TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

Anhanguera

Curso: Tecnológico em Recursos Humanos

Disciplinas: Gestão de Pessoas e Técnicas de

Administração de Pessoal

Alunos: Joaline Ferreira de Lima/ RA 87451524

Desafio Profissional

Tutor: Leon Hipólito Olinto

João Pessoa

30-03-2015

Sumário

Tópico Pág.

1 Introdução........................................................................................... 1

2 Supersoft............................................................................................ 2

3 Diagnostico......................................................................................... 3

4 Plano de Ação.................................................................................... 4

4.1 Programas de Relações Internas.................................................... 5

4.2 Recrutamento e Seleção................................................................. 7

4.3 Cálculos Trabalhistas...................................................................... 8

4.4 Planos de Cargos e Salários........................................................... 9

5 Conclusão......................................................................................... 10

6 Anexos.............................................................................................. 11

7 Bibliografia........................................................................................ 17

1 Introdução

É sabido que a gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pela contribuição de capital intelectual (humano) que simboliza a importância do fator humano em meio a Era da Informação; assim sendo as pessoas aumentam ou reduzem as forças e/ou fraquezas de uma organização, dependendo de que maneira as mesmas são tratadas.

De forma que gerir, coordenar e integrar pessoas, tempo, dinheiro etc., são funções de administradores. Administrar é fazer com que as coisas sejam feitas da melhor maneira possível, utilizando das técnicas e recursos disponíveis, a fim de obter bons resultados, procurando direcionar eficiência, habilidades e soluções práticas para atingir os objetivos.

Verificando um artigo sobre a importância dos Recursos Humanos (RH) dentro de uma empresa, que dizia como a área de RH atua nas organizações, transformando-as em empresas estratégicas, atuando com eficiência para a melhoria dos projetos, garantindo o sucesso da empresa; a Sra. Leonora Randsoft, diretora administrativa e uma das sócias fundadoras da empresa Supersoft LTDA que trabalha com o desenvolvimento de aplicativos para controle de estoque em pequenos supermercados, possuindo também contratos de locação, manutenção e suporte dos sistemas Supersoft; viu-se diante da necessidade de resolver alguns problemas como: queda no faturamento, perda de clientes e absenteísmo, que sua empresa vem passando há alguns meses.

Diante dessas dificuldades, Leonora apresentou o artigo citado a seu irmão e sócio Agenor Randsoft, e ambos concordaram com a contratação de um Consultor de RH para ajudar a Supersoft a ter um plano de ação para solucionar os problemas detectados.

Desta forma, o desafio é simular praticas de Gestão de Pessoas e departamento de pessoal, de modo a desenvolver algumas habilidades envolvidas no cotidiano de um Gestor de Pessoas

1

2 Supersoft

A Supersoft LTDA é uma empresa no segmento de informática que trabalha com o desenvolvimento de aplicativos para controle de estoque em pequenos supermercados.

Criada há cinco anos, tem como visão, ser líder no fornecimento de sistemas de controle de estoques a pequenos e médios supermercados com tecnologia de ponta. É uma empresa familiar que foi fundada pelos irmãos: Agenor Randsoft 42 anos, diretor de produção e vendas, formado em engenharia da computação; e Leonora Randsoft Bartiro 48 anos, diretora administrativa, formada em administração de empresas.

Localizada em Perdizes (São Paulo- Capital), a Supersoft conta atualmente com seis funcionários (um desenvolvedor de sistemas, um vendedor, uma auxiliar administrativo, uma recepcionista, uma faxineira e uma secretária). A relação comercial da empresa envolve contratos de locação do sistema Supersoft, assim como contratos de manutenção e suporte.

Atualização tecnológica, clientes em primeiro lugar, comprometimento e qualidade no atendimento são valores da empresa.

Seu faturamento mensal costumava ser em torno de R$150.000,00; há três meses, a Supersoft vem passando por problemas do tipo: queda de 20% do faturamento mensal, perda de clientes e abstenção de pessoal. Diante desses problemas, Agenor e Leonora reuniram-se para falar sobre a situação da empresa e chegar a um acordo sobre quais decisões seriam tomadas, houve um impasse, pois Agenor sugeriu a contratação de um consultor em finanças e Leonora sugeriu um consultor em Recursos Humanos.

O impasse foi resolvido quando Leonora apresentou a Agenor em artigo sobre a importância dos Recursos Humanos (RH) dentro de uma empresa; assim, Agenor concordou com a contratação de um consultor em RH; para auxiliar a Supersoft a alcançar seus objetivos, melhorar seu desenvolvimento e realizar sua missão.

2

3 Diagnostico

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com