TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Recursos Humanos 3 Semestre

Artigo: Gestão De Recursos Humanos 3 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Recrutamento, Seleção e Remuneração..............................................................4.

2.1.1 Legislação e Práticas Trabalhistas....................................................................9.

2.1.1.1 Auditoria em recursos Humanos....................................................................10

4 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho terá como objetivo analisar a situação da empresa da família ‘’Bertocci’’, visando tomar decisões baseadas na integração dos conteúdos baseando-se nas disciplinas estudadas neste semestre.

Também a relevância do planejamento dos processos de RH, promovendo a interdisciplinaridade, integração e outros aspectos envolvendo teoria e prática. Serão inclusos conteúdos sobre Recrutamento, Seleção e Remuneração, Legislação e Práticas Trabalhistas, Auditoria em Recursos Humanos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Recrutamento e Seleção

O profissional que atua no recrutamento e seleção de pessoal promove uma organização com responsabilidade na organização de uma empresa, no entanto, precisa adquirir conhecimento para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que envolvem a gestão da organização.

De acordo com a série ‘’Você é o Dono’’, apresentado no programa Fantástico da Rede Globo em Outubro do ano de 2011, que apresenta aspectos da empresa da Família Bertocci, vê-se que existem vários alguns métodos de recrutamento.

Recrutamento pode ser físico ou virtual, este é um formulário denominado requisição de empregado ou pessoal que registra a solicitação e organização das vagas em uma empresa.

Segundo Santos (1978), o recrutamento pode ser interno ou externo. Amplia, repõe ou renova o quadro de pessoas na empresa. Atraem candidatos por anúncios em jornais e revistas, agências de emprego, escolas e universidades, cartazes ou bancos de dados.

O recrutamento interno utiliza mão de obra de profissionais que já estão no quadro de funcionários, permitindo que haja um aperfeiçoamento, mudança e aperfeiçoamento nos setores, vendo que ás vezes pode gerar comodismo nos funcionários.

O externo possibilita novos talentos, inovações de equipe, atualização de estilos e tendências, novas idéias e aproveitamento de pessoas, todavia, gera maior custo requerendo assim, planejamento e elaboração, dificultando o preenchimento das vagas na empresa.

Para a divulgação das vagas dos cargos de recepcionista e cabeleireiro existente na empresa citada, serão utilizados anúncios contendo características AINDA, e será utilizado o recrutamento externo.

Segundo CHIAVENATO (1999), as técnicas de seleção são para saber as características pessoais do candidato através de seu comportamento. As principais técnicas são entrevistas de seleção: é a mais utilizada, é a comunicação entre duas ou mais pessoas para um melhor conhecimento, oferece estímulos para saber as reações de causa e efeito, ou para saber seu comportamento diante de certas situações.

A seleção classifica e avaliam de forma adequada os candidatos para o preenchimento das vagas, as exigências dos cargos para que possam exercer as devidas funções que visam aumentar a eficiência do desempenho do pessoal e a eficácia da organização.

Para que a seleção proceda de forma mais adequada utiliza-se técnicas e mecanismos que visam avaliar e comparar as qualidades dos candidatos. Dentre estes os mais utilizados são os formulários de emprego que auxilia na redução dos candidatos elegíveis, permitindo a escolha dos que apresentam formação acadêmica específica, experiências ao cargo pretendido e idade.

Os testes são compostos por conjunto de exercícios propostos aos candidatos com intuito de avaliar se os candidatos estão aptos para exercer a função pretendida. Estes testes podem ser de inteligência, onde mede as habilidades intelectuais; de personalidade que avalia os aspectos não cognitivos e dimensão social; de aprendizado avaliando os conhecimentos técnicos; testes biológicos ou fisiológicos, estes científicos ou genéticos que identificam a probalibidade dos candidatos em contrair doenças e detectar o uso de drogas e ainda os testes de valores que busca identificar a valorização diante de questões de natureza ética.

Além dos testes existem as simulações de desempenho, onde o candidato desempenha uma mostra da função para qual está concorrendo. Esta se divide em amostragem de trabalho, adequado para seleção de cargos de natureza técnica e rotineira, também os centros de avaliação, que se adéqua na seleção de administradores.

Nas entrevistas há um contato direto entre o candidato e o avaliador, possibilitando o esclarecimento de dúvidas, podendo ser face a face, de painel, em série, de pressão, de grupo ou social, ambas planejadas e estruturadas cuidadosamente.

Os candidatos aos cargos de recepcionista e cabeleireiro da empresa supracitada serão avaliados também por meio da análise de currículo, este que descreve a formação dos candidatos por meio de relatos que formalizam o interesse de inscrição no processo seletivo.

Testes práticos que apontarão os pontos fracos ou fortes apresentados pelo candidato, e testes de conhecimentos gerais para avaliar noções de cultura ou aspectos genéricos do conhecimento ou específicos que avaliam conhecimentos técnicos ou científicos.

Durante a entrevista de emprego seriam feitas as seguintes perguntas:

1- Você trouxe currículo?

2- Por que precisa do emprego?

3- Por que deixou o emprego anterior?

4- Quais as empresas onde já trabalhou?

5- Do que você gostava e do que não gostava do emprego anterior?

6- Como você avalia a empresa em que estava?

7- O que costuma fazer nas horas vagas?

8- Por que se interessou em trabalhar na empresa?

9- Você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com