TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incentivos Organizacionais

Casos: Incentivos Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Incentivos Organizacionais

O artigo tem como objetivo verificar se os incentivos oferecidos pela empresa Tapevel Acessórios Automotivos Ltda são satisfatórios aos colaboradores; suas necessidades pessoais e profissionais, assim melhorando seu desempenho e sua capacidade de produtividade.

Avalia-se a eficacia dos métodos de motivação, incentivo e satisfação, por meio de premiações em dinheiro, promoções , melhores condições em seu local de trabalho entre outros.

Todas empresas querem motivar seus funcionários para melhorar seu desempenho. As organizações tem objetivos diferentes, em seus propósitos, mas são bem parecidas na área administrativa. Todas tem dificuldade de equilibrar os objetivos da instituição com a liberdade, flexibilidade, personalidade e objetivos pessoais de seus colaboradores.

De acordo com Lopes(1980) A motivação é um fator muito importante nas organizações.Para o êxito de qualquer empreendimento humano coletivo é preciso promove-lá.

A motivação foi caracterizada para Heckhausen, citado por Lopes, como "O empenho de aumentar ou manter tão alto quanto possível a capacidade de um indivíduo, a afim de que este possa alcançar excelência na execução das atividades das quais dependam o sucesso ou o fracasso da organização a que pertence".

Segundo Chiavenato (2004), o homem é motivado somente por dinheiro; Mayo citado por Chiavenato propôs uma teoria diferente de que o homem não é motivado pelo dinheiro, mas sim por recompensas sociais e simbólicas.

Para Wite, citado por Gellermam (1976), muitos administradores pensam que incentivo só vem através do dinheiro, e não enxergam que o dinheiro é só uma das preocupações dos funcionários que pra eles o fator principal é seu ambiente de trabalho e sua relação com seu grupo.

Chiavenato(2004), comente que existem necessidades humanas básicas, fisiológicas, psicológicas e de auto realização, e se essas tais necessidades não forem atendidas o funcionário fica frustrado e tem reações comportamentais e mal rendimento. Segundo Glasser, citado por Bergamini (1997), o fracasso em algumas empresas se dá não por falta de mão de obra com conhecimento técnico mas sim pelo tratamento para com seus colaboradores.

Quando a motivação de cada indivíduo e suas necessidades são supridas o mesmo se dedica a outros objetivos e finalidades, como concequência ficam mais "felizes" e desempenham melhor suas funções dentro e fora da organização.

Um dos fatores relevantes é que quando se dá como incentivo bens palpaveis o mesmo deve ser logo substituido por algo de mais valor, assim sucessivamente causando autos gastos e prejuízo.Quanto mais dinheiro estiver ligado ao desempenho maior o estrago, se forem retirados tais prêmios o funcionário volta a ficar desmotivado e sem qualquer compromisso por acharem que foram punidos.

Lopes afirma que os melhores incentivos para os funcionários é através de benefícios como de vantagens adicionais, alimentação, moradia, transporte, entre outros, gratuitos ou subordinados. Há também recompensas instrumentais referente ao esforço ou desempenho individual, como pagamento adicional por maior produtividade ou reconhecimento.

A motivação seja material ou emocional, é intensamente aplicado nas organizações para conseguir de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com