TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Propaganda e Marketing

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Regime Especial

Fundamentos da Propaganda e Marketing.

  • Resumo do capítulo “Mídia” do livro “Propaganda, Teoria, Técnica e Prática” (Armando Sant’anna).

  1. Os Veículos Publicitários

Uma boa peça publicitária não valerá nada se os veículos utilizados na divulgação não forem adequados ao seu meio de expressão e não alcançarem o público alvo com capacidade para comprá-la.

Ao realizar uma campanha publicitária, a primeira coisa que se define é o grupo consumidor do produto e o assunto que o agrada, para que possamos realiza-la com as características que chamem a atenção do público alvo.

A seleção de veículos deve ser escolhida no mesmo momento de planejar, pois, se público alvo em evidência é o que seleciona seus veículos, em contrapartida, a natureza de mensagem torna-se um meio mais flexível para expressá-la, o capital disponível para impulsionar a campanha, influenciam na seleção, sendo assim, antes de começar os preparos das peças publicitárias é indispensável revisar e coordenar esses fatores.

Após selecionar o veículo adequado, a programação dos mesmos é exercida depois que os layouts e textos estiverem prontos para serem apresentados e aprovados.

A programação pode ser entendida por discriminação, onde, os veículos usados possuem diversas características como: nome, preço de tabela, tamanho e preço de cada anúncio e por fim, sua data de publicação.

  1. Definição de Veículos

É toda forma ou recurso que transmite a mensagem publicitária ao grupo consumidor.

  1. Classificação de veículos

Geralmente se dá através de: Revistas, Jornais, Outdoor, Rádio, Televisão, Mídia suplementar e Publicidade direta, envolvendo os diversos veículos restantes. O objetivo publicitário depende diretamente da estratégia de mídia, garantindo o meio de transmissão mais eficaz, a fim de atingir o objetivo da propaganda, estabelecendo a melhor relação entre o investimento e diversos fatores intencionais para atingir os consumidores.

Eis a classificação:

  1. Veículos visuais (lidos ou vistos)

Imprensa: jornais, revistas e periódicos especializados

Outdoor: cartazes, painéis e luminosos

Publicidade direta: prospectos, folhetos, cartas, catálogos e congêneres

Exibições: displays, vitrinas e exposições.

  1. Veículos auditivos (ouvidos)

Rádio e alto-falantes.

  1. Veículos audiovisuais (ouvidos e vistos)

                     Televisão, cinema e audiovisual.

  1.  Veículos funcionais (para desempenhar uma função específica)

Amostras, brindes e concursos.

O melhor veículo é uma combinação de todos eles. Todos eles apresentam vantagens e limitações. Para aproveitarmos 100% é preciso saber suas características e encaixa-lo na mensagem publicitária adequada. Podemos dizer que o melhor veículo para uma campanha é aquele que atinge o maior número de consumidores mais rápido e com menos gastos.

  1. Fatores Determinantes na Seleção de Veículos.

É necessário saber as características e natureza de cada veículo. São os seguintes fatores que devem influenciar na escolha dos veículos: Público visado; âmbito da campanha; atividades publicitárias dos concorrentes; oportunidade; prestígio do veículo; verba disponível; tipo de distribuição e necessidade de influenciar revendedores.

  1. O Perfil do Homem de Atendimento de Veículo.

A relação Agência/Veículo deve assumir contornos definitivos, eliminando atitudes duvidosas.

O negócio da propaganda que deve ter um acordo implícito entre agências, anunciantes e veículos, tem sido prejudicado com o atrito e desconfiança que vem aumentando ao longo dos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com