TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um estudo organizacional do clima?

Projeto de pesquisa: O que é um estudo organizacional do clima?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO 1: O que é Pesquisa de Clima Organizacional

A análise de clima foi desenvolvida inicialmente por litwin e stinger (1968) e tem por objetivo, determinar o clima organizacional através da medição do grau de motivação dos membros da mesma organização. (MELLO, 2008).

Segundo ALVARÃES, 2008, o momento atual, do ponto de vista organizacional, exige agilidade e presteza em informações e também nas soluções aos diversos problemas que possam surgir no ambiente organizacional, se interligarmos todas as peças funcionais deste ambiente de maneira eficiente, será possível a criação de planejamentos estratégicos que impliquem em resultados eficazes. Se considerarmos o desenvolvimento profissional como um conjunto de metas partilhadas entre líderes e colaboradores, a gestão de pessoas assume extrema importância na organização.

È dentro da gestão empresarial, no setor de Recursos Humanos da empresa, ou em serviços terceirizados, que surge a Pesquisa de Clima Organizacional, valiosa ferramenta de Gestão Estratégica que além de permitir a análise interna e externa do clima organizacional da empresa, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, proporcionando, através de planos e ações, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando a consecução e a superação dos resultados pré-estabelecidos pela empresa focada.

CAPÍTULO 2: Para que serve, qual sua importância e quais são os benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

Segundo GOMES, 2008, a Pesquisa de Clima Organizacional, em primeiro lugar, visa proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, juntamente com o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação ou insatisfação dos colaboradores (empregados) na empresa focada e também das demais pessoas que com eles interagem. Neste contexto, o clima organizacional retrata o estado de satisfação dos colaboradores em relação a diversos itens, dentre os quais podemos citar: ao seu trabalho, a empresa; a ele mesmo; aos colegas de trabalho, ás condições de trabalho; á sua chefia ou

gerência, etc, também visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as realizadas no cotidiano.

È contatável, junto a grande parte dos profissionais que administram empresas, a conclusão relativa á importância das pesquisas internas.

Se as pesquisas de mercado e de opinião pública são reveladoras do microambiente (KOTLER,1998), possibilitando análises internas, e sendo possível também transformar ameaças em opurtunidades, por que não realizá-las no meio organizacional?

A constatação sobre a convicção da importância das pesquisas internas é referendada por várias autoridades no assunto, vejamos algumas citações de autores nacionais, em recentes depoimentos: ”atualmente, torna-se cada vez mais necessário á área de RH mensurar suas ações através de procedimentos técnicos que possam respaldar ao máximo sua atenção nas organizações” (DUTRA E KAHALE, 2008); “pesquisa de clima é uma importante ferramenta de gestão na qual analisamos a variável” Ambiente Interno-Alavancadores e vulnerabilidades “do Planejamento Estratégico da empresa” (VIANNA, 2008); “... é o mais importante instrumento de apoio para implementações consistentes de processo de melhoria contínua” (LUZ, 2008); “... visa conciliar as aspirações dos empregados com as aspirações dos empregadores” (LOPES, 2008); “... para melhorarmos nossa relação com cliente, faze-lo consumir mais nossos produtos, precisamos necessariamente ouvi-lo, o mesmo acontece internamente” (INSTITUTO MVC, 2008).

Vale ressaltar que a demanda para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional decorre, principalmente, do desenvolvimento do Planejamento estratégico Empresarial.

Entre os benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional, podemos citar alguns importantes:

• O alinhamento da cultura com as ações empregadas na organização;

• O crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;

• A integração dos diversos processos e áreas funcionais;

• O melhoramento da comunicação; e exclusão de burocracia desnecessária;

• Melhora a organização, flexibilidade e agilidade das atividades da empresa focada;

• Procura identificar as necessidades de

treinamento, desenvolvimento pessoa/gerencial e de educação empresarial;

• Enfoca o cliente interno/externo e otimiza as ações gerencias, tornando-as mais consistentes.

CAPÍTULO 3: Quanto a metodologia, desenvolvimento, e análise da Pesquisa de Clima Organizacional

Segundo GOMES, 2008, quanto ao desenvolvimento e metodologia da pesquisa, é necessário que contemple os seguintes passos:

- coleta de dados (questionários, entrevistas e análise de documentos);

- tabulação e análise estatística de dados (quantitativa e qualitativa);

- apuração e análise de resultados (por área e segmento) e- elaboração do relatório final.

Aqui temos um modelo de questionário utilizado na Pesquisa de Clima Organizacional, este contempla 40 (quarenta) itens específicos por segmento e direcionados para cada tipo de empresa e suas características peculiares:

Os itens podem ser desdobrados por segmentos, (vide anexo 1).

Os desdobramentos por segmentos permitem que se identifique como está a situação do clima organizacional pela visão dos colaboradores quanto as seguintes situações:

- da mudança ou do conflito,

- dos estilos gerencias,

- da forma como encara seu trabalho,

- da imagem da organização, da chefia e de si próprio,

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com