TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão RH_ Treinamento e Desenvolvimento

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Neste estudo faremos uma análise com o propósito de buscar conhecimentos teóricos, com vista a ampliar e consolidar os conceitos na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas na reestruturação de recursos humanos.

Verificaremos a real dificuldade de se administrar pessoas, pois cada ser humano possui uma característica que o deixa mais flexível ou não para tomada de decisão.

Buscaremos incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, motivados e dispostos a melhorar seus desempenhos de modo que os objetivos pessoais e organizacionais sejam atingidos.

Teremos como necessidade principal a qualificação e capacitação dos colaboradores para que consigam alcançar melhores resultados com qualidade de vida e segurança dentro da organização.


  1. DESENVOLVIMENTO

Perceberemos com a atual competição que se configura nas organizações, a importância do treinamento e o desenvolvimento, no sentido de adequar as pessoas. Treinamento é visto como ações educacionais de curta e média duração, enquanto o desenvolvimento se foca nas ações educacionais que apóiam os programas de qualidade de vida, orientação profissional e gestão de carreira.

A partir dos requisitos das tarefas, programas de treinamento profissional eram estruturados e consistiam em conjuntos de exercícios de velocidade, precisão, acuidade e automatismos, transmissão de informações e mudanças de atitudes, tendo em vista aproximar o desempenho do padrão esperado no planejamento (MALVEZZI, 1999, p. 23).

Assim, é importante definir. No planejamento de um programa de treinamento devemos englobar os seguintes itens: o que treinar, quem deve aprender, quando deve ser ensinado, onde deve ser ensinado, como se deve ensinar e quem deve ensinar. Consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar. Devemos nos atentar para quatro aspectos importantes, que são os objetivos instrucionais, a prontidão e a motivação dos treinados, os princípios de aprendizagem, e as características dos instrutores.

Entenderemos os tipos de treinamentos empregados nas organizações como no local de trabalho (on the job) utilizado para cargos não gerenciais, e possui a vantagem de permitir experiências práticas sob as condições do trabalho e propiciar a construção de relacionamentos entre os funcionários. As variações desse tipo de treinamento englobam o treinamento introdutório, a rotação de cargos, e os programas de estágios e trainee. Treinamento fora do local de trabalho (out the job) é realizado fora do ambiente de trabalho e pode acarretar em benefícios para a empresa, pois ele é mais formal e permite a imersão total do funcionário nos ensinamentos. As técnicas mais utilizadas são: palestras, seminários e conferências, simulações, dramatizações, estudos de caso e jogos de empresa. Os avanços ocorridos na área de tecnologia e comunicação possibilitaram uma ampla expansão do ensino à distância permitindo a realização de treinamentos baseados nessas tecnologias.

Toda atividade que se desenvolve em grupo, que objetiva integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, será denominada dinâmica de grupo. Os jogos aplicados em treinamentos é um processo vivencial que exige a relação entre as pessoas. È uma competição, saudável, entre pessoas de interesses comuns, que visa da simples recreação à viabilização de algum aprendizado, reflexão ou correlação com a prática do dia-a-dia. O jogo traduz e reflete muito do real, vivenciado pelas pessoas, nas diversas áreas e situações onde estão inseridos. O esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários pode envolver a transmissão de informações, o desenvolvimento de habilidades, o desenvolvimento e modificação de atitudes, ou o desenvolvimento de conceitos.

Perceberemos a eficiência do treinamento avaliando a reação, o aprendizado, o comportamento e o resultado obtido.

A ocorrência de acidente grave ou fatal em uma organização acarreta a responsabilidade civil (empregador) e criminal (chefia). É notório que os acidentes causa inúmeros prejuízos. Funcionário sofre com lesão física, abalos psicológicos e incapacitados para exercer suas atividades laborais. Empresa pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento, perda de tempo com investigação do acidente e indenização para trabalhador e família.

O programa de saúde e segurança do trabalho é um conjunto de normas que regem a prevenção de acidentes, para eliminação das más condições de trabalho ou pela preparação do trabalhador para enfrentá-las. A estrutura deste programa nas organizações está ligada diretamente ao acompanhamento periódico da saúde do trabalhador e a promoção de atividades que visam inibir todas as oportunidades de risco. O planejamento é realizado através da condição da saúde de cada indivíduo, investigando seu histórico profissional e sua condição de moradia. A avaliação deste programa é através dos exames médicos como: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional.

Perceberemos na pratica, a empresa desenvolve o PPRA e posteriormente o PCMSO. Para elaboração dos dois programas deverá existir uma gestão eficaz e profissional qualificados. O PPRA tem como objetivo identificar, avaliar e controlar os riscos ambientais e o PCMSO vai definir quais exames médicos deverão ser realizados conforme os riscos identificados.

Poderemos definir liderança como a capacidade de exercer influência sobre outros indivíduos. Assim, a liderança é relacional, pois só existe líder quando existem liderados. A autoridade formal fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com