TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  22/2/2016  •  Resenha  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

 Introdução.............................................................................................................. 1

     Polícia militar gestão.................................................................................................1

Comunicação.............................................................................................................1

   

Planejamento de metas..............................................................................................2

      Motivação.................................................................................................................2

   Competências individuais: delegação......................................................................3

 Qualidade de vida no Trabalho.................................................................................3

      Gestão: adequação....................................................................................................4

      Considerações Finais................................................................................................5

Referências bibliográficas....................................................................................... 5

Introdução

A existência de Gestão de Pessoas nas instituições militares pode ser discutida a partir de várias indagações que nos levam diretamente a uma discussão interessante, ou seja, o modo de apresentação do tema proposto, observando como o mesmo se dá nas corporações militares, sobretudo no que diz respeito à prática ou operacionalização da gestão na rotina policial militar.

Desse modo, considerar-se-á muitos dos aspectos do texto de Gestão de Pessoas, discutidos durante o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. Tal texto nos mostra elementos que são comuns na caserna (vida militar) e que foram tomados como ponto de partida para analisarmos as relações que se articulam no contexto militar. Assim, iniciamos a busca pelo modo de construção do sujeito militar num determinado espaço também regido por um sistema de gestão tradicional.

Nesse sentido, pretendemos ver como a gestão de pessoas, do modo proposto   se organiza efetivamente nas instituições militares, especialmente nas polícias militares.

            Polícia militar e gestão

Em toda organização as pessoas são elementos básicos e nas instituições  militares não é diferente. Os conflitos de idéias ou de relacionamentos são normais em qualquer espaço e surgem quando não há interação entre pessoas.

Os sujeitos sociais quando interagem, envolvem-se mutuamente, influenciando as atitudes uns dos outros. Em geral, a socialização entre os seres humanos é um processo e demanda esforço cooperativo entre eles para que possam alcançar seus objetivos. Assim, a existência da organização se confirma nos grupos que interagem melhor e que têm a capacidade de minimizar conflitos.

ASPECTOS PONTUAIS

Comunicação

Nas instituições militares quando se quer orientar ou aconselhar a tropa, reúne-se o efetivo no momento das formaturas, espaço onde  as informações chegam ao grupo de modo uniforme. Outro momento de socialização da comunicação se dá através da publicação de tais orientações em boletins, de acordo com o escalão, boletim interno (Cmt de cada quartel) e boletim geral (Cmt Geral).

Aconselhar funcionários é uma competência que o gestor precisa dominar e exercer em muitas situações no ambiente de trabalho. Esse processo deve ter início não só quando a produtividade começar a ser prejudicada por algum desvio de comportamento ou atitude, mas também quando o gestor perceber uma queda no estado de humor e motivação do funcionário/militar.

Planejamento de metas

Nas organizações militares as metas são alcançadas através do esforço do homem treinado, que em equipe e com recurso utilizados, desempenha sua função para que o objetivo que se pretende atingir tenha resultados satisfatórios. Nesse caso, as metas são resultados esperados, sendo, portanto, consideradas como propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de recursos. As metas são as partes mais importantes da gestão, pois elas podem ser de vários tipos, como: uma situação, um resultado ou estado futuro esperado, a realização de um produto, físico ou conceitual, ou a realização de um evento. Elas se desdobram em outras metas, sendo que para realizar uma é preciso realizar outra.

Motivação

O militar tem uma missão nobre e difícil que é defender o cidadão, o estado e a pátria, sabendo de suas limitações ele anseia por uma qualidade de vida que lhe proporcione bem estar no trabalho e no seu dia a dia com a família e em sociedade. Contudo, é importante que haja por parte do Estado/gestor o interesse em garantir:

  • Planos de cargos e salários bem definidos;
  • Programas de incentivos (premiar o desempenho);
  • Participação nos resultados do grupo (reconhecimento);
  • Programa de capacitação corporativa (cursos e estágios).

Por outro lado, a motivação do policial, geralmente ocorre em circunstâncias como dispensa do serviço e como indicação para receber condecorações pertinentes aos bons serviços prestados em determinadas ocasiões e promoções. O policial normalmente aproveita tais circunstâncias para colocar em dia problemas particulares pendentes no primeiro caso e, no segundo, melhorar o seu conceito na corporação, já que tal fato quando efetivado é registrado em ficha pessoal. Nesse último caso, especialmente, observa-se a melhoria da autoestima pela elevação profissional. A Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Logo, a motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com