TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos na aprendizagem

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 8

2 - Quando se estuda a origem da palavra arte, entende-se que ela esta relacionada a habilidade ou a técnica de produção de algo. Comumente a arte é definida como um conjunto de criações que expressão a opinião do artista sobre o mundo, suas emoções, ideias, percepções, etc, onde podem ser utilizados recursos diversos que podem ser visuais, sonoros ou linguísticos. Existem três desdobramentos do conceito de arte: a arte de elite ou erudita que é aquela arte de valor irrefutável, que são geralmente encontrados em museus e que somente um publico sensível e com conhecimentos específicos podem apreciá-la profundamente; outro conceito é o da arte popular ou folclórica que é aquela que é expressa por meio de poesias, musica, peças de teatro e são feitas por uma esfera especifica da população. Não segue modismos e é apreciada normalmente pelo publico da região onde ela foi originada; Por fim a arte de massa, que é aquela que é produzida por um grupo mas destinada a outro grupo, de outra classe social. Segue a modismos e visa entretenimento e principalmente o lucro. Devido ao seu caráter mercadológico, visa atingir um grande numero de pessoas.

3 – Na pré-história já começava as manifestações artísticas. Uma delas eram os desenhos nas pedras e nas paredes das cavernas. Devido ao misticismo da época, eles acreditavam que quem tinha aptidão para criar as figuras sofriam uma intervenção magica e que essas imagens assumiam prerrogativas magicas, ou seja, o que era desenhado por inspiração mistica iria acontecer. Outro exemplo de arte da pré-história são as esculturas, que geralmente eram de figuras femininas, pois devido as suas crenças eles acreditavam que isso aumentaria a capacidade de procriação. Estas esculturas não tinham objetivos estéticos ou decorativos, mas estavam ligados as necessidades deles. Outra expressão artística da pré-história são as mãos em forma de negativo, que era uma substancia feita por eles através de materiais extraídos da terra misturados com excrementos de animais, que era colocados em canudos feitos de ossos ou plantas e soprados ao redor das mãos.

4 – Arte egípcia: no Egito antigo a arte estava totalmente relacionada a religiosidade. Suas pinturas retratavam a vida e grandiosidade dos faraós, na arquitetura os egípcios utilizavam seus conhecimentos matemáticos para garantir estabilidade aos monumentos, foram construídos templos, piramides, palácios e sua eficiência se comprova pois suas obras resistem ate os dias de hoje. O ouro também era muito utilizado pelos egípcios, eles faziam estatuetas esculpidas a ouro, mascaras para cobrirem o rosto das múmias e estatuas dos deuses egípcios.

Arte Cristã primitiva: após a morte de Jesus Cristo o Império Romano passou a perseguir os cristãos. Durante mais de 300 anos quem confessasse a fé em Jesus Cristo era perseguido e morto. Nesse período surge a arte Cristã primitiva, que eram pinturas feitas em catacumbas, galerias subterrâneas que serviam se sepulcro e de prisão para os cristãos. Surgiram também pinturas nas paredes e nos tetos nas catacumbas dos mártires. Inicialmente as pinturas representavam símbolos cristãos como a cruz, a palma e o peixe. Mais tarde as pinturas evoluíram para cenas do Antigo e do Novo testamento.

Arte Bizantina: é constantemente confundida com a Cristã primitiva pois também tem suas raízes no cristianismo. A diferença esta no tempo histórico em que ocorreu e a localização territorial. A arte bizantina foi produzida no Império romano Oriental, onde os cristãos já tinham liberdade de professar sua fé. Ao contrario da simplicidade da Cristã primitiva, a arte bizantina evidenciava o fortalecimento do Império Oriental. Existiam alguns parâmetros que evidenciavam a arte bizantina, como por exemplo a frontalidade, que conferia certo rigor e formalidade a figura sagrada representada em alusão a reverencia e ao respeito conferido aos imperadores e reis.

5 – Na idade média a arte bizantina e a islâmica eram as principais. Com o decreto que tornava o Cristianismo a religião oficial do Império Romano, surge uma nova força cultural que viria a influenciar as esferas politicas e econômicas do mundo ocidental: a Igreja Cristã. Como a educação foi relegada aos monges e sacerdotes católicos, a arte foi subjugada as necessidades e aos interesses do cristianismo. Ratificava-se assim as mais diversas representações religiosas as expressões artísticas (pinturas, esculturas, arquitetura, literatura, musica e teatro).

Na alta idade média prevaleceu o estilo românico, onde as igrejas e os castelos conservavam o uso de arcos e abóbadas, e outras características de defesa dos fortes romanos: austeridade, horizontalidade, espessura das paredes (grossas), tamanho e altura das janelas. As pinturas e esculturas representavam passagens bíblicas e eram utilizadas para ensinar a doutrina crista. As principais características da pintura românica eram a deformação (a figura de Cristo sempre maior do que os outros que o cercam) e o Colorismo (emprego de cores chapadas, sem preocupação de imitar a natureza).

Na baixa idade média predominou o estilo gótico, com edificações verticais, que sugeria proximidade com o céu. Eram caracterizadas pelas paredes finas, torres suntuosas em forma de piramide, grande quantidade de janelas, etc. As esculturas incorporaram o estilo realista para representar personagens como santos, anjos e figuras bíblicas.

6 – Na arquitetura, o renascentismo trouxe o equilíbrio, em contraposição a imponência das catedrais góticas. Foram implantados princípios matemáticos de proporção e escala para dar uma distribuição equitativa do espaço edificado. A escultura renascentista revive a liberdade e a independência, valorizando a figura humana e revelando sentimentos e expressões. Na pintura voltava a preocupação em valorizar as expressões e belezas do corpo humano e representar melhor a natureza. Houve também avanço nas técnicas de pintura com o uso da tinta a óleo que conferiu qualidade e durabilidade as pinturas em tela. Também foi criada a técnica da perspectiva que da mais realidade as cenas retratadas nas telas.

7 – Leonardo da Vinci

8 – Os Retirantes – Cândido Portinari: o quadro mostra uma família, em um local seco e deserto, onde todos os personagens tem a feição triste e desesperançosa, vestindo trapos e descalços. Todos tem aparência de estarem doentes e desnutridos.

Esta pintura se da pela técnica pictórica a base de tintas a óleo.

A obra relata uma realidade social, aparentemente com a intenção de fazer uma critica a miséria. A família, representada pelo casal, cinco filhos e o patriarca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com