TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de conflitos e evetos críticos

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos

Curso:Tecnólogo de segurança pública

Professor: Oscar Alves Simões Filho

Nome do estudante: Robson Letiere Palhano de Oliveira dos Santos

Data: 12/09/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


Questão 1 (4,0 pontos)

Leia o artigo de Guilherme Langaro Bernardes e Marco Aurélio de Lima Choy – O Poder de Polícia do Exército Brasileiro – uma análise, disponível nas leituras do Tópico de Estudo 1,  e responda:

a) O que é “poder”, para os autores? 

R-Modernamente, o conceito de poder pode ser expresso como a capacidade de determinação, intencional ou interessada, do comportamento das pessoas. Portanto, para que o poder seja exercido há que existir uma relação entre indivíduos ou grupos, podendo uma mesma pessoa está sujeita a diversos campos de poder, sendo simultaneamente sujeito ativo e passivo destas relações.

b) Como os autores entendem o conceito de Poder de Polícia exercido pelo Estado? Faça uma pequena análise, de no máximo 07 linhas, das ideias ali expostas.

R-Entendem que há uma necessidade de que a lei defina as condutas que deveram ser fiscalizadas por esse poder de policia e consagra a divisão entre poder de policia em:  administrativo que tem caráter preventivo e judiciário que atua no campo da repressão.

c) Na visão de juristas descritos no texto, em que situação as Forças Armadas ficam em condições de assumir missões de Garantia da Lei e da Ordem? Faça uma pequena análise, de no máximo 07 linhas, das ideias ali expostas

R-. Na situação de esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144 da Constituição Federal, o emprego das Forças Armadas tem por finalidade a preservação (ou o restabelecimento) da ordem pública e  a realçada preservação (ou restabelecimento) é da competência das Polícias Militares, nos termos da Lei Maior. Em tais situações, portanto, as Forças Armadas porque incumbidas (emergencial e temporariamente), devem desempenhar o papel de Polícia Militar,

d) No que os autores chamam de “campo do poder de polícia administrativo-militar”, quais suas características básicas? Explique-as, em um pequeno texto, de no máximo 07 linhas. 

R- Destina-se à manutenção da ordem pública, devendo apresentar as seguintes características básicas: ter sido convocado por qualquer dos poderes da União: executivo, legislativo ou judiciário; para atuar dentro das diretrizes presidenciais emanadas; após esgotados ou insuficientes os meios policiais dos estados federativos; por tempo determinado e em local específico; assumindo a competência da polícia militar. Um típico exemplo a ser dado é a convocação, pelo poder judiciário, de tropa federal para garantir a segurança pública durante as eleições.

Questão 2 (3,0 pontos)

Quando falamos em Segurança Pública, o que é uma “crise”? O que é um “conflito”? Consulte e extraia da rede mundial de computadores, ou de outra fonte à sua escolha, 02 referências de diferentes autores sobre cada uma das palavras - crise e conflito - lembrando o significado que nos interessa – sua relação com a Segurança Pública e o envolvimento de suas forças de manutenção da ordem. Ao final, elabore um pequeno texto-resumo, de no máximo 10 linhas, expressando sua opinião sobre os significados de “Crise” e “Conflito”. Cite, também em seu texto, 05 exemplos de crises policiais.

R-Crise é uma mudança brusca ou alteração importante no desenvolvimento de qualquer evento, podem ser físicas ou simbólicas, é também uma situação complicada ou de escassez e conflito é o conjunto de duas ou mais situações exclusivas isto é que não podem ter lugar em simultânea por serem incompatíveis. Como exemplo de crises policias podemos citar; rebeliões em presídios, sequestro com refém, desordem em manifestações, briga de torcidas em jogo de futebol, confronto com MST em reintegração de posse.  

Questão 3 (3,0 pontos)

Leia atentamente o texto abaixo:

Em uma tarde, a polícia da cidade de Macunaíma, interior do estado de Maracajá, foi informada de que estava ocorrendo um assalto ao Banco do Estado. Imediatamente, viaturas se deslocaram para o local. Ao chegarem, verificaram que os assaltantes, em número de cinco, haviam se refugiado dentro da agência; e que, com eles, encontravam-se quinze pessoas, entre funcionários e clientes, os quais se tornaram reféns. Os reféns foram colocados nas janelas. Os bandidos, todos encapuzados, passaram a circular sempre tendo como escudo um refém.

O Sargento Peçanha, que havia feito um curso de negociador na capital apresentou-se para efetuar a negociação com os bandidos. Ele era o único policial que dispunha do curso, na cidade. O Major Trabuco ficou encarregado como Comandante do Teatro de Operações. Ambos receberam como orientação, do comando da polícia, empreender ações que visassem, a qualquer custo, a preservação da vida de todos os envolvidos. O Sargento Peçanha, então, passou a conduzir as conversações com os bandidos.

No primeiro contato com os marginais, Peçanha, sujeito “esquentado e nervoso”, disse que ele seria o contato entre seus superiores e os bandidos; e que estava ali para resolver aquele problema. Já neste primeiro contato, assim como nos demais que se seguiram, Peçanha mal deixava os meliantes falarem alguma coisa, sendo sempre o protagonista da conversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (319.8 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com