TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - O Julgamento de Nuremberg

Por:   •  13/11/2015  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

O JULGAMENTO DE NUREMBERG - O FILME

O filme relata a historia de um tribunal ocorrido após a Segunda Guerra Mundial, entre novembro de 1945 até outubro do seguinte ano, onde os países aliados que venceram a guerra formaram um Tribunal Militar Internacional, na cidade de Nuremberg, na Alemanha, para que fossem julgados os criminosos de guerra, entre eles as principais autoridades do regime nazista alemão envolvido.

Tal Tribunal foi composto por um Juiz de cada país aliado, sendo a sede do Tribunal no antigo Palácio da Justiça de Nuremberg, onde aconteceram as maiores manifestações de Hitler.

O promotor escolhido para a causa foi Robert H. Jackson, que fazia parte da Suprema Corte Americana, por sua boa reputação, já que era imparcial, não burlava as leis, podendo desagradar os países que apenas queriam vingança.

Enquanto a cidade preparava-se para o julgamento e reformavam o antigo Palácio, os réus eram mantidos em prisões militares e eram vigiados o tempo todo para que não cometessem suicídio; e a promotoria investigava os crimes e suas provas.

A primeira parte do filme mostra quando Hermann Goering se entrega para o exercito americano e, logo após, uma comemoração por ter se rendido. Goering foi o líder nazista capturado mais importante, já que influenciava outros acusados, dizendo que eram inocentes pelos crimes que cometeram, já que estavam apenas cumprindo ordens e agindo como soldados fiéis à sua nação. Com sua astucia e poder de manipulação, quase fez com que o promotor Jackson desistisse de participar do Tribunal.

Hermann preferiu suicidar-se com veneno a enfrentar a forca.

Ao iniciar do julgamento, as testemunhas começaram a contar o que vivenciaram durante a Guerra, desde experiências absurdas a que eram submetidas pelos médicos, até matanças na câmara de gás e jogar crianças em fornalhas.

Também apresentaram ao júri um vídeo real, mostrando os horrores da guerra, conseguido por fotógrafos militares quando seus exércitos liberaram as áreas onde os campos de concentração funcionavam, deixando todos do Tribunal boquiabertos.

O promotor Jackson termina fazendo um depoimento emocionante e com os olhos cheios de lagrimas e, em seguida, todos os réus fizeram suas declarações finais.

Foi decidido que seriam aplicadas quatro acusações, podendo os réus responder por uma ou todas elas, sendo: conspiração para cometer agressão, crimes de guerra, crimes contra a paz e crimes contra a humanidade.

Vinte e quatro réus foram julgados nesse Tribunal. Em sua maioria, foram condenados com a pena de morte por enforcamento ou prisão perpétua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com