TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação e produção de textos

Por:   •  29/4/2018  •  Artigo  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  2.453 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PCC - PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

1° SEMESTRE

Wellinton Giacometti - RA 1714616

CAÇAPAVA

2017

SUMÁRIO:

PROPOSTA                                                                                3

1 - INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS                                4

2 - HOMEM E SOCIEDADE                                                        4

3 - HISTÓRIA DA AMERICA COLONIAL                                        5

4 - TEORIA DA HISTÓRIA                                                        6        

BIBLIOGRAFIA                                                                        7

PROPOSTA DE PCC (PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR):

Levantamento bibliográfico em: www.scielo.br e outros sites acadêmicos sobre o papel das novas tecnologias na sociedade contemporânea, abordando a questão dos conflitos sociais e dos usos da história e da memória com elaboração de uma questão de prova dissertativa para aplicação em uma avaliação. A escolha deve considerar aspectos aprendidos nessa disciplina.

1- INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

A todo momento nos deparamos com diversas formas de comunicação, textos, sinais, etc. É muito importante interpretar e produzir textos de forma coerente e com auto-critica e acima de tudo trazer clareza à esposição. Dizem os franceses  "Um lugar para cada coisa e casa coisa em seu lugar", pois um texto deve ser bem organizado e capaz de prender a atenção do leitor.

Atualmente os meios eletrônicos na sociedade contemporânea, sejam eles celulares  e computadores, certamente estão modificando, de maneira geral, o jeito de se produzir textos, expondo a sociedade a textos muito mais objetivos e com linguagem mais informal, tendo em vista a velocidade em que a informação se propaga e é produzida.

Por fim, a comunicação deve ser eficiente, clara e objetiva, desenvolver  textos e saber interpretar sendo capaz de analizes criticas é de suma importancia no ambiente academico.

-Pergunta relacionada ao tema:

Defina Linguagem verbal e não verbal e as principais diferenças entre o emprego destas linguagens nos meios eletronicos.

2 - HOMEM E SOCIEDADE

O problema do homem não pode ser resolvido cientificamente sem uma declaração clara da relação entre homem e sociedade, como se vê na coletividade primária , a família. Na família, o indivíduo abandona algumas de suas características específicas para se tornar um membro do todo. A família é um instrumento crucial para o desenvolvimento da personalidade. É aqui que a criança se envolve pela vida social, absorve seus valores e padrões de comportamento, seus modos de pensamento, linguagem e determinadas orientações de valores. É este grupo primário que tem a principal responsabilidade para com a sociedade. Seu primeiro dever é o grupo social, a sociedade e a humanidade. Através do grupo, a criança, à medida que envelhece, entra na sociedade. Daí o papel decisivo do grupo. A coletividade como um todo é a principal força educacional. Aqui, os fatores psicológicos são muito importantes. É essencial que uma pessoa se sinta parte de um grupo, e que o grupo o aceite voluntariamente.

O grupo é o primeiro formador da personalidade, e o próprio grupo é moldado pela sociedade.

A riqueza e a complexidade do conteúdo social do indivíduo são condicionadas pela diversidade de seus vínculos com o todo social. Mas o indivíduo não se dissolve na sociedade. Ele mantém sua individualidade única e independente e contribui para o conjunto social, assim como a própria sociedade molda os seres humanos, de modo que os seres humanos moldam a sociedade.

-Pergunta relacionada ao tema:

Defina antropologia e sociologia e suas principais diferenças.

3 - HISTÓRIA DA AMERICA COLONIAL

O esplorador italiano Cristóvão Colombo, foi financiado pelos reis espanhois, Isabel e Fernando, para partir rumo a exploração do oceano atlantico com o propósito de descobrir novas rotas para as índias. Como consequência desse novo caminho, Colombo acabou encontrando um novo continente, que, no período, foi chamado de “Novo Mundo”. Os habitantes com o qual os espanhóis estabeleceram contato e, posteriormente, dominaram foram as tribos: Maias, Astecas e Incas.

A constituição da ordem colonial espanhola dispôs de instrumentos como a encomienda, o repartimiento e a hacienda. A obtenção de metais preciosos e a instauração da agricultura baseada no plantation também foram importantes na colonização deste país.

A Colonização Portuguesa também se estabeleceu por volta do século XVI, contudo com semelhanças muito evidenciadas relacionadas à colonização espanhola.

Além da colonização de nações ibéricas também outras nações de outras partes da Europa, como França, Holanda e Inglaterra também iniciaram a empreitada colonial. Dois dos motivos mais significativos para que essas outras nações se projetassem a conhecer o “novo mundo” foi às lutas civis religiosas, causadas pela Reforma Protestante, e a procura por especiarias e matérias-primas como, por exemplo, o açúcar. A constituição das Treze Colônias nos Estados Unidos também está presente nesse cenário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com