TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  21/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento Estratégico

Estratégia Organizacional

A estratégia define o comportamento da organização interage com o seu contexto ambiental que vai da análise ambiental (o que há no ambiente) e da análise organizacional (o que temos na empresa) em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. É condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos da organização. No qual o único integrante racional e inteligente da estratégia organizacional é o elemento humano. No qual se aproveita as oportunidades externas e de neutralizar as externas, bem como de aproveitar as forças potenciais internas e neutralizar as fraquezas potenciais internas.

A estratégia parte dos objetivos de Missão e Visão da empresa que se pretende realizar, no qual devem ser obedecidos alguns critérios:

- Foco em resultados e não em atividades.

- Consistência, ou seja, ter ligações coerentes e outros objetivos.

- Específicos bem definidos.

- Mensurável quantitativo.

- Periódico (dias, semanas, meses, anos, décadas etc...)

- Ser alcançável, ou seja, os objetivos devem ser perfeitamente possíveis.

A partir da estratégia que se define o planejamento estratégico da organização e o planejamento estratégico de RH. O importante é que o planejamento estratégico da organização tenha ligação direta com o RH, de modo que os objetivos da organização sejam os mesmos que do RH que é o carro chefe deste desafio.

O RH tem em seu planejamento estratégico cinco requisitos que são: fluxo de trabalho, admissão, desligamento, avaliação de desempenho, treinamentos e recompensas que são alimentadas pela demanda de trabalho e o fornecimento de trabalho. No qual pode ser comparada com as organizações no qual segue abaixo três exemplos de modelos de estratégias.

- Planejamento Conservador/Defensivo: conserva as práticas vigentes, aproveita experiências passadas e projeta para o futuro.

- Planejamento Otimizante /Analítico: as decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, em melhorar as práticas vigentes na organização, melhorar continuamente sua base para se ter uma organização cada dia melhor.

- Planejamento Prospectivo/Ofensivo: Projeta o futuro suas ações, e voltado para o sentido de ajustar-se às novas demandas ambientais e preparar – se para futuras contingências, é o contrário do conservador (retrospectivo).

Fatores que intervêm no planejamento de RH

Existem inúmeros fatores intervenientes, como:

Absenteísmo: é o contrário da presença é o momento em que o funcionário não está trabalhando, seja por falta, por atraso ou porque não esta trabalhando no horário do expediente.

As causas e conseqüências das ausências foram intensamente estudadas através de pesquisas que mostram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação para o trabalho, além de fatores internos e externos ao trabalho.

Rotatividade de pessoal: é o resultado da saída de alguns funcionários para entrada de outros que ocorre de uma forma voluntária ou involuntária em um determinado período.

O critério de algumas empresas a rotatividade acontece por período, mês, ano.

Causas da rotatividade: baixos salários, descontentação com o trabalho exercido, benefícios insuficientes, propostas de trabalhos mais atraentes, qualidade, reconhecimento, entre outros.

O planejamento de RH precisa ser mais amplo e abrangente no sentindo de envolver aspectos do capital humano como conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para tornar a organização bem sucedida, dependem e muito das pessoas que trabalham na organização quanto a sua competência, dedicação, qualificação e a motivação que alias e um dos fatores mais positivos para organização se manter sempre à frente.

Planejamento e a JT do Brasil

A JT do Brasil com sua visão e o desejo de se tornar umas das empresas mais qualificadas no ramo automotivo. Vê o planejamento estratégico juntamente com o planejamento de RH como a base para se manter ativa no mercado, pois através do planejamento que podemos rever alguns conceitos e aplicações passadas e alcançar nossos objetivos futuros.

Hoje a JT conta com uma equipe de trabalho muito bem organizada e exemplo para qualquer outra empresa de grande porte, pois se dedica e muito em seu planejamento estratégico para manter e buscar novos clientes. Com um mercado tão competitivo como o que temos hoje a JT do Brasil está sempre analisando o que está acontecendo no ambiente externo para poder se tornar cada vez melhor no que faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com