TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de riscos

Por:   •  1/3/2016  •  Resenha  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivos:

1. Conhecer os conceitos básicos e a importância dos riscos;

2. Identificar as incertezas, as premissas, os eventos, as probabilidades do acontecimento do evento de risco e os riscos mais comuns;

3. Classificar os riscos identificados.

Premissas

Condições de contorno preestabelecidas para reduzir o número de variáveis de análise, a fim de que possamos substituir as informações não disponíveis para a tomada de decisão.

Proativo

Que pensa e age antecipadamente. Que, por antecipação, adota medidas para evitar ou resolver futuros problemas.

O PMBOK define risco do projeto como sendo um evento ou condição incerta que poderá ter um efeito positivo ou negativo sobre no mínimo um objetivo do projeto, como tempo, custo, escopo ou qualidade.

A natureza de qualquer risco deve ser analisada por três componentes: pelo evento, a probabilidade de ocorrência e o impacto do evento.

Riscos Conhecidos: Aqueles que foram identificados e analisados de forma que podem ser gerenciados, ou seja, considerados no planejamento do gerenciamento dos riscos.

Riscos Desconhecidos: Aqueles que não são conhecidos e, portanto, não podem ser gerenciados de forma proativa, podendo ser abordados aplicando-se uma contingência geral baseada na experiência com projetos similares.

Existem dois tipos principais de risco:

 ∙ Riscos Comerciais ou de Negócio: são os riscos normais dos negócios que apresentam oportunidades para ganhos e perdas.

∙ Riscos Puros: Aqueles riscos que representam apenas oportunidade para perda.

Uma segunda classificação agrupa os riscos em:

Riscos de Projeto: São riscos ligados diretamente ao projeto. Se os riscos de projeto se tornarem reais, o custo e o tempo de projeto podem aumentar drasticamente. Os fatores que estão intimamente ligados a estes riscos são: requisitos, pessoal, recursos, cliente, orçamento e cronograma. Eles podem ameaçar o plano do projeto, atrasar o cronograma e aumentar os custos.

Riscos Técnicos: São riscos relacionados à qualidade do produto a ser desenvolvido. Se os riscos técnicos se tornarem reais, a implementação do projeto pode se tornar difícil ou impossível. 2 Riscos técnicos envolvem problemas de design, implementação, interface, verificações e manutenção. Eles ameaçam a qualidade e a pontualidade do projeto.

Riscos de Negócios: São riscos relacionados à viabilidade do projeto. Se os riscos de negócios se tornarem reais, o projeto pode ser até cancelado. Entre os riscos de negócios estão:

a) produção de um produto excelente, mas que não tem demanda.

b) troca do gerente do projeto.

c) produção de um produto que não se encaixa no mercado.

Os riscos podem ser classificados, também, em Internos e Externos ao Projeto:

Risco Interno: É inerente ao projeto, controlado pela Equipe de Projeto, que pode reduzi-lo mediante ações diretas, como o desenvolvimento de planos de contingência.

Risco Externo: É aquele que se encontra fora do controle da Equipe de projeto, como, por exemplo, as interfaces do projeto desconhecidas e cujas definições são feitas por terceiros.

Os riscos externos do projeto podem ser influenciados pelo Gerente de Projeto e, portanto, previstos. No entanto, não há controle direto sobre as ocorrências de riscos, que podem receber a influência de acordos e contratos com terceiros.

Segundo o PMBOK, o gerenciamento de riscos inclui os processos que tratam da identificação, análise, respostas, monitoramento, controle e planejamento do gerenciamento de riscos em um projeto. Dessa forma, neste contexto, os objetivos do gerenciamento de riscos é aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos ao projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com