TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Processos Gerencias

Relatório de pesquisa: Gestão De Processos Gerencias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão de processos gerências

Etapa 1

Passo 1

Pesquisar no PLT 302, e nas bibliografias complementares da disciplina de Processos Gerenciais, que constam no seu Plano de Ensino e Aprendizagem;

1-Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

De acordo com Robert L. Katz, um administrador deve ter Técnica Humana e Conceitual, onde na habilidade técnica, há uma capacidade de conhecimentos de uma especialização. Na habilidade humana deve trabalhar com varias pessoas, entendendo-as e motivando-as.

Entre diversas habilidades destacamos também a capacidade de lidar com os problemas no cotidiano, devido pressão colocada pelo cargo exercido, sendo necessário a superação de forma tranqüila. Polivalência, onde é importante o gestor comandar diversas áreas da empresa, tendo um conhecimento global e holístico. Adaptabilidade para trabalhar em qualquer tipo de empresa, devido às mudanças de missões e visões das organizações. Ponderação para lidar com situações complexas , que exigem decisões importantes e interação, pois o gestor precisa conhecer toda a equipe, pra um bom relacionamento com todos os membros. Se o gestor conhecer o que motiva sua equipe, sabendo lidar e conduzir será não apenas um gestor, mais também um grande líder e certamente será um gestor de sucesso.

2-O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

Empresa - È uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital). Empregam pessoas, utilizando competência e tecnologias, requerem recursos e, sobretudo, necessitam de administração. Toda organização é composta de duas ou mais pessoas que interagem entre si, por intermédio de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns.

Gestor - È a pessoa que pertencente a uma determinada organização, executando tarefas confiadas à gestão, ao mesmo tempo é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização, planejando,organizando, liderando e dirigindo seus liderados, afim de atingir os referidos objetivos. Desenvolvendo planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes.

Empresário - De acordo com código civil de 2002 no artigo 966 ,empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada, para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, articulando capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia, visando o lucro, mesmo que este seja o objetivo para alcançar outras finalidades.

3- Por que as empresas são consideradas sistemas abertos

Podemos considerar as empresas como sistemas abertos, por serem organizações vivas em constante mudanças, e para tais, é necessário grande adaptabilidade, principalmente para ser manter viva em um mercado estritamente competitivo. Nas empresas ou organizações encontramos as entradas, processos e saídas, e para todos, é um ciclo de um grande sistema.

4-O que é missão, visão e valores organizacionais.

Missão organizacional é a razão do negocio e pelo que foi criado. Através da mesma é definida produtos, serviços e tecnologia, ou seja, os modos como serão feitos todos os trâmites do negocio.

Visão organizacional é a imagem definida pela organização a respeito do futuro da empresa, referente o que a empresa será ou se tornará. Na visão são colocados os objetivos a serem alcançados nos próximos anos, orientando os membros quanto ao futuro, ou seja, a transformação do sonho em realidade.

Valores organizacionais nada mais são, do que as crenças e atitudes que ajudam a definir os comportamentos individuais e coletivos. Padrões éticos fazem parte do cotidiano a fim de manter uma imagem licita e correta da organização. O código de ética é documento utilizado para estabelecer valores e padrões como guia para comportamento dos funcionários.

Passo 2

Reunir com os colegas de grupo e debater sobre os conceitos levantados no passo 1, trazendo-os para a realidade empresarial em que você está inserido, ou seja, mostrar como os conceitos pesquisados são entendidos na empresa em que você trabalha. Observar também se você, enquanto profissional, possui as habilidades e competências necessárias para um gestor de sucesso. Os conceitos levantados servirão de base para você trabalhar a teoria na prática nas próximas etapas.

Dentre as experiências vivenciadas pelo grupo, foi escolhido como exemplo, para a realidade administrativa da organização, o trabalho da colega Fernanda que atua no comércio varejista,(loja Caçula) com os respectivos conceitos. Assim como muitas empresas, esta é uma organização de grande porte, com no máximo 100 colaboradores, atuando em setores divididos. Cada setor possui um líder (gestor), sendo todos gerenciados por três gerentes. A forma de trabalho em maioria é manual, devido à grande reposição de produtos em prateleiras. A tecnologia é utilizada de forma branda, utilizando-se o computador pra fazer pedidos, verificar estoque, preço e códigos.

Os objetivos no que diz respeito a valores, missão e eficácia, em muitos casos não são atendidos e entendidos, devido a falta de comunicação entre gerencia e o RH, tendo procedimentos e estatutos deferentes, outra grande falha é cobrança demasiada aos colaboradores sem haver um retorno, que quase sempre vem acompanhamentos com desculpas ou lei da empresa, havendo um contradição nos cumprimentos dos processos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com