TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  28/9/2020  •  Artigo  •  4.145 Palavras (17 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 17

INTERVENÇÃO A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

SANTOS, Rosimeire Maria dos [1].

BELANI ,Mônica Luzia Forte[2]

RESUMO

A indisciplina dos alunos agregada à inconveniência pode atrapalhar o trabalho do professor em sala de aula, e também, desconstruir as relações e vínculos entre professor-aluno e aluno-professor. O projeto em questão apresenta como objetivo de mediar este embate e sensibilizar cada um no papel de educador está propondo o seguinte plano de ação. Plano este que traz em seu bojo um estudo sobre a Indisciplina no âmbito escolar, bem como propõe ações para amenizar o problema, as principais causas e possíveis mediações deste problema em sala de aula, além de contribuir para uma melhor prática de ensino através dos resultados alcançados. A partir de uma abordagem qualitativa que foi realizado através do projeto de intervenção por meio de estratégias metodológicas como: exibição de vídeos, dinâmicas sobre ética e valores humanos nas aulas de Sociologia na Escola X baseadas no desenvolvimento a partir da observação direta de aula com maiores problemas de indisciplina. A indisciplina na sala de aula  gira em torno de dois agravantes principais: a falta de interesse e a falta de limites dos alunos. Os principais motivos que podem levar o aluno a demonstrar um grau de desinteresse ao realizar as aulas são: a relevância dos conteúdos a ser transmitida e a relação interpessoal entre professor e aluno.

 Palavras-chave: 1. Indisciplina 2. Sala de aula 3. Sociologia

ABSTRACT

He indiscipline of the students added to the inconvenience can disrupt the work of the teacher in the classroom, and also, deconstruct the relationships and links between teacher-student and student-teacher. The project in question aims to mediate this struggle and to sensitize each one in the role of educator is proposing the following action plan. This plan brings in its study a study on Indiscipline in the school environment, as well as proposes actions to mitigate the problem, the main causes and possible mediations of this problem in the classroom, besides contributing to a better teaching practice through the results achieved. From a qualitative approach that was carried out through the intervention project through methodological strategies such as: video exhibitions, dynamics about ethics and human values ​​in classes of Sociology in School X based on the development from the direct observation of class with larger problems of indiscipline. The indiscipline in the classroom revolves around two main aggravating factors: the lack of interest and the lack of limits of the students. The main reasons that can lead the student to show a degree of disinterest in the classes are: the relevance of the contents to be transmitted, the interpersonal relationship.

 Keywords: 1. Indiscipline 2. Classroom 3. Sociology.

INTRODUÇÃO

         

A indisciplina escolar vem sendo discutida por diversos profissionais que trabalham no campo da educação. No que diz respeito a este trabalho, o estágio voluntário teve um caráter de consultoria em Psicologia Escolar/educacional, que para Silva (2009) tem por finalidade auxiliar na implementação de propostas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.

Este artigo é o resultado do Projeto de intervenção realizado na Escola X. Ao longo das aulas de Sociologia desenvolveram-se atividades sobre o tema indisciplina consideradas relevante no ambiente escolar. No ensino de Sociologia a indisciplina em sala de aula compromete o trabalho do professor e consequentemente o aprendizado dos alunos, uma vez que seu entendimento requer dos envolvidos dedicação e comprometimento pleno. É preciso encontrar um meio de motivar o conhecimento científico através do ensino de Sociologia (valores, normas e ética), formando alunos pesquisadores, investigativos, que venham a contribuir futuramente com a sociedade.

Através deste artigo pretende-se relatar o que foi proposto no projeto intitulado “Indisciplina: intervenção no contexto escolar”, socializando com os interessados na questão como se desenvolveu esta experiência de pesquisa e sua implementação na escola avanços ou não que o mesmo proporcionou. Plano este que traz em seu bojo um estudo sobre a Indisciplina no âmbito escolar, bem como propõe ações para amenizar o problema, as principais causas e possíveis mediações deste problema em sala de aula, além de contribuir para uma melhor prática de ensino através dos resultados alcançados. A partir de uma abordagem qualitativa que foi realizado através do projeto de intervenção por meio de estratégias metodológicas como: exibição de vídeos, dinâmicas sobre ética e valores humanos nas aulas de Sociologia. A Escola Estadual X possui algumas características diferenciadas, por ser uma escola localizada no meio rural, a escola atende aos alunos de fazendas e entornos da comunidade, além dos alunos da própria comunidade, porém, por ser a única nesta região, atualmente a escola encontra com a maioria dos alunos matriculados pertencentes ao transporte escolar. Atualmente a escola contêm quarenta e três (43) alunos matriculados e frequentes.

 Mesmo com este aspecto positivo de conter poucos alunos, o que mais dificulta o trabalho de todos são os casos de indisciplina, que não envolvem necessariamente a depredação e a violência, mas sim relações interpessoais conflituosas ou descompromissadas, que tendem a levar os envolvidos no processo educacional ao fracasso escolar. Do professor quando não consegue realizar seu trabalho de maneira prazerosa e consegue atingir os objetivos propostos e do aluno, quando não consegue participar do grupo a que está inserido de forma atuante, impossibilitando progressos pessoais, causando em ambas as partes descontentamento, angústia e desmotivação.

UMA BREVE REVISÃO TEÓRICA SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR

Para Santos e Rosso (2012) a escola reflete em seu espaço os problemas e tensões das esferas econômicas, social, política, emocional e afetiva, entre outras, em que as subjetivações das condições vividas nesse tempo acontecem com toda radicalidade. Com isso, não é de se estranhar o fato de as tensões e manifestações da indisciplina estarem sempre iminentes como um "barril de pólvora", constituindo-se como "um dos maiores obstáculos pedagógicos do nosso tempo". Apesar de a indisciplina ser um problema mundial, nos países mais pobres, as nuances amplificam-se. De acordo com o Relatório do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), as salas de aula brasileiras são mais indisciplinadas do que a média de outros 66 (sessenta e seis) países avaliados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com