com premiações conforme maior comprometimento com as ideias do projeto, que se será observado nos períodos posteriores ao acontecimento dele.

Links das páginas para trabalho

Manual do Mundo -  https://www.youtube.com/channel/UCKHhA5hN2UohhFDfNXB_cvQ

Reciclagem criativa -

Mostrando ComoseFaz - https://www.youtube.com/channel/UCPj67mI6yq-9WcRZ2TUY8qA

Tua Casa - https://www.tuacasa.com.br/como-reutilizar-objetos-na-decoracao/

Reciclagem e Criatividade - https://pt-br.facebook.com/ReciclagemECriatividade/


Bibliografia

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. 1ª ed., 1999: Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.

LOUREIRO, F. O movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. 2003: Rio de Janeiro, Quartet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com