TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas - Gerações

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A recente necessidade de se nomear gerações devido às diferentes características de diferentes épocas fez surgir o que hoje conhecemos pelas gerações Baby Boomers, Geração x, y e z e a mais recente geração Alpha.

        Assim, fica mais fácil perceber as diferenças entre um adolescente do século XIX e um adolescente do século XX, ou dos anos 60, 90 por exemplo.

Baby Boomer

        Baby Boomer foi a definição usada para a geração das crianças nascidas durante uma explosão populacional – daí o termo Baby Boomer em inglês ou em uma tradução livre Explosão de Bebês. Assim, podemos tomar esse termo como uma explosão populacional.

        Essa faixa etária refere-se aos filhos da Segunda Guerra Mundial, quando houve explosão populacional, final da década de 1940. Estudiosos justificam o fato como uma necessidade de aumentar a reprodução mediante ameaça ou perigo do período.

        Na prática, os Baby Boomers são considerados os nascidos entre 1946 e 1964, sendo assim separados em duas gerações:

  1. Primeiros Baby Boomers (1946 a 1954)
  2. Boomers Posteriores (1955 a 1964)

Temos como único evento histórico de definição da Geração Baby Boomer a Guerra do Vietnã. Como os Boomers Posteriores, não podiam se alistar, eles tiveram uma experiência muito diferente dos Primeiros Boomers, criando uma lacuna no meio de uma única geração.

Os primeiros Boomers mencionam os assassinatos de John Kennedy e Martin Luther King, o homem pisar na Lua, a Guerra do Vietnã, a liberdade sexual, o movimentos pelos direitos civis e protestos e subversões.

Por outro lado, os Boomers Posteriores mencionam Watergate, a Guerra Fria, a inflação elevada e escassez da gasolina.

São considerados assim, pais das gerações x, y e parte da z.

Essa geração tem como características uma consolidação de renda com um padrão de vida mais estável. Além disso, não apresentavam-se influenciados pela marca na hora da compra, apresentando maior preferência por produtos de alta qualidade ao invés de quantidade. A geração também baseava-se por experiências passadas tomadas como exemplos e não apresentavam-se influenciados facilmente por outras pessoas. Os Baby Boomers eram firmes e maduros nas decisões além de não verem obstáculos, como o preço, para perseguirem um objetivo.

Geração Alpha

Os nascidos a partir de 2010 de Geração Alpha: conectados com a tecnologia desde o berço.

“O mundo não precisa formar mais gente que pense igual aos outros, precisa de gente que pense diferente.” (Denis Russo). Em linhas gerais, é essa a frase que resume a geração Alpha, aquela dos que nasceram depois do ano 2010. Mas você sabe qual é a diferença entre essa e as outras gerações? A interação com a tecnologia desde muito cedo é o grande diferencial ao compararmos com as outras gerações ­- em específico a Y e a Z, que já tinham acesso à tecnologia, porém de uma forma menos intensa

[pic 1][pic 2]

O acesso dessa nova geração à informação é totalmente diferente do que aconteceu com as anteriores. Consequentemente, o processo educacional também mudou, já que essas crianças estão cada vez mais ativas, independentes e adaptadas desde muito cedo às diferentes tecnologias. Especialistas acreditam que crianças nascidas após 2010 são, de fato, mais evoluídas que as outras gerações. “Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes”, comenta a psicóloga Fernanda Fúria. Essa mudança traz um desafio aos pais e aos professores: como educar uma geração que não se contenta apenas com os meios tradicionais de ensino e que exige um aprendizado mais dinâmico, acelerado e conectado às tendências tecnológicas? Devemos convir que uma criança que desde cedo tem acesso a dispositivos como smartphones, tablets, câmeras fotográficas e videogames não se contentará em ter como método de estudos apenas uma sala de aula fechada, lápis e cadernos, não é mesmo? A tendência é que, em um futuro não muito distante, o aprendizado seja customizado, com materiais apropriados de acordo com o perfil da criança e focado no que ela gosta, precisa e sabe fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (178.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com