TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização nos Serviços Diversos

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/

Globalização

A globalização e um fenômeno global é um processo que faz integração em caráter econômico, social , politico e cultural entre diferentes países.

A globalização e fruto de evoluções ocorridas principalmente nos meios de comunicação e de transportes,trazendo assim para o cotidiano a possibilidade de encurtar as distâncias,isso diminui muito o “tempo de espera”.Antes uma viagem entre dois continentes era feita em quatro semanas ,hoje  essa mesma viajem leva algumas horas,qualquer fato ocorrido fora do continente era trazido ao nosso conhecimento semanas depois,hoje sabemos em tempo real.

A globalização surgiu para que pudéssemos atender a um mercado que já estava “defasado”foi o meio encontrado para buscar novoshorizontes,a globalização e a fase mais avançada do capitalismo! ,com o declínio do socialismo o capitalismo tornou-se dominante no mundo ,a integração mundial se deve basicamente por dois fatores:

Inovação tecnológica e Incremento no fluxo comercial.

As inovaçõestecnológicas,principalmente nas telecomunicações e informática promovem a globalização, È a partir da rede de telecomunicações(telefone fixo,móvel, internet, televisão ,fax, outros) que foi possível a difusão entre essas empresas e instituições financeiras, ligando todas mundo a fora.

O transporte também é palavra chave desse processo de globalização, principalmente o marítmo , pois através do mar ocorre  grande parte das transações  comerciais importação e exportação. Ele possui capacidade de transportar elevadas cargas, o que permite que um mesmo produto seja encontrado em várias partes do planeta.

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas,as multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diversos campos diferentes,outracaracterística da globalização e a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer  no mercado que esta cada vez mais competitivo.

A globalização não e um fenômeno novo como muitos pensam, ela esta presente desde a antiguidade, Alguns povos primitivos passaram a explorar o ambiente em que viviam no final do século XV os europeus viajaram pelos mares a fim de ligarem oriente com ocidenteovas tecnologias que, depois veio a revolução industrial onde os países industrializados exerceram maior destaque sobre os demais no mundo. Então no fim dos anos 70 a palavra globalização passou a ser falada fora das discussões econômicas facilitando assim as negociações entre países ,nos anos 80 começavam a ser difundidas mundo a fora que uniriam ciência e produção  por exemplo: Nas fabricas robôs ligados a computadores aceleravam (e aceleram)a produção ocasionando a diminuição da mão-de-obra necessária ,Outro exemplo são as redes de televisão que facilitam ainda mais a realização dos negócios com sua transmissão em tempo  real.

A globalização envolve todos os países ricos, pobres, grandes ,pequenos e atinge diretamente todos os setores da sociedade .Por esse motivo há um fenômeno nos dias atuais, há todo momento precisamos nos atualizar a globalização muda nosso cotidiano , nossa forma de pensar, as coisas mudam  muito rápido e temos que acompanhar essas mudanças, o território mundial está mais integrado ,mais ligado, a globalização está em nossas vidas quer nos dermos conta  ,quer não ,não podemos negar também que isso nos traz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com