TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getao De Pessoas

Artigo: Getao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas.

Estamos numa época que tudo esta mudando rapidamente e intensamente e todas as áreas e não seria diferente na área de Recursos Humanos.

A Gestão de Pessoas é formada por pessoas e organizações, e ambas passam boa parte da vida juntas, dependendo sempre uma da outra para alcançar sucesso, o funcionário depende da organização pra alcançar metas pessoais e individuais e sem funcionários não há organização e a organização depende do individuo para atender seus clientes, prestar serviços, competir no mercado, atingir seus objetivos, crescimento e ter uma longa existência no mercado.

A Gestão de Pessoas hoje é de suma importância para o sucesso e crescimento das empresas, pois estamos num mundo globalizado e muito competitivo, pois cada organização tem implicações e negócios diferentes, e é isso o objetivo e a função da Gestão de Pessoas, atingir metas, objetivos saber empregar as habilidades, competências e que as forças de trabalhos das pessoas sejam mais produtivas beneficiando assim clientes parceiros e empregados realizando a missão da organização.

Hoje as organizações veem que é necessário em primeiro passo capacitar sempre seus colaboradores bem motivados e treinados aumentando a satisfação no trabalho desenvolvendo e mantendo uma qualidade de vida no trabalho, administrando mudanças e mostrando a visão e estratégias da organização e convidando-os a participarem juntos do crescimento.

Há três aspectos na Gestão de Pessoas, como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais como parceiros da organização. Há também seis processos básicos: o de agregar, de aplicar, de recompensar, de desenvolver, de manter e de monitorar pessoas.

Hoje o desafio das empresas é administrar bem seus recursos humanos, porque são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas, é saber como selecionar e desenvolver líderes, como atender melhor os clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos de mão de obra e ao mesmo tempo manter um tratamento justo aos empregados. Levantar as condições organizacionais que são enfrentadas; planejar os objetivos na área de gestão de pessoas juntamente com os objetivos da organização; avaliar os resultados constantemente. O processo de gestão de pessoas envolve: Processo de Provisão, Processo de Aplicação, Processo de Manutenção, Processo de Desenvolvimento e Processo de Monitoração.

Tempos modernos de Charles Chaplin vemos às péssimas condições de trabalho, as árduas horas de trabalho e o desempenhar repetitivo do apertar parafusos e puxar de alavanca. Com esse tipo de divisão de tarefas não era permitido ao trabalhador saber o que afinal estava produzindo: como o trabalhador não participava das demais etapas do processo produtivo ele perdia a noção total de produto.

“Muitas características do fordismo também são encontradas no estilo de McDonald's: a homogeneidade dos produtos, a rigidez das tecnologias, as rotinas padronizadas de trabalho, a desqualificação, a homogeneização da mão-de-obra (e do freguês), o trabalhador em massa e a homogeneização do consumo (...) nestes e em outros aspectos, o fordismo continua vivo e forte no mundo moderno.” (RITZER apud BEYNON, 1995, p.12)

Destaca-se também nesse ambiente a tentativa de controle total do funcionário por parte do capitalista. Um responsável controla a linha de produção no que diz respeito ao seu andamento, enquanto o patrão dita a velocidade da produção através de uma grande tela. A utilização de uma tela para o controle dos funcionários inclusive o operário é observado até dentro do banheiro, não há nenhuma preocupação com a saúde física ou mental dos funcionários, os patrões querem lucro, lucro, e as empresas de hoje? Ainda estão longe de serem perfeitas e ainda falta muito para mudar esse tipo de conduta, há empresa de grande porte que a cada dia cresce o numero de clientes, que automaticamente cresce o numero de serviços, mas o numero de funcionários, não cresce, e muitos desses funcionários acabam doentes, fisicamente e também psicologicamente (estresse) algumas estão se adequando, especializando funcionários, conversando com eles para saberem o que deve ser feito para melhorar o ambiente de trabalho, incentivos como remunerações, capacitando e incrementando o desenvolvimento pessoal e profissional, criar condições satisfatórias para o funcionário.

Recrutamento e seleção de pessoal.

Recrutamento e Seleção é um fator que nunca irá faltar numa organização, ele consiste na procura de candidatos para determinadas funções, que a partir de uma entrevista grupal e principalmente individual, conhecerá o perfil do candidato por exemplo, como se porta diante de outras pessoas ao até diante a pressão da entrevista e se o mesmo poderá fazer parte da empresa.

Organização: Caixa Econômica Federal.

Questionário.

1-Como é feita a seleção de funcionários? Há algum tipo de treinamento?

R- Nosso processo seletivo é feito através de concurso e depois de convocados através de um telegrama marcamos exames de saúde física e psicotécnica com médicos especializados, a seguir entram num treinamento especifico para função a desempenhar.

2- Como o gestor define o sucesso e o crescimento da instituição?

R- O bom relacionamento com o cliente prestando um serviço de qualidade cumprindo os prazos prometidos ao mesmo.

3- E o crescimento de um funcionário? Como você identifica?

R- Todo funcionário que se interessar por uma carreira dentro de nossa instituição com ética e competência tem várias chances, pois abrimos vagas para seleções constantemente.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL S/A.

Segmento Bancário.

Empresa de grande porte.

Publico alvo pessoa física e jurídica.

Número de funcionários: média de onze mil funcionários.

Em 12 de janeiro de 1861, D. Pedro II rubricava o decreto no 2.723, de apenas 14 linhas, que implantava oficialmente a Caixa Econômica da Corte. A instituição nasceu com a missão de ser o banco dos pobres, ou “o cofre seguro das classes menos favorecidas”, como chamou, na época, José Maria da Silva Paranhos, visconde do Rio Branco.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com