TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS: PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS

Por:   •  26/4/2019  •  Monografia  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 16

GESTÃO DE PESSOAS: PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS

Ana Caroline Barbosa

Bene Nogueira Sobrinho

RESUMO

 A gestão de pessoas vem ganhando grande importância devido às perspectivas no processo de recrutamento e seleção de talentos, para que desse modo se extraia o máximo de potencial do colaborador, o mercado de trabalho esta competitivo, e devido à recessão da economia brasileira grande são o número de demissões, as exigências feitas pelas empresas estão mais acirradas, então é necessário que os candidatos estejam dentro das qualificações e características necessárias para ser selecionado, são diversas as formas de recrutamento e seleção. Por isso recrutar e selecionar passou a ser fundamental na busca da excelência organizacional. Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar as técnicas de recrutamento e seleção, observando qual são as etapas que o profissional na concorrência pelo cargo irá percorrer, a metodologia utilizada na pesquisa foi bibliográfica, notou-se que não são fáceis os processos de recrutamento e seleção, primeiramente o candidato deve estar disponível a métodos de diversos tipos e situações.

Palavras chaves: Gestão. Talentos. Potencial. Mercado de Trabalho.

ABSTRAT

 INTRODUÇÃO

Atualmente o mundo das organizações esta competitivo, as empresas estão recrutando e selecionando colaboradores que venham agregar valor a empresa e aumentar sua posição econômica em nível interno e externo, o currículo não é mais parte primordial na caça a um novo funcionário, a capacidade profissional deve vir aliada com um conjunto de competências e potenciais, o capital intelectual e inovador.

Por isso saber que tipo de recrutamento utilizar, que método de seleção caberá ao tipo de vaga e qual perfil do cargo a ser preenchido, e qual a melhor forma de selecioná-lo é de suma importância.

O grande desafio para as organizações que desejam contratar novos profissionais é saber identificar quais possuem habilidades necessárias para o cargo. Por isso recrutar e selecionar é tão complexo e uma tarefa de grande responsabilidade para o administrador, com esses processos a empresa poderá identificar as habilidades, qualidades e aptidões de cada um, já que o número de profissionais concorrendo a uma vaga de emprego é grande, e a demanda está maior que a oferta, o cenário econômico está inchado de números de trabalhadores desempregados.

A gestão de pessoas e o processo de recrutar e selecionar talentos vem abrindo um novo leque para as pessoas, já que o capital humano retém maior destaque.

O presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a Gestão de pessoas, processos de recrutamento e seleção de talentos, seus diferentes métodos na pesquisa por um colaborador apto a ser selecionado, a importância de escolher a melhor forma na retenção de talentos, para seu desenvolvimento foram feitas pesquisas bibliográficas qualitativas.

1 GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas passou a por grandes transformações no decorrer dos anos, onde até o início da década de 80 os funcionários eram vistos como máquinas, já que o fator humano não era primordial, as empresas visavam produção e o lucro. Foi então que na década de 90 com a globalização, a expansão da tecnologia e consequentemente, o aumento da competitividade das empresas, que os gestores começaram a perceber que para sobreviver ao novo cenário, suas empresas necessitavam de pessoas aptas a responder a realidade do mercado, foi nesse período que toda a reestruturação empresarial foi baseada nas pessoas “Então elas necessitam ser administradas para que delas sejam extraídas o máximo de resultados”. CHIAVENATO (2002 p.18).

Conforme lembra Dutra 2006 p.17 gestão de pessoas é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas, para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. A Gestão de pessoas é de vital importância para qualquer  empresa, já que hoje a preocupação com o lado humano está mais rigorosa.

A gestão de pessoas vem se modificando no decorrer dos anos, gerir pessoas passou a ser uma das principais preocupações dos administradores que não tem mais o pensamento individual e sim coletivo. O contexto de gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações, as pessoas passam maior parte de suas vidas trabalhando dentro de uma organização, onde estas dependem de outras para atingir o sucesso, seja ele individual ou organizacional, para isso precisam de equipes de trabalho multifuncionais que possuam missões especificas e objetivos definidos, e que possam se interligar e interagir virtual e eletronicamente. Dessa forma o conhecimento, o capital humano e intelectual é valorizado. Assim, segundo CHIAVENATO (2010 p.40) “na era da informação as pessoas são vistas como seres humanos proativos e inteligentes que devem ser impulsionados”.

Diante desses aspectos podemos observar que a Gestão de pessoas é uma área que pode ser inserida, e trabalhada em qualquer organização e que possua um grande valor para as empresas e para com o fator humano, é considerada um dos caminhos que deve ser trilhados para o bem comum empresa/colaborador e o desenvolvimento do fator competitivo.

2 CAPTAÇÃO DE TALENTOS

As mudanças que ocorrem nas empresas do século XXI não são apenas estruturais, mais também culturais e comportamentais, transformando o papel das pessoas que delas participam e consequentemente, necessitando adotar novas políticas de gestão de pessoal, transformando as características da área de recursos humanos como: gestão do capital humano, gestão de talentos entre outras. Nesse no cenário o capital financeiro deixa de ser a principal riqueza organizacional, cedendo o lugar aos talentos que nela trabalham. Segundo Chiavenato (2004, p.54) “o conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano e patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar a competitividade e sucesso”.

Captar talentos vai além de trazer pessoas novas para a organização, também é necessário que os novos talentos possuam habilidades, aptidões, e técnicas primordiais para a organização, um talento deve ser proativo, competente, capacitado e preparado com uma bagagem de experiências e principalmente com desejo de se adaptar a nova empresa.

Talento é nada mais que habilidade e a inteligência com foco em determinada habilidade adquirida, para ser talentosa, a pessoa necessita possuir um diferencial competitivo que o valorize e diferencie das demais, afinal um talento é um tipo especial de pessoa. Confirmando o raciocínio Chiavenato (2010, p.53) diz que “talentos são pessoas dotadas de conhecimentos, habilidades e competências que são constantemente reforçados, atualizados e recompensados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com