TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TCC

Por:   •  13/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

CEFORTE

KELLY CRISTINA BARBOSA

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS

INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR

GUARULHOS

2019

CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

CEFORTE

KELLY CRISTINA BARBOSA

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS

INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR

Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro de Formação Teológica – CEFORTE como requisito para aprovação da disciplina TCC I – Projeto, sob a orientação da Prof.ª Kelly Cristina Barbosa

GUARULHOS

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 JUSTIFICATIVA .......................................................................................................4

3 OBJETIVOS .............................................................................................................5

   2.1 Geral ...................................................................................................................5

   2.2 Específicos .........................................................................................................5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................................................5

5 METODOLOGIA DA PESQUISA  ............................................................................6

6 CRONOGRAMA .......................................................................................................6

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................7


1 INTRODUÇÃO

O domínio das competências essenciais da leitura e da escrita é o instrumento básico para o eficaz desempenho acadêmico dos alunos. Pressupõe-se que os alunos adentrem as IES com este domínio já adquirido e desenvolvido nos ensinos fundamental e médio. Entretanto, a queixa frequente entre os professores universitários envolve a questão das profundas dificuldades de leitura e escrita dos alunos.

Várias pesquisas realizadas confirmam esta queixa: a maioria dos alunos apresenta deficiências significativas na leitura, compreensão, interpretação e produção de textos. E, o desempenho do estudante é comprometido pela ausência deste domínio.

Diante desta realidade cabe questionar: Como as dificuldades de leitura e escrita afetam o desempenho acadêmico dos estudantes de uma IES, quais as consequências e como desenvolver as competências de leitura e escrita dos alunos?

2 JUSTIFICATIVA

A Língua Portuguesa é o instrumento básico para o ensino-aprendizado da maioria das disciplinas (MOTTA, 2010). Diante das dificuldades do domínio da Língua Materna, apresentadas pelos alunos, e tal realidade tem sido observada nas práticas em sala de aula, da disciplina Leitura e Produção de Textos, no Centro de Formação Teológica (Ceforte), não cabe o docente apenas queixar-se. É necessário "transmitir o que não pode deixar de ser transmitido em qualquer ato educativo, ou seja, uma posição subjetiva que implica um posicionamento ético (...) considerar aquele que está diante do professor (...)." (MOTTA, 2010).

 Ao assumir este posicionamento, o professor precisa buscar pesquisas e referências que embasarem suas reflexão e ações com o objetivo de, se não para a resolução completa, minimizar o problema, proporcionando ao aluno o desenvolvimento necessário para o eficaz desempenho acadêmico.

3 OBJETIVOS

 3.1 Objetivo Geral  

Analisar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos visando a reorganização estrutural da disciplina Leitura e Produção de Textos.

 3.2 Objetivos Específicos  

  • Identificar as dificuldades de leitura e escrita que afetam o desempenho acadêmico dos alunos;  
  • Sugerir mudanças na estruturação da disciplina Leitura e Produção de Textos, objetivando torná-la mais efetiva para superar os problemas e desenvolver, mesmo que tardiamente, as competências de leitura e escrita necessárias ao sucesso acadêmico e ministerial dos estudantes.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nos artigos "Estudos das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade" e "Leitura/Compreensão, Escrita e Sucesso Acadêmico: Um Estudo de Diagnóstico em quatro universidades Portuguesas" os autores procuram evidenciar como a habilidade/competência de leitura, escrita e compreensão estão associadas ao sucesso acadêmico.

Em "Oficina de Leitura e Escrita da UNIJORGE", "Dificuldades na Escrita dos Alunos de Ensino Superior" e "A Escrita no Ensino Superior" apresentam reflexões teóricas-práticas sobre o problema.

No artigo "A Escrita no Ensino Superior" as autoras apresentam a elaboração de Pressupostos para a qualificação da escrita no Ensino Superior, que estão contribuindo de forma significativa para as reflexões, norteamento e elaboração da proposta de reorganização da disciplina "Leitura e Produção de Texto", com foco nas dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos discentes, oriundos da escola pública e/ou que já concluíram o Ensino Médio há muitos anos.

5 METODOLOGIA DA PESQUISA

        A metodologia aplicada será com base em pesquisas de caráter bibliográfico. Para composição deste projeto estão previstas as pesquisas em literatura especializada e internet a fim de fundamentar o tema abordado.

        Este trabalho está inserido no eixo temático CULTURA E EDUCAÇÃO: Práticas Pedagógicas na Educação Superior.

6 CRONOGRAMA

ETAPAS

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

1. Escolha do tema

2. Plano do projeto

3. Seleção das literaturas

4. Leitura e fichamento

5. Desenvolvimento dos capítulos

6. Definição do orientador

7. Revisão do orientador

8. Ajustes da revisão

9. Desenvolvimento da introdução

10. Conclusão e referências

11. Revisão do orientador

12. Ajustes da revisão

13. Conclusão e bibliografia

14. Elementos pré e pós-textuais

15. Revisão do orientador

16. Ajustes da revisão

17. Finalização do trabalho

18. Última revisão do orientador

19. últimos ajustes da revisão

20. Impressão e encadernação

21. Preparação para apresentação

22. Apresentação do TCC

REFERÊNCIAS

CABRAL, A.P.; TAVARES, J. Leitura/Compreensão, Escrita e Sucesso Acadêmico: Um Estudo de Diagnóstico em quatro universidades Portuguesas. Psicologia Escolar e Educacional, 2005, v.9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v9n2a03.pdf  . Acesso em 14 nov 2016.

LEAL, A.M.P. Oficina de leitura e escrita da UNIJORGE. ELLUNEB . Disponível em: http://www.wlluneb.uneb.br/files/3/oficinas/oficina_ada_marques.pdf . Acesso em 18 jun 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com