TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Julgamento De Nuremberg

Casos: Julgamento De Nuremberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade São Luis de Jaboticabal

Curso: Direito

1º Semestre "A"- 2013

Matéria: Direitos Humanos - Professor: Vinícius

Tema: Julgamento de Nuremberg

A Europa foi palco da Segunda Guerra Mundial e a Alemanha foi a responsável pelo estrago e prejuízo dos países. Por causa deste acontecimento foi feito o tratado de Versales onde, a Alemanha ficou responsável em pagar uma indenização aos países vencedores, ficando assim em uma situação precária.

O Nazismo foi baseado na superioridade da raça Ariana, Hitler considerava pessoas sujeitas a direitos as que faziam parte da mesma raça que a do líder, não podendo também ser velho, deficiente tanto físico quanto mental pois não serviriam mais para os interesses nazistas, assim eram usados em experimentos ou mortos em câmera de gás, enforcados, queimados etc...

Com Hitler no poder, os judeus foram privados de seus direitos, não poderiam mais praticar a medicina, advocacia e ocupar cargos públicos. Os judeus e os que não tinham sangue germânicos, não tinham direitos constitucionais, eram proibidos de se casar com cidadãos alemães ou de raça ariana.

Começou assim a perseguição onde todos eram usados para experiências como por exemplo as medicas, que tinham finalidade de facilitar a sobrevivência dos militares, médicos da forca aérea alemã fazia experimentos sobre reações de alta atitude para saber qual altura máxima que as equipes poderiam saltar em segurança de paraquedas. Era também feito testes de congelamento para descobrir uma maneira de tratar a hipotermia, testavam também com venenos, bombas e gás mostarda...

Durante essa época foram feitos diversos tipos de experimentos humano nazista com judeus que eram acusados de serem capitalista que enfraqueciam a Alemanha, ciganos, deficientes físicos e mentais, doentes e também com gêmeos em campos de concentração para mostrar as semelhanças e diferenças genéticas e também para ver se o corpo humano pode ser manipulado.

O líder foi Dr. Josef Mengele, que fez experiências com mais de 1.500 presos, onde menos de 200 sobreviveram. No fim, Mengele fugiu para o Brasil com um nome falso e morreu afogado em uma praia de São Paulo em 1979.

Os experimentos tinham objetivo de desenvolver e testar medicamentos para facilitar os objetivos raciais nazistas e encontrar uma maneira barata de exterminar seus presos.

Segundo a imprensa a sobrevivente Eva Schloss de 81 anos que foi capturada pelo gestapo e levada para o campo de condenação de Auschwitz, diz que não quer ouvir falar em perdão para os carrascos. No site de noticias G1, Eva fala também que não tinha nenhuma maneira de se lavar, estavam todos com piolho e disenteria e que apenas uma vez por semana tomavam banho, mas sempre com medo de terem sidos enganados e estarem a caminho da câmara de gás.

“Uma vez por semana, tomávamos um banho, o que era maravilhoso. Mas por outro lado, não tínhamos certeza se realmente tomaríamos um banho ou se iriamos para a câmara de gás. Por isso relutávamos muito antes de entrar ali. Uma vez, haviam espalhado um boato de que aquela vez não seria um banho. Relutamos em ir para o chuveiro. Mas os guardas bateram em nos. E nos obrigaram a entrar. Felizmente, era um banho.” (Eva Schloss)

Podemos também falar sobre a família Frank, que ficou conhecida por causa da jovem Annelies Marie Frank, mais conhecida como Anne Frank. Ela e sua família mudaram para um esconderijo, o anexo secreto, onde ficavam sufocados por um tempo.

A jovem de 13 anos, ficou conhecida por ser uma judia que escreveu um diário contando no mínimo detalhes todo o sofrimento que ela e sua família estavam passando com a perseguição. No dia 4 de agosto de 1944, o anexo secreto foi invadido pela policia alemã por razão de uma denuncia de que havia judeus escondidos naquele local, assim todos foram levados para os campos de concentração, Anne e sua irmã foram transferidas varias vezes mas morreram no campo de Bargem-Balsen no fim de fevereiro de 1945 de tifoide, seu pai Otto foi arrancado da família e lavaram-no para Auschwits junto com sua mulher, que morreu no campo de concentração, Otto, encontrou o diário de uma das filhas (Anne Frank) e fez com que fosse publicado.

A Segunda Guerra Mundial e as perseguições terminaram em 1945 com ataque dos aliados que eram os Estados Unidos, Reino Unido, Franca e Brasil de um lado e a URSS de um outro lado contra a Alemanha. No fim, Hitler se suicidou tomando veneno chamado cianeto e por arma de fogo.

O Julgamento de Nuremberg, ou oficialmente, o Tribunal Militar Internacional (TMI) foi um Tribunal Internacional formado após o fim da segunda Guerra Mundial, com o objetivo de julgar os crimes de guerra cometidos pelos chefes da Alemanha nazista e que feriram o direito internacional.

Em agosto de 1945, reuniram-se em Londres representantes da Grã-Bretanha, da França, dos Estados Unidos e da então U.R.S.S. Nessa ocasião assinaram um acordo criando o Tribunal, que acabou sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com