TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional - Clima Organizacional

Relatório de pesquisa: Cultura Organizacional - Clima Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de teoria comportamental

Aluno: Mariano Jorge

FACIG

Prof. Nadja Medeiros

3º período ADM.

Cultura organizacional – Clima organizacional

Definição

Entendemos a cultura organizacional como um conjunto de representações imaginário.

Sociais, construídas e reconstruídas nas relações cotidianas dentro da organização, que são expressas em termos de valores, normas, significados e interpretações visando a um sentido de direção e unidade, e colocando e organização como fonte de identidade e de reconhecimento para seus membros.

Cultura organizacional é o conjunto

de atributos físicos e psicossociais de uma organização que caracteriza o seu modo de ser e determina sua identidade.

Organizações são agrupamentos de pessoas e de recursos realizando atividades a fim de alcançar objetivos comuns. Uma organização tem uma razão de ser, uma missão, e para que esta seja executada com mais eficiência é necessário que haja uma relação estável entre as estratégias, as decisões, as atividades e os recursos disponíveis.

Uma organização é o resultado de como seus membros pensam, sentem e agem.

Sabe-se que as atividades variam de uma organização para outra. Também é notório que há relações espontâneas que ocorrem em toda atividade humana, sem qualquer objetivo determinado, consciente ou preciso. O trabalho, por ser uma atividade tipicamente grupal, lida com duas faces das organizações: as relações informais inerentes a qualquer interação humana e a estrutura formal.

A partir dessa abordagem, pode-se concluir que cada organização é um sistema social complexo, com características próprias, únicas, que são aprendidas e compartilhadas por um grupo de pessoas. Isso é a Cultura Organizacional

Importante ressaltar que Cultura Organizacional é um conceito descritivo, ou seja, se refere à forma como os funcionários percebem as características da organização, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. Isso diferencia o conceito de Cultura do conceito de Satisfação no trabalho (que é avaliativo).

Cultura Organizacional

PERÍODO CONCEITUAÇÃO SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL

Do início da década de 1960 até o final da década de 1970 Ligação do conceito de cultura com o processo de desenvolvimento organizacional;

Concepção do que são valores;

Cultura como instrumento de melhoria para as organizações

Pouco interesse em tratar cultura como vantagem competitiva.

Do início da década de 1980 até o início da década de 1990 Estabelecimento de valores, padrão de comportamento, ritos, mitos e redes de relacionamento complementares;

A importância de se estudar a cultura organizacional era ligada à capacidade de conduzir a empresa para o sucesso.

Dos meados dos anos 1990 até o momento atual Definição e inclusão do conceito de cultura organizacional como ativo intangível das organizações;

Mensuração da cultura e seu uso em um contexto de estratégia empresarial;

Associação de valores éticos nas organizações.

A cultura, tanto na sociedade quanto na organização, é composta de três dimensões interdependentes: a material, a psicossocial e a ideológica

Material

Relação das pessoas com o ambiente físico - estrutura da organização, trabalho, recursos, materiais e tecnologia.

Psicossocial

Relações das pessoas entre si, abrangendo a estrutura funcional e de poder, por meio das relações formais e das informais.

Ideológica

Relações das pessoas com os valores, normas, filosofia, arte e outros elementos afins, sejam evidentes, sejam não manifestos.

A cultura engloba:

• Estabilidade Estrutural - para algo se tornar cultural, além de ser compartilhado com os integrantes do grupo, precisa ser reconhecido como estável.

• Profundidade - é a parte inconsciente para o grupo, sendo menos tangível e menos visível que outros aspectos desse grupo.

• Largura - é penetrante e influencia todos os aspectos de como a organização procede com suas atividades, seus vários ambientes e operações internas.

• Padrão ou Integração - sugere que os rituais, o clima, os valores e os comportamentos formam um conjunto coerente; esse padrão ou integração é a essência da cultura.

A cultura é algo presente na estrutura, nos processos e nas pessoas de uma organização, interferindo de forma determinante no seu desempenho. Tais características tornam a cultura muito difícil de sofrer mudanças - mas não é impossível mudá-la.

No processo de análise da cultura organizacional é importante destacar que nenhuma organização é igual à outra, ou seja, cada uma possui sua própria identidade. Existem, por exemplo, culturas conservadoras, que se caracterizam por sua rigidez e tradição, e culturas adaptativas, que são flexíveis e maleáveis.

Características

Com base nas definições de diversos autores, podem-se exemplificar as seguintes características:

• Estabilidade

• Profundidade

• Largura

• Determinada historicamente (pelos fundadores e líderes)

• Construída socialmente: criada e preservada pelas pessoas da organização

• Cada organização forma a sua própria cultura

CLIMA ORGANIZACIONAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com