TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Organizacional

Por:   •  5/7/2015  •  Exam  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

- Competências intelectuais: São as competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.

Na Segurança do Trabalho essa competência é aplicada principalmente na segurança dos trabalhadores, com medidas preventivas e corretivas, treinamentos, palestras e especializações de seus colaboradores para assim evitar acidentes e contra tempos.

- Competências interpessoais: São as características dos gestores que devem lhe permitir manter um bom relacionamento com toda sua rede de contatos: equipe de trabalho, colegas, superiores, clientes, dentre outros. Quanto mais alta a posição que se ocupa em uma empresa, dependendo da atividade, as competências interpessoais podem ser até mais importantes para os administradores do que as competências técnicas.

Um bom Técnico de segurança tem que ser uma pessoa comunicativa e compreensiva com seus colaboradores, sabendo identificar e corrigir as dificuldades e limitações da cada um, aplicando soluções para um trabalho realizado com prazer e perfeição e assim, recompensando-os quando necessário para uma melhor relação profissional entre ambos.

- Competência técnica: corresponde aos conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, da equipe e da organização, são peculiares de cada profissão.

Os profissionais de Segurança do Trabalho tem que ser bem capacitados no ramo de segurança, como dominar as leis trabalhistas e legislação, e principalmente ter total conhecimento das Normas Regulamentadoras NR`S, entre outras.

- Competência intrapessoal: refere-se às relações, reflexões e postura da pessoa no que tange a ela própria, como: auto-análise, autocontrole, capacidade de organização pessoal, de desenvolver as próprias potencialidades e superar vulnerabilidades e administração do próprio tempo.

Quanto ao que se refere à segurança do trabalho, a competência intrapessoal é importante para que o técnico tenha conhecimento de si próprio diante das suas responsabilidades, ao mesmo tempo em que deverá avaliar as suas decisões e realizar as alterações cabíveis de acordo com as necessidades de alcance de suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com