TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Como Recurso De Aprendizagem

Dissertações: Jogos Como Recurso De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Jogos como Recurso de Aprendizagem

As dificuldades encontradas pelos educandos no aprendizado de matemática podem resultar na desmotivação em relação a essa disciplina, são muitos os desafios enfrentados para modificar o olhar do aluno em relação aos conteúdos trabalhados.

Os recursos didáticos utilizados devem atender as necessidades de cada aluno, e exigem do professor também domínio e paciência para explorar todos os benefícios que os jogos podem trazer para o aprendizado.

A aprendizagem da matemática através de jogos educativos deve oportunizar um momento de descobrimento e exploração através do qual os alunos compreendam e vivenciem situações desafiadoras.

Os jogos constituem dimensões de enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório, necessárias para aprendizagem matemática.

Pensando em meios de modificar os antigos paradigmas, na formação de sujeitos críticos, cabe ao professor desenvolver ações que observem que nossa sociedade está se modificando a cada dia, sendo necessário contribuir para a introdução de jogos reforçando que hoje o professor não está mais em evidência, sendo ele um mediador.

Entramos em uma fase de descobertas, onde os alunos são o centro do processo educativo, buscando e utilizando seus conhecimentos prévios, para desenvolver suas habilidades. A utilização de jogos nessa fase torna-se imprescindível, pois os mesmos passam muito tempo disputando, se desafiando, utilizar esses momentos dentro das aulas de matemática, pode desmistificar o paradigma da matemática como sendo uma matéria de difícil interpretação.

Possibilitar ao aluno a aprendizagem de forma flexível, desenvolvendo seu raciocínio lógico através dos jogos com os quais tem mais facilidade e interesse de buscar os resultados compartilhando, trocando resultados com outros grupos, proporcionando um momento de interação com o meio e explorando suas potencialidades.

A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo debatida há algum tempo, sendo bastante questionado o fato de a criança realmente aprender Matemática brincando e a intervenção do professor. Por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar mero lazer.

Os jogos são recursos que permitem aprender, relacionar, desenvolver capacidades de comunicação, interpretação e outras infinitas possibilidades.

Para alguns estudiosos jogos são:

Para Piaget são concepções de simples assimilações funcionais, em exercícios de ações individuais.

Segundo Jean, Jaccques Rousseau a criança deve aprender sem sofrimento e sem lagrimas o jogo é um meio espontâneo e livre de envolver a criança no aprendizado.

Já Froebel considera que o jogo representa ações de liberdade e espontaneidade que são essenciais na educação infantil.

E Spencer que clássica o jogo como elemento que proporciona desenvolvimento intelectual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com