TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Processos Organizacionais

Artigo: Gestão De Processos Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÃO 01

a) Pesquise sobre CICLO PDCA e apresente o conceito de 01 autor que não esteja no módulo. [Valor: 0,5]

Segundo Marshall Junioret al (2006), o método PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e tem em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. É imprescindível que estas fases sejam sequenciadas, produzindo a melhoria contínua dentro da organização, instaurando a unificação de práticas. As fases do ciclo PDCA são: Plan (Planejamento), Do (Execução), Check (Verificação) e Act (Ação).

b) Explique de que forma o CICLO PDCA contribui para o desenvolvimento de conhecimento organizacional e possibilita a melhoria contínua. [Valor: 1,0]

O ciclo PDCA tem fundamental importância para todo o conhecimento organizacional pela sua forma de contribuição assertiva e objetiva, ajudando as organizações a obterem resultados. São várias as formas de contribuição, uma delas é a aprendizagem contínua. A busca pelos resultados requer aprendizagem na etapa de planejamento com total aproveitamento, estabelecendo um vínculo significativo.

Outra contribuição é mostrar para as empresas como planejar, pois ela concede o registro do conhecimento por meio do essencial entendimento dos processos com objetivo do desenvolvimento e frequente atualização dos padrões. Possibilitar a socialização e o compartilhamento na execução das tarefas. Capacidade de diagnosticar problemas e buscar soluções para a melhoria, fazer as devidas alterações e atualizações. Estabelecer plano de ação. Padronizar os processos assim que identificado e concluir a aplicação do método PDCA de maneira positiva, maximizando a competividade e caminhando para a melhoria contínua de processos e produtos.

QUESTÃO 02

a) Apresente o CONCEITO de 01 autor (que não esteja no módulo) para PLANEJAMENTO e para PROCESSO DECISÓRIO. [Valor: 0,5]

http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/1022.pdf

Segundo Chiavenato (2004), o planejamento se define na primeira função do processo administrativo, admitindo o estabelecimento dos objetivos organizacionais em função dos recursos necessários para atingi-los de maneira eficaz. É considerado um processo organizacional, que entende o ajustamento da organização ao ambiente em constantes mudanças.

Chiavenato (2011) também destaca sobre o processo decisório como profundo, e envolve características individuais divididas em sete etapas que ajudam a gestão a ter critérios para a tomada de decisão, são elas: Percepção da situação que compromete algum problema (fator situacional); Análise e definição do problema; Definição dos objetivos (decisão de objetivos e metas); Procura de alternativas de solução (diagnosticar problemas); e Escolha da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.

b) Sabendo que planejamento e processo decisório são componentes essenciais para uma gestão empresarial eficaz e para o atingimento de objetivos, explique a COMPLEXIDADE DA TOMADA DE DECISÃO em razão da quantidade de riscos e incertezas existentes no contexto organizacional. [Valor: 1,0]

No processo de tomada de decisão envolve diferentes modelos para que a organização possa se organizar. Toda decisão necessita de estratégia, planejamento, e toda decisão também tem riscos e incertezas. A quantidade insuficiente de informações necessárias ao processo decisório é um fator de incerteza, algo desafiador para os administradores. A tomada de decisão requer uma análise profunda, e processos como: capturar os julgamentos sobre os riscos e incertezas por meio de uma distribuição de probabilidade; Fazer uma análise quantitativa ou análise qualitativa do resultado; Agrupar todos os riscos com os cálculos dos valores esperados. As decisões podem ser programadas ou não-programadas. As decisões programadas têm características de serem repetitivas, estruturadas e rotineiras, são automatizadas e não dependem da ação do decisor, as mesmas são permanentes e servem de guia para a descrição de metas e objetivos. As não-programadas são definidas pela novidade, pela complexidade, são decisões não automatizadas e que dependem da ação do decisor para tomar medidas específicas. É fundamental a qualidade da decisão no processo, pois pode acabar afetando o futuro da organização, é preciso que o administrador tenha a capacidade de compreensão e de escolha, a percepção da realidade organizacional, porque a todo o momento elas são testadas.

QUESTÃO 03

A partir do que estudamos nas nossas aulas sobre os principais fatores que condicionam a formação e adaptação de uma Estrutura Organizacional:

a) Apresente as INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES sobre os seguintes fatores: AMBIENTE EXTERNO e TECNOLOGIA. [Valor: 0,75]

O fator ambiente externo é uma análise voltada para a atenção contínua sobre o efeito das mudanças na estrutura organizacional. Ela avalia como está o relacionamento da empresa com o ambiente externo e possibilita aos administradores a análise do fluxo de decisões, onde são identificadas as necessárias decisões administrativas.

O fator tecnologia é bastante útil para a tomada de decisões. Ela reflete no conjunto de conhecimentos utilizados para operacionalizar as atividades gerenciais, ajudando para o alcance dos objetivos e principalmente, para a competitividade.

b) Indique quais são, em sua opinião, as principais CONTRIBUIÇÕES e PROBLEMAS relacionados ao FATOR HUMANO. JUSTIFIQUE sua resposta. [Valor: 0,75]

O fator humano é muito importante e indispensável para o funcionamento de uma empresa. Ela proporciona o fornecimento de conhecimentos, habilidades, competências, capacidades e acima de tudo capital intelectual. As pessoas nas organizações são fundamentalmente provocadoras de decisões, empreendedoras, criadoras de inovação, são agentes proativo. Toda e qualquer organização necessita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com